25 fevereiro, 2012

CUBA: COMENTANDO OS COMENTÁRIOS

Como sempre digo, os HYPERLINKS são as vitaminas das postagens e os comentários são as cerejas que lhes acrescentam real importância. Navegue por eles, pois.
Conforme combinado, aí vão meus comentários sobre os vossos, organizados conforme as postagens que os mereceram.
Na imagem ao lado podemos ver YOANI SÁNCHEZ num dos seus raros momentos no stress, sem que a polícia cubana lhe interrompa o livre e universal direito de se manifestar. Como sabemos, ela é impedida de emitir sua opinião e vive enclausurada.
Para melhor compreender a cena, sugiro uma visita ao blog YOHANDRY, onde existem outras imagens e informações a respeito.

E vamos aos coments:

"CUBA: MIND GAMES?"


Ciça disse...
Gostei mto dessa reportagem, achei mto bem feita e bem argumentada. Agora, além de constatar essa realidade o que é que da p/ fazer contra esse "movimento"? Cenas dos proximos capitulos...........

R.: Ora, minha Cumadi Ciça, a proposta do blog não é catequisar, organizar o movimento. A intenção (que não faço a menor idéia se é mais uma destinada a forrar o fundo do inferno) com estas postagens é jogar problemas sobre a mesa, com o objetivo de provocar reflexões que nos levem a duvidar um pouco do que nos recomendam acreditar. Simples assim, embora não seja fácil: problemas sociais só podem ser resolvidos por meio de movimentos sociais. É como diz aquela marchinha de carnaval: “quem não chora não mama”.

Gilberto disse...
Cinema... Games... Seleções de notícias...O que puderem fazer para impor um pensamento "eles" farão. Por isso é fundamental saber "criticar" a informação.Mas duas coisas me intrigam na minha ingenuidade:1) Por que Cuba permite Guantánamo?2) Por que Venezuela exporta petróleo aos Estados Unidos?

R.1: Esta reportagem da BANDNEWS pode nos dar uma idéia de como Guatánamo foi “alugada” aos EUA no início do século XX, por cerca de U$ 4.000 ao ano. Aproveite e confira este editorial do NEW YORK TIMES sugerindo entregá-la de volta aos cubanos.

R.2: creio que a Venezuela exporta petróleo para os EUA pelo mesmo motivo que a tal grande nação do norte compra produtos chineses: o Mundo é capitalista. Aliás, é bom lembrar que a Venezuela doou combustível aos desabrigados de New Orleans, cidade que segundo o próprio prefeito de lá foi abandonada pelo governo de Washington.


"CUBA TAMBÉM É CARNAVAL"

Rachel Krishna disse...
Adorei!

R.: fico contente que tenhas gostado! volte sempre!

Beatriz Sotomayor Fontealba disse...
Mi estimado, desde Chile te escribo para decirte que pienso que la democracia es la manera más justa de gobernar y ser gobernado y que si los cubanos tuvieran la posibilidad de elegir su futuro, estoy cierta de que el dictador disfrazado de lider del pueblo, tendría sus horas contadas. Un abrazo.

R.: estoy de acuerdo contigo sobre la importancia de los cubanos decidiren cómo desean vivir; todavia, como vimos en la Tunísia y en la Líbia, por ejemplo, cuando el pueblo quier otro gobierno, hacen de todo para tenerlo.


"A PROSTITUIÇÃO POLÍTICA"

Ana Pokora disse...
Bom Dia, graças a uma insônia tivestes uma grande inspiração, parabéns. Após ler fiquei me perguntando onde me encaixo, creio ser analfabeta política, pois em minhas opções de votar(me sinto obrigada a exercer essa prática, o contrário sinto que me desqualificaria como cidadã) muitas vezes errei pois os "anjinhos" acabaram virando "diabinhos", e aí o que fazer?? Os índios agiram ingênuamente, e nós, ou a maioria de nós, continua a agir da mesma forma, entregando o poder a quem possui objetivos escusos, ou, vira a casaca ao se deparar com uma máquina azeitada e com todas as correias no lugar, funcionando perfeitamente. Tive uma pequena experiência destas, onde, a maioria, apesar de saber que estava tudo errado, não se envolvia, ficava calada enquanto as coisas aconteciam, tentei gritar mas mas minha voz não foi ouvida, e claro, fui descartada, muitos ainda me admiram pelos gritos que fui capaz, mas a máquina continua funcionando perfeita e azeitada, e daí?? o que fazer? As pessoas pensam só em si, acabo de comprar uma briga, onde um morador de meu bairro contratou lavadores para sua calçada, a despeito de todas as noticias e apelos para economizarmos água devido ao acidente ocorrido ontem, o que se faz com um "falso cidadão" destes? Difícil amigo, cada vez mais, mas vou continuar lutando pelo que acredito ser CORRETO. abraços e obrigado por falar por nós.

R.: primeiramente: não tenho insônia, não gosto de dormir, mesmo; um dos meus avôs sempre disse que quem muito dorme, pouco vive. Segundamente: quanto a ser analfabeta política, se você batalha pelo que deseja ou entende como correto, está longe de merecer o “elogio” do Brecht.

Daniel Pissetti Machado disse...
A realidade, cedo ou tarde, nos acolhe. A maioria das pessoas vota em função de seus próprios interesses e/ou necessidades, não nos da coletividade. A propósito: não creio que tenhamos concluído nosso processo civilizatório, tampouco acredito que a Democracia seja o melhor dos piores sistemas de governo.

R.: Cumpadi, eu cá me considero um anarquista e pratico esta opção sempre que posso. Nos momentos em que não posso(eleições, por exemplo) procuro votar em candidatos que tenham perfil mais próximo do que eu entendo como pessoa que mereça a vida que recebeu.

Mirna Tonus disse...
Votar ou não votar? Sou contra o voto obrigatório desde que me entendo por gente, o que já é algo que me contraria politicamente. Como eu disse, seria uma discussão longa. Quem sou eu para dizer quem tem razão e onde o calo aperta, no caso da Yoani. Estamos, como me acena o poema, entre a cruz e a caldeirinha. Abs.

R.: acredito que a vida nos dá as cartas, cabendo-nos decidir se vamos ou não encarar o jogo, assim como a maneira pela qual queremos participar dele. Yoani, ao escolher as recomendações de Miami, deve saber o que está propondo para seu povo. Concordar ou não com ela já é outra coisa.

Macka disse...
Yoany faz em relação a Cuba o que fez Bin Laden em relação a União Soviética de então. A soldo do "irmão do norte". Fosse o sistema tão fechado como ela ainda está viva e falando pelos cotovelos? Aliás o pior episódio desta senhoura foi querer embaraçar a Dilma com essa historia de visto.

R.: pois vc toca exatamente numa questão que me deixa intrigado: como ela pode sofrer tanta perseguição e ter aquela pele limpa, roupas limpas, quadros na parede... Será que a Band fez a entrevista nalgum hotel secreto? Na imagem que acompanha esta postagem ela parece estar saindo de uma sessão de tortura?

Alessandro disse...
Ah, camarada... o pior de tudo é que toda uma "massaroca política" desidealizadora foi criada. Hoje não sei mais com quem se pode contar. Nem mesmo é o poder político que define os rumos de uma sociedade, mas sim o Mercado, que sempre foi muito forte nesse sentido, mas hoje parece ter poder absoluto. Suponho conhecer, no meio de tal massaroca, o que é truculência e o que pode fazer o País, como um todo, crescer. Ainda me vejo capaz de exercer minhas escolhas.Porém, sinto-me desiludido, cada vez mais próximo do "não ter pra onde correr".Acho que o maior problema que enfrentamos, hoje, é a polarização o PSDB x o PT. O enfraquecimento das alternativas, que ficam relegadas a um papel que a mídia reforça como caricato.O mais importante, hoje, é justamente não se deixar por esse tipo de sentimento de desilusão que tenho. Ao mesmo tempo que o tenho, sei que há a obrigação de ser cada vez mais vigilante.Abraço!

R.: primeiramente, Cumpadi: o tal deus Mercado só é forte quando tem ao seu dispor governos que optam pelo empresariado em detrimento da população governada. Como é o costume dos neo-liberais, por exemplo. Quanto ao papo de haver polarização PSDB x PT, assim que um dos dois cair, os outros partidos tentarão assumir seu polozinho. Se os políticos votantes entendessem que os políticos eleitos são seus representantes e não tutores, talvez fosse diferente.


"PROSTITUIÇÃO POLÍTICA EXISTE?"

Anônimo disse...
Heheheheh, a reportagem do Fabio como um todo parece aquela piada do cara que diz- 3 coisas que eu nao gosto: preto, pobre e gente preconceituosa, hehehe.Abracao - Teno from canallondres.

R.: pau mandado é pau mandado, Cumpadi.

Clipping do Mário disse...
Essa blogueira é uma farsa. Como ela consegue fazer tanto "movimento" num estado tão "repressor", como ela mesma afirma. Ela já saiu de Cuba em outras oportunidades e voltou a troco de que. Quem banca a menina e para quê? Essa história é muito mal contada.E esse Panúnzio abusa da liberdade que tem. Aqui um link sobre a "blogueira": http://www.clippingdomario.blogspot.com/2012/01/dossier-yoani-sanchez-para-uso-de-la.html

R.: pois é, parceiro... algum mistério, no mínimo tem aí...


Ana Pokora disse...
Vocêe voltou bem inspirado....nada como umas férias em lugar paradisíaco. Acompanharei, curiosa, o desenrolar desta série de injeções. Abraços

R.: nada de férias: apenas estava juntando pedras pro estilingue rsrs.

Daniel Pissetti Machado disse...
O cidadão começa a vida política vendo a dor, aí se torna VEReA_DOR. Como a natureza abomina o vácuo, com um pouco de persistência e menos ainda de trabalho ele se torna PERFEITO, digo, Prefeito. Nesta altura do campeonato ele se reelege já pensando em como se eleger DePUTAdo. Estadual se for um merda qualquer, FEDERAL se for qualquer merda. Depois desta via crucis ele SANA sua "dor" tornando-se enfim SENADOR da República. Dependendo do interesse ou da necessidade dos canalhas e principalmente do apoio da PRESS - IMPRENSA, ele torna-se Presidente. Depois, já com a absoluta certeza de que é Deus pode descansar em paz.

R.: às vezes, chega a lembrar aquele poema do DRUMMOND, "Quadrilha”, não te parece?

Daniel Pissetti Machado disse...
Não podemos ceder ao luxo de confundir a foto com o filme. As condições da "Blogueira" cubana são incomparavelmente melhores do que a dos nossos dissidentes na Época da Ditadura, isso é um fato incontestável. Por outro lado, não sabemos, de fato, o que acontece nos porões do regime dos irmãos Castro.

R.: assim como não sabemos o que acontece nos porões (não só das das prisões) de qualquer regime, por mais aparentemente democrata que seja. De toda maneira, por mínima que seja, ela tem um pouco mais de possibilidades de dizer o que pensa. Aqui, não se podia, mesmo.

Macka disse...
Existe.

R.: e ponto!


Cesáurio disse...
Cara! Esse assunto é pra levar em um bom boteco-chique, bebericando umas quantas cervejas artesanais... Complicado e contraditório, né? Hummm, certa vez um certo amigo meu, professor de arquitetura da UFSC, estava indo pra meu reduto, onde construí uma casa sozinho, com minhas próprias mãos: a Costa da Lagoa da Conceição, em Floripa. Ao ver a casa de um certo muitas vezes candidato, à beira da lagoa, comentou: -"E ele se diz marxista!?"... Contradições todos nós temos!

R.: Cumpadi, sem alguns daqueles famigerados PECADOS CAPITAIS não alcançamos o status de humano. Nos meus tempos de Unicamp invadimos e tomamos posse da piscina carregando – e usufruindo – um garrafão de cachaça onde se lia em letras literalmente garrafais: MOBILIZAÇÃO. Ao que sei, excluindo-se uma guria que bateu a cabeça no fundo (na hora da ocupação efetiva) e algum ressaquento, ninguém mais ficou com peso na consciência.

Cesáurio disse...
Ah, haverá continuidade! Vamos continuar discutindo! Onde quer que seja!

R.: a luta é contínua. O que não desejo é concluir pois, segundo o Pessoa, “A ÚNICA CONCLUSÃO É MORRER”.

