28 maio, 2015

HAITI: OUTRAS IMAGENS




Os serviços públicos – Saúde, Educação e Segurança, entre outros – obteriam melhores resultados se contassem com antropólogos, sociólogos e, obviamente, historiadores em seus quadros. Isto porque o técnico, parafraseando um poema de Fernando Pessoa, pouco avança além da técnica. Porém, deixemos isto pra outra postagem porque o papo aqui é outro. RADILSON CARLOS GOMES é um historiador lotado no Ministério da Saúde e participou de uma missão multidisciplinar no HAITI.
Como se sabe, a GRAMDE INPREMÇA não vê possibilidade de lucro nos milhares de barcos que chegam ao destino. Apenas os que naufragam atraem a sua atenção. E é com este raciocínio que ela nos tem exposto o Haiti: apenas um país destroçado.
BOMBAGAI, a exposição fotográfica de Radilson, que pode ser apreciada na FUNDAÇÃO BADESC até 12/06, apresenta-nos o Haiti que resiste, o Haiti que existe para além das ruínas. Um país que segue em sua luta e que em 01/01/1804 tornou-se o primeiro país latino-americano a conquistar a independência.
As imagens captadas por Radilson refletem cenas do cotidiano envolvidas em seus trabalhos ou indo à escola. Aliás, numa das fotos vemos estudantes uniformizadas emolduradas por uma luminosidade como se o sol estivesse direcionado apenas para elas, fazendo as vezes de um super-flash. É de encher as retinas.
Então, você que mora ou esta em Florianópolis corra até à Fundação. Você que mora distante, entre no site do Radilson e procure saber como levar a exposição para sua cidade. Sobretudo, não perca esta oportunidade de conferir que a Vida talvez enha nada a ver com a vocação judaico-cristã para o sofrimento. A Vida é muito mais como a canção do GONZAGUINHA e menos com a chorumela do CAETANO.

Ps.: saiba mais sobre o assunto clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas); você pode até ouvir as canções enquanto lê.

27 maio, 2015

O AMULETO DE JEFERSON




O AMULETO, dirigido por JEFERSON DE, estréia nalgumas telonas de Florianópolis. Segundo o diretor, trata-se de um filme de terror com clichês do gênero e algumas pitadas diferentes como, por exemplo, a trama não transcorrer em madrugadas de chuva espessa e raios singrando as janelas.
Emoldurando a história, temos algumas das mais belas paisagens de Floripa, o que também vem a ser mais um motivo para curtir o filme. Assim, aqueles que ainda não conhecem a Ilha da Magia FRANKLINIANA saberão o que estão perdendo. Já aqueles que aqui nasceram, habitam ou frequentam, terão a oportunidade de sentir uns “apavoros” – termo aprendido de um amigo ilhéu – ao serem “cinetransportados” para algumas trilhas por onde costumam cantarolar o Rancho de Amor à Ilha ou, no caso dos modernex, selfiezando-se a si mesmo.
Enfim, as bruxas estão à solta!
Se las hay? Pregunta Allá nel puesto pyranga.

Onde? Simples:
Cinesystem - Shopping Iguatemi
Cinespaço - Beiramar Shopping
CMK - Floripa Shopping
Cinepolis - Continente Park
Arcoplex - Shopping Itaguaçu 



Ps.1 - Jeferson é diretor do premiado BRODER, que assisti no meu cineclube preferido, a FUNDAÇÃO BADESC, quando também rolou um papo tranquilo com ele.
Ps. 2 - Saiba mais sobre tudo isto e conheça um conto do Franklin Cascaes, clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

15 maio, 2015

PRA CIMA COM O BLUES, BOY! YOU'RE THE KING!


É óbvio que sou fã de BLUES ETÍLICOS, ANDRÉ CHRISTOVAM, NUNO MINDELIS e GAMBONA (meu Cumpadi do pampa rio-grandino). Porém, para quem ouvia o ritmo nas décadas de 70 e 80, o bluesman brasileiro mais famoso é CELSO BLUES BOY. O apelido foi criado por Sá – da dupla com GUARABYRA? – inspirado num BB eternamente famoso: Blues Boy King. Para íntimos simplesmente B.B. KING!
Quis a vida, porque é quem sabe o que quer, que os dois se encontrassem e dividissem um palco brasuka, para delírio de quem teve o privilégio. Também quis a vida que os dois, a exemplo de tantas outras feras, fossem rugir suas blue notes pela estrada afora, forever.
Hoje, como as paralelas, os B. B.’s se tocam no infinito.
Yeah!







Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas); por exemplo, confira uma entrevista do melhor BBB: o Blues Boy de Blumenau.