28 março, 2011

FLORIPA: FUNDO PARA A CULTURA

Vamos lá comemorar e, principalmente, apoiar o lançamento do FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA de Florianópolis.
{8¬)


Ps.: saiba mais sobre o fundo e o evento clicando no HYPERLINK

TEATRO: CONGRESSO BRASILEIRO

Divulgando documento elaborado no CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO:

"CARTA DE OSASCO

O Congresso Brasileiro de Teatro, realizado em Osasco, São Paulo, nos dias 26 e 27 de março de 2011, que reuniu profissionais do teatro nacional de vinte estados e do Distrito Federal, com os objetivos de:
discutir e refletir sobre as atuais políticas públicas culturais executadas pelas instâncias públicas e privadas; e assegurar o debate e a implantação das propostas do setor teatral elaboradas e apresentadas à sociedade e ao Estado, ao longo dos últimos oito anos, decidiu:

considerando os relatos dos congressistas que comprovam que os espaços públicos no Brasil tem sido privatizados, por meio de cobrança de taxas, proibição aos artistas de exercer seu ofício, com o uso de violência física e moral, apesar do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira garantir o direito de ir e vir e a liberdade de expressão, entendemos que a mesma está sendo desrespeitada nas instâncias municipal, estadual e federal;
- elaborar instrumentos jurídicos que regulem a ocupação dos prédios públicos ociosos, bem como imóveis que tenham possibilidade de agregar os artistas;
- criar uma comissão para impetrar uma carta-denúncia que deverá ser entregue em audiência com a Ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos;
- apoiar o projeto de lei federal apresentado pelo Dep. Fed. Vicente Cândido, lido em plenária, que regulamenta a garantia deste direito.

E, também,
considerando os esforços realizados no Congresso Brasileiro de Teatro (1979, em Arcozelo) Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo (anos 80), o Movimento Arte Contra à Barbárie (1998), Redemoinho (2004-2009), Rede Brasileira de Teatro de Rua (2007), que culminaram na elaboração da Lei Prêmio do Teatro Brasileiro,
- exigir, em caráter de urgência, a sua votação pelo Congresso Nacional e, posteriormente, a sua implementação pelo Ministério da Cultura;
- fazer mobilização nacional pela votação imediata do Prêmio Teatro Brasileiro;

A plenária do Congresso Brasileiro de Teatro exige, ainda:
- aprovação imediata do Projeto de Lei PROCULTURA, no qual está inserido o Premio Teatro Brasileiro, com dotação orçamentária própria em Lei especifica;
- a execução, pela FUNARTE, dos editais relacionados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas;
- a definição do dia 27 de março como o Dia Nacional de Mobilização do Teatro;

Ficou decidido que a data do 2º. Congresso Brasileiro de Teatro será dias 06,07 e 08 de abril de 2012 em Brasília, Distrito Federal.

Osasco, 27 de março de 2011, Dia Mundial do Teatro."


Ps.: inseri alguns HYPERLINKS (palavras realçadas); pode ser interessante navegar clicando neles.

27 março, 2011

TRIO LOS TRANCA: AMÉRICA

Depois destas broncas todas (e, a meu juízo, todas com razões válidas) vamos de diversão.


Apresento o fabuloso Trio Los Trancas que, embora ainda (escrevi “ainda”) não tenha sido: gravado disco, apresentado pelo FAUSTÃO, entrevistado pelo JÔ SOARES, citado pelos críticos da VEJA e nem merecido páginas dos CADERNO DOIS’s, faz o maior sucesso lá em casa.

O Trio los Trancas, assim como os los três mosquiteiros son quatro: Luana, Pato, este que vos tecla e, at last but not least, Fabião do Sambaqui. Esta nossa fantástica apresentação sucedeu-se em 12/03/2011, por ocasião do cumpleaños de Luana, minha filha artística, no CONDOCLUB DAS GAIVOTAS.