Adriano C. Tardoque disse...
Eu cheguei a pensar sobre o que ela dizia, mas o que acho interessante que nesta mesma série de reportagens sobre Cuba, talvez o lugar com a melhor cara, foi a casa dela. Vestindo-se do conceito de "Geração Y", agora inúmeros pseudo-nerds se dignificam como militância de qualquer coisa. Quando ela postar as vezes que "foi pro pau", então pode passar a ter credibilidade. Cuba deveria dar o acesso a ela. Deixe ir. Aposto que muito em breve, estará vivendo em Miami e dando entrevistas nas redes do norte.

R.: pois é... na imagem (lá em cima) ela não ficou meio com aparência de rebelde sem causa?


"IMAGINE EM OUTRA ILHA: OUTRO SOM!"

Anônimo disse...
O John iria chorar. Lindo!@zeantoniotoledo

R.: muito provavelmente tomaria uma garrafa de legítimo ron para inspirar o choro.

Fábio Valentim disse...
Existir existe sim, amigo! Na última eleição majoritária vemos isso claramente!

R.: qual eleição? em qual instância?


Ps.1 - não tenha receios de navegar pelos HYPERLINKS (palavras realçadas)
Ps. 2 - Brigadim a todos que participam!

22 fevereiro, 2012

CUBA: MIND GAMES?



Ainda sobre Cuba, e antes da próxima postagem na qual os comentários referentes a este país serão devidamente comentados, que tal te parece esta reportagem sobre alguns VIDEOGAMES que têm a Ilha como tema? Realmente seria a intenção destes jogos construirem uma visão de Cuba como o maior perigo do Mundo? Haveria algum interesse excuso implíto nos seus roteiros?
Sem sair do tema, proponho uma questão citando outro país também considerado como inimigo do Mundo: quando se fala no Irã como ameaça à paz mundial considera-se a quantidade de mortes causada pela democracia de Washington e de seus simpatizantes?
Com a palavra...
{8¬)

18 fevereiro, 2012

CUBA TAMBÉM É CARNAVAL

Bem, como hoje é sábado de carnaval, vamos passar um algodãozinho no local da injeção. Na próxima, comento os comentários que enriqueceram as postagens sobre POLÍTICA, tendo a questão cubana como tema. Principalmente, as pressões políticas externas que este país sofre, há muito tempo, como o embargo que os EUA impõem aos cubanos por escolherem caminhos diferentes daqueles que determina a cartilha de TIO SAM.
Então, já que começamos este papo acerca da ilha mais famosa do Mundo, façamos uma pausa musical apresentando um pouco do CARNAVAL CUBANO.
Abra uma garrafa de rum enquanto escuta e aprecia. Claro que este é um convite aos apreciadores do carnaval. Àquele que não gosta, basta continuar curtindo sua quarta-feira de cinzas anual. Cada mania com seu louco! Eu, cá, ficarei mais contente se as amigas e amigos de Cuba puderem me indicar algum vídeo sobre EL SON que seja legítimo de Cuba.
Aproveite que, como diz aquela canção, "é hoje só, só! só!



Ps.1 - saiba mais navegando pelos HYPERLINKS (palavras realçadas) e procure saber mais sobre os países antes de se tornar um fiel seguir de qualquer um deles. Vai sofrer menos. Ou não!
Ps. 2 - Concorda com esta descrição de Tio Sam?

15 fevereiro, 2012

A PROSTITUIÇÃO POLÍTICA

Continuando a conversa a respeito das alternativas de participação política...
BRECHT define muito bem o perfil do optante pela ingenuidade social, a quem chama de O ANALFABETO POLÍTICO. Este Ser que se pretende apolítico está sempre a oferecer o pescoço à infinda sede dos vampiros da ocasião é o principal responsável pelas precárias condições de vida da maior parte da Humanidade, seja na sua cidade, seu país ou qualquer outro.

Temos também o eleitor profissional auto-ilusionista, que avalia seu voto em termos de bonés, dentaduras, tapinhas nas costas e promessas de impossíveis empregos nas já abarrotadas repartições públicas. Comportam-se como vacas que, nas noites quentes, não percebem seu sangue sendo sugado pelos morcegos que as refrescam batendo as asas para disfarçar.

Outro importante tipo de eleitor profissional é o prostituto político. Já aviso que não há, aqui, julgamento moral algum, pois acredito que a PROSTITUIÇÃO é merecedora dos mesmos créditos sociais de qualquer outro trabalhador. Considero prostituto político todo aquele, eleitor ou não, que oferece sua cidade, seu país e, o que é mais grave, seu povo ao inimigo declarado, como algumas TRIBOS AFRICANAS que assim procediam no período da escravidão negra ou como os ÍNDIOS que auxiliaram os invasores europeus no processo de conquista deste continente atualmente conhecido como América. Obviamente, o prostituto político tem suas razões: normalmente financeiras ou a boa convivência com aqueles poucos que exercem o poder, através dos quais poderá - ou não - usufruir de benesses bem conhecidas.

Ainda não conheço CUBA pessoalmente, mas sim, através de sua arte, leituras e relatos de visitantes e opiniões de SIMPATIZANTES e ANTIPATIZANTES de sua revolução. Também conheço um pouco de sua história de lutas pela independência, principalmente, do jugo do GRANDE IRMÃO DO NORTE, conquista que o Brasil vem alcançando há menos de uma década. Mesmo correndo risco de cometer equívoco, considero que os cubanos realmente preocupados com seu país e seus conterrâneos, deveriam unir seus esforços no sentido de eliminar o EMBARGO imposto pelos USA. Até porque, finda esta perseguição que já completou 50 anos, todos os cubanos, independentemente de suas posições político-partidárias, teriam melhores condições de decidir seu destino sem a interferência das viúvas de FULGÊNCIO BATISTA.

Quanto à postagem anterior, embora creia que nenhum preso, político inclusive, tenha boa vida, comparando os vídeos fico sem compreender porque Yoani Sánchez reclama de não ter direito a expressar suas opiniões, a participar da vida política de Cuba. Aliás, sugiro a ela que procure saber qual o grau de liberdade dos dissidentes políticos durante as ditaduras brasileiras ou mesmo ao tempo do seu talvez guru Fulgêncio.

Enquanto isto, ofereço este poemeta de minha lavra:

NÃO CARA-PÁLIDA!

sei que só
não salvarei a tribo
mas não serei o batedor
que dirá à cavalaria
qual é a melhor hora para o ataque

não me cativam
teus espelhos e contas de vidro



Ps.: saiba muito mais sobre o assunto navegandO pelos HYPERLINKS (palavras realçadas). As cerejas do bolo estão neles. Por falar em cerejas, sabem para onde foi Fulgêncio após ser deposto?

12 fevereiro, 2012

PROSTITUIÇÃO POLÍTICA EXISTE?

Caro visitante, como você sabe, antes da injeção sempre tem um algodãozinho pra refrescar o couro. Então, passado algodãozinho sonoro da postagem anterior, vamos a outro papo que talvez também te interesse.
Compare estes vídeos, por favor. Ambos tratam de pessoas perseguidas por expressarem suas opiniões, ou tentar fazê-lo, sob regimes políticos com os quais não concordam.






Entre outras questões, fico a me perguntar: como FÁBIO PANNUNZIO, um jornalista que deve ter alguma noção da História do Brasil, para dizer o mínimo, entrevista YOANI SÁNCHEZ neste terrível recinto recheado de livros e quadros nas paredes, em território cubano, que reclama não ter o direito a expressar suas opiniões por discordar dos governantes de CUBA? Será que ele consegue lembrar-se de como os dissidentes eram tratados pelos governantes e, principalmente, pelos simpatizantes do regime militar brasileiro?
Lembro-me de JOÃO SALDANHA, o João Sem-Medo, afirmar numa entrevista que jornalista brasileiro nunca ganhou tanta grana como na DITADURA. Teria ele razão?
Que te parece, hein?

Ps.: como sempre, o tempero da postagem está nos HYPERLINKS (palavras realçadas); navegue, brotha!

10 fevereiro, 2012

IMAGINE EM OUTRA ILHA: OUTRO SOM!

Como hoje é sexta feira-feira e faz tempo que não incomodo os visitantes, vou recomeçar as postagens suavemente. Assim, o terreno fica melhor preparado para a postagem seguinte, na qual o pau ronque, talvez.
Vamos, a la LENNON, imaginar esta ILHA livre das garras yankees?




Ps.: experimente emocionar-se - ou não - com o vídeo que está em um dos HYPERLINKS (aquelas palavritas realçadas).