06 outubro, 2014

O ELEITORADO PAULISTA




Considerando a votação deste 2014, no Estado de São Paulo, quedo a imaginar qual cientista político seria capaz de apresentar uma explicação razoável a respeito dos resultados advindos das urnas. Creio que PERRY ANDERSON – e até mesmo BOBBIO – teriam menos dificuldades em destrinchar a opção BERLUSCÔNICA de alguns países europeus que explicar a “voz rouca” paulista.
Não faço esta observação motivado pela expressiva votação do candidato tucano à presidência. Estava prevista. O que me chama à atenção é a reeleição do governador. Num Estado que, segundo alguns, tanto clama por mudanças, ele chega ao seu quarto mandato, ao final do qual o estilo tucano-paulista de governar terá completado 24 anos. Quase um reinado, se me permitem o chiste.
Outro fato interessante é ver o artista TIRIRICA, que muita gente indignada apontava seu mandato de Deputado Federal como resultado das vicissitudes da política brasileira, ser o segundo deputado mais votado, com 1.016.796 declarações explícitas de apoio. Nada tenho contra Tiririca. Até porque ele é considerado um dos parlamentares mais assíduos do Congresso. O interessante, neste caso, é a “aparente” incoerência entre o discurso do eleitorado e a sua prática.
Pensando bem, creio que o mais indicado para analisar o estilo da maioria dos paulistas escolher seus mandatários talvez seja VOLTAIRE, alguém que entende um bocado da alma humana.

É óbvio que estou generalizando. Porém, estarei equivocado?

Ps. 1 - Como se sabe, generalizar não é totalizar.
Ps. 2 - Saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

Um comentário:

6518 disse...

Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?!>