A canção "América", composição de Lumumba, fez grande sucesso na Campinas dos anos 70 e é a primeira música que aprendi a tocar no violão, instrumento que não tratei com o devido carinho e dedicação, fato este que propiciou a chance para BADEN POWELL, CONRADO PAULINO, LUIZ MEIRA, TOQUINHO e assemelhados passarem a ter o destaque que têm.

Mestre Pato (vulgo PATOZAN), genitor biológico de Luana, ensinou-me tanto a tocar América como a resolver problemas com função limite (as aulas de matemática custaram-me seis latinhas de cerveja, esforço não considerado pela Prof.ª Verinha). Enfim, pela apresentação musical, podem imaginar qual foi o resultado da sabatina de matemática...

De toda maneira, o importante é o principal; o resto é secundário. Bom divertimento procês que eu continuo me divertindo. {8¬)


Ps.: clic nos HYPERLINKS (palavras realçadas) para saber mais.

23 março, 2011

CIC: SERÁ QUE AGORA VAI?

Fechando esta trilogia sobre o atual estágio do CIC - Centro (des)Integrado de Cultura (Florianópolis - SC), vejamos esta entrevista que Joceli de Souza, presidente da FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA, concedeu a MARIA ODETE OLSEN, apresentadora do programa EDUCAÇÃO E CIDADANIA NEWS (canal Record News):



E aí, que pensas tu que julgas Cultura e Arte como imprescindíveis à formação humana e social? Que tens a dizer à respeito?
E tu, artista catarinense? hein?
{8¬?

Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

CIC: QUAL SERÁ O PRÓXIMO ATO?

Meu cumpadi Mário Motta, um dos apresentadores do Jornal do Almoço (RBS-SC) traz mais algumas informações sobre a situação do CIC - Florianópolis.



Qual é a opinião e, principalmente, quais são as propostas dos florianopolitanos, catarinenses e das outras pessoas tantas interessadas na existência de espaços destinados às produções artísticas e às manifestações culturais.
Qual será o nosso próximo ato?
Com a palavra, vocês todos aí.
{8¬?

22 março, 2011

TEATRO DO CIC


Existe algo mais DEPRIMENTE que uma sala de espetáculos fechada?
Há quase dois anos que o TEATRO ADEMIR ROSA, assim como quase todo o CIC - Centro Integrado de Cultura - de Florianópolis - SC, está fechado para, pelo desandar da carruagem, ETERNA REFORMA. No mesmo estado de abandono encontra-se o CINECLUBE DESTERRO, onde era possível assistir filmes que prescindiam de efeitos especiais.
Em tempo: o CIC pertence ao ESTADO DE SANTA CATARINA, porém para usufruto de Florianópolis.
Tenho cá pra mim que se FLORIPA tivesse umas 30 praias a menos nossos teatros e museus teriam um pouco mais de atenção do eleitorado florianopolitano. Pelo jeito, excesso de praias estimula a memória seletiva.
Concordas? Com a palavra, tu, meu preclaro visitante.
{8¬?

Ps. 1: saiba muito mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)
PS. 2: foto emprestada do facebook de Cumpadi Nani.

21 março, 2011

FLORIPA: OUTRA AV. BEIRAMAR É POSSÍVEL?


CÉSAR FLORIANO, arquiteto, urbanista e professor na UFSC convida para conhecermos outra possibilidade de ocupação paisagística da Av. Beiramar Norte, fundamental via de circulação de automóveis (porque pedestres, ciclistas e veículos de transporte coletivo de massa têm sido, desde o sempre, preteridos pelas administrações municpais de Florianópolis).

Reproduzindo:


"PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA PARA A BEIRA MAR NORTE

A Ilha de Santa Catarina, com suas belas paisagens naturais e culturais, apresenta um caráter que a qualifica como um dos mais belos cenários do Atlântico Sul. No entanto, a rápida descaracterização dos marcos paisagísticos, a ausência de uma política urbana e a falta de incentivo na criação de novos referentes arquitetônicos e artísticos, tem igualado a imagem urbana da Ilha de Santa Catarina a todas as demais grandes ocupações litorânea. A inserção inadequada de mobiliário urbano, a falta de acessibilidade, a poluição visual e a inexistência de um projeto paisagístico consistente, têm caracterizado o tratamento da borda d’água da cidade de Florianópolis como um todo.
Em setembro de 2007, no momento em que a cidade se mobilizava em torno à construção de um Plano Diretor Participativo, o Fórum de Criatividade e Imagem da Cidade realizou, em parceria com o Curso de Arquitetura da UFSC, a segunda Oficina de Desenho Urbano, tendo como foco a Orla Central da cidade. Entre os diversos trechos desenhados na oficina, constava a criação de um grande Passeio na Avenida Beira Mar Norte, equipado com trapiches, decks, equipamentos de lazer, esporte náutico e recreação infantil.
Iniciadas as obras de enrocamento e o melhoramento do passeio da Avenida Beira Mar, em 2010, por parte da Secretaria de Obras da PMF, constatamos que havia uma ausência de projeto paisagístico e de mobiliário qualificado. Faltava na ação da Prefeitura um desenho forte, um conceito articulador dos diferentes usos praticados e potencializados conforme as diretrizes tiradas da segunda oficina.
No intuito de contribuir com a Secretaria de Obras, em setembro de 2010, construímos um grupo de trabalho na Escola de Arquitetura UFSC, desenvolvendo o conceito de Projeto Paisagístico Integral. Isto é, criar na BEIRA MAR NORTE um Boulevard para contemplação da paisagem, das obras de arte, da cultura local e para vivência comunitária.
O projeto paisagístico de aproximadamente 4 km prevê a inserção de um gigantesco painel mural contando a história da cidade, de mobiliário e de equipamentos de lazer, todos concebidos como obras de arte pública. Além de inúmeros desenhos de lugares de vivência, como o jardim das bromélias, foram criadas algumas maquetes, das quais duas foram selecionadas para a presente exposição, por se tratarem de espaços referenciais: a área do Trapiche e da CASAN.
Entendemos que o esforço da Prefeitura em concluir a reforma da calçada da Avenida Beira Mar, apesar de ser um projeto singelo e sem expressão estética, merece nosso reconhecimento. Mas o local pede uma intervenção com melhor solução no desenho dos espaços públicos, no tratamento da cobertura vegetal e na inserção de obras de arte, que possam criar uma referência cultural na cidade e proporcionar um lugar qualificado ambientalmente.
Equipe:
Arq. Prof. Dr. Cesar Floriano – coordenador
David Sadowski, Vitor Sadowski, Felipe Rizzon, Felipe Miranda, Lucas Passold, Rafael Giaretta
Participação: Arq. Marisa Fonseca - FLORAM
"


QUANDO: a partir de hoje, 21/03/2011, às 17:00 h

ONDE: piso L1 do Shopping Beiramar Norte


Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

12 março, 2011

ESCOLAS DESATIVADAS NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS - SC

Por ser de suma importância, volto ao tema.
O amigo Jorge Campos deu sua opinião, pelo jeito, defendendo a desativação da escola que fica junto à Assembléia Estadual de Santa Catarina. Pode-se conferi-la no comentário que Jorge fez na postagem "SANTA CATARINA TEM MAIS ESCOLAS QUE PRECISA?"
Em 05/03/11, Marco Tebaldi, atual Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, enviou-me, via twitter, o seguinte comentário que tomo a liberdade de reproduzir:

"@mtebaldi Marco Tebaldi
@JorgeCampos @tiagomx @shasssa Poucos alunos, custo alto. Não dá para manter uma escola inteira com pouco mais de 90 frequentadores.
"

Pois bem. No centro de Florianópolis, mesmo com a concorrência do INSTUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, existem várias escolas particulares repletas de alunos. Não será a queda da qualidade de ensino que fez com que os alunos das escolas públicas desativadas (porque é mais que uma) "fossem embora"? E mais: para onde foram, já que o IEE não comportaria todos os estudantes que deixaram de freqüentar, por exemplo, a já citada Escola de Educação Básica Celso Ramos?
Pergunto ao Secretário, bem como aos eleitores (professores, pais e alunos):


- se estas escolas desativadas forem transformadas em instituições educacionais funcionando em tempo integral, com professores valorizados e mínimas condições de ensino, continuarão a ser preteridas pelos alunos? se é esta a razão, obviamente.

- os pais que trabalham no centro de Floripa não gostarão de poder deixar seus filhos na escola pela manhã e buscá-los no final da tarde?

- qual é opinião dos sindicatos dos empregados no comércio e no serviço público desta que pretende ser a Capital do MERCOSUL?

- qual é a opinião da(s) entidade(s) que representa(m) os estudantes em Florianópolis?

- qual é a opinião da(s) entidade(s) que representa(m) os professores em Florianópolis?

- qual é a opinião dos eleitores de Florianópolis?

- qual é a opinião dos representantes políticos (de situação e oposição) eleitos pelos florianopolitanos?

- e, principalmente, quais as ações possíveis para modificar este triste quadro?

Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

10 março, 2011

DIA DAS MULHERES (MAIS UM)

Mesmo que atrasadim, quero postar um poema composto em agradecimento a estas criaturas (e criadoras) sem as quais nada do que há, haveria: as gurias.
Desejo que gostem.
{8¬)


"pra tu vê

deus
um cabôco de muita paciência
(um trem que poderia ter feito num vapt-vupt
acabou por levar uma semana da sua santa eternidade!)
fez o mundo e as coisas todas:
as paradas, as móveis e as imóveis
fez o homem
(os imóveis inventaram os automóveis)
e de uma lasca deste
fez a mulé

pronto o serviço
deu um passo pra trás
enxugou o suor da testa
(embora o sol só tivesse uma semana de brilho
tava de rachar mamona)
admirou aquela sua obra-prima
(até pensou umas besteiras mas...)
sorriu satisfeito e disse:
- cuida deste trem todo pra mim, minha filha

no sétimo dia
criou as férias e partiu pra curtir uma ilha famosa
chegou a ser visto flanando pela noite do centrinho da lagoa
(embora ninguém o tenha fotografado
há quem jure ter ouvido um cabel(barb)udo exclamar
ao ver um semelhante a enfiar sementes num barbante:
- jisuis! haja paciência!)

tava feito o paraíso

não fosse este bando de cornos
(alguns estabelecidos
outros candidatos a)
que teimam em não obedecer as gerentas
a gente tava nadando de braçada"


Ps.: talvez eu até já esteja repetindo este poema aqui no blog; de toda maneira, aí vai novamente.


04 março, 2011

ÁQUELA POR QUEM MEUS GOLES DOBRAM

Compadres e comadres compositores(as),
Já que é carnaval, será que esta letra dá um samba-de-breque ou algo assemelhado?
Aceito parcerias.
{8¬)

ÀQUELA POR QUEM MEUS GOLES DOBRAM

ó tu
que passas com graça
à tarde na praça
só fazendo troça
dos sonhos meus
ó tu
que és só gostosura
pecadora pura
a própria luxúria
ai os desejos meus...

dizem
que tu és xarope
que andas em trote
és metida a vedete
que tu és só osso
angu de caroço
peito de chiclete

pra mim
és a tal és a boa
linda jacaroa
nua na lagoa
dos olhos meus
meu bem
se a lagoa seca
inda serás a perereca
deste perereco
que é todinho teu

03 março, 2011

SANTA CATARINA TEM MAIS ESCOLAS QUE PRECISA?

Começo agradecendo o amigo MÁRIO MOTTA, jornalista na boa acepção da palavra, por publicar, no jornal HORA DE SANTA CATARINA, questão que coloquei no CHAT DA RÁDIO CBN de Florianópolis.
Explico: Florianópolis deve ser das raras, senão a única, cidade brasileira que tem desativado estabelecimentos de ensino. Neste caso, cito a tristemente famosa ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CELSO RAMOS.
Ora, se é fato que ela em menos alunos do que comporta em suas instalações por que não transformá-la em escola com aulas em período integral (sugestão de uma professora)? Caso isto aconteça, as crianças das vizinhanças do centro, e de outros bairros se ainda sobrarem vagas, poderão desfrutar de condições de aprendizagem que raríssimos colégios propiciam.
O impressionante, como se pode ler na coluna que ilustra esta postagem, é que a esta escola fica ao lado do prédio recém reformado e ampliado da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Como é que se explica que não exista ao menos um deputado de oposição (já que os de situação tendem, por coerência, a concordar com o governo do momento) que brade indignações da tribuna da Assembléia? Como é que não aparece um deputado ou vereador nem ao menos para faturar politicamente com a triste paisagem daquele lugar abandonado?
Não importa se esta escola é municipal ou estadual. O problema gravíssimo é que ela não está funcionando.
Com a palavra, você que é interessado na melhoria das condições de vida de Florianópolis e de suas crianças. Diga aí se isto te incomoda.


Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

01 março, 2011

CURSO PRÉ-VESTIBULAR PARA QUEM PRECISA

OLHAÍ!
Recebi por e-mail e repasso. Passe à frente você também.
Só não estuda quem não quer. Aproveite esta oportunidade ou indique-a a algum amigo que precise de mais uma chance.
Recebi por e-mail e repasso. Passe à frente você também.

"Cursinho Comunitário oferece 2 mil vagas para estudantes de baixa renda

Organização articula 42 núcleos de ação comunitária. Entre eles, 37 cursinhos Pré-Vestibulares/Concursos/Enem, inseridos em 19 cidades no Estado de São Paulo.

A UNEafro Brasil anunciou a abertura de 2 mil vagas para estudantes de baixa renda em sua rede de cursinhos pré-vestibulares. A organização articula 42 núcleos de ação comunitária. Entre eles, 37 cursinhos pré-vestibulares inseridos em 19 municípios no estado de São Paulo (ver tabela em anexo).

As matrículas para este primeiro semestre se iniciam no dia 26 de Fevereiro e seguem até dia 12 de Março, mediante a apresentação do RG, CPF e comprovantes de renda e endereço. Para se inscrever é necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio. O horário de atendimento é das 10h às 16h.

Além dos vestibulares, os cursinhos da UNEafro preparam para o ENEM e Concursos Públicos. O material didático utilizado é fornecido pelo Sistema Poli. Somado a isso, os alunos ainda podem participar de processos seletivos para a concessão de bolsas de estudo parciais e integrais, oferecidas por diversas Instituições de Ensino Superior, conveniadas à Entidade.

As aulas acontecem aos finais de semana ou de segunda a sexta-feira, no período noturno. Os alunos fazem uma contribuição mensal que não ultrapassa R$ 20,00. Esse valor é revertido para despesas com material de apoio dos professores e parte do custeio da alimentação.

As principais atividades desenvolvidas pela Uneafro são a revisão das disciplinas do ensino médio, oportunidade de profissionalização dos estudantes da rede pública, alfabetização de adultos, práticas esportivas, oficinas culturais e valorização dos professores e outros profissionais da Educação.

A organização é realizada por meio do trabalho voluntário de professores grupos engajados na proposta de melhoria da educação, na luta contra o racismo e o preconceito e na defesa dos direitos das mulheres e da juventude. Os núcleos funcionam em espaços cedidos gratuitamente por escolas, creches, associações de moradores, igrejas, universidades, sindicatos, entre outros.

UNEafro Brasil - Rua Abolição, 167 – Bela Vista – SP – Próximo Câmara Municipal – Metrô Anhangabaú

Contato: (11) 3105-2516 / 3104-1985 – ramal 3

http://www.uneafrobrasil.org/

VEJA O LOCAL MAIS PERTO DE VOCÊ E INSCREVA-SE JÁ!"