27 dezembro, 2010

MÚSICA DOS AMIGOS II

E vamos ouvir mais um repertório gentilmente cedido por alguns dos amigos que escolheram o caminho da música. Sem muita conversa, só música, ok?

ANAÍ ROSA, cuja arte admiro desde meus tempos da Unicamp:



GAMBONA, das madrugadas geladas do pub Crazy Mama, lá em Rio Grande:



PAULINHO TAVANO, meu irmão de Cosmópolis, de quem fui roadie por uns 30 anos:


LUIS MEIRA, grande violonista e intérprete desta musical Floripa, ilha pela qual me esforço em ser gostado.



ZUCO 103, grupo de minha amiga Lílian Vieira, carioca radicada nas Zoropa. Lílian que musicou meu poema Cujo & Cuja, gravado no disco OUTRO LADO. Caso queira o disco de presente é só clicar no hyperlink.




Ps.: para saber mais clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

24 dezembro, 2010

É NATAL

"Então é natal..."
A versão que SIMONE fez para a canção de JOHN LENNON deveria ter se encerrado nestas três palavras iniciais.. Porém, como gosto é gosto, a vida nos oferece de um tudo. Inclusive isto aqui e aquilo lá.
Cada pessoa