07 abril, 2015

IMPOSTO A QUEM, MESMO?!


É claro que posso estar equivocado. Porém, se há algo que me encabula é empresário reclamando de pagar imposto. Ora, apenas o assalariado paga impostos. E não estou falando apenas do sempre citado Imposto de Renda retido na fonte. A afirmação pode parecer absurda, mas, como tudo que parece, não o é.
A explicação é simples: mesmo quando o numerário auferido não atinge o valor a partir do qual acontece a retenção automática, o assalariado, na prática, é quem paga todos os impostos referentes aos produtos que adquire e aos serviços que contrata. O empresário tem a possibilidade de embutir os impostos e até mesmo os encargos e benefícios sociais – como o plano de saúde que o empregado acredita ser um ganho – na sua planilha de custo. E sobre a planilha de custo, define o lucro que julga possível e merecido. Até mesmo a faxineira diarista, que nunca ouviu falar de planilhas, alega ao contratante de seus prestimosos serviços que precisa aumentar a valor da diária quando, por exemplo, aumenta o preço da passagem do transporte coletivo, que o empresário dono da frota alega que teve que aumentar porque o salário de motoristas e cobradores aumentou. O assalariado não tem esta possibilidade.
Já deixo claro que nada tenho contra ou a favor seja de empresário ou de empregado. Sei que há empresário que arrisca seu capital assim como também sei que há assalariado que apresenta atestado médico falso. A proposta aqui é cutucar um assunto que de há muito me parece mal explicado.
E é por isto que penso que o assalariado deveria exigir que os impostos recolhidos fossem aplicados, principalmente, em seu benefício. Creio que isto será positivo também para o empresário, pois haverá consumidores com melhores condições de adquirir seus produtos e contratar seus serviços.

Ps.: clique para saber mais sobre o SONEGÔMETRO

Nenhum comentário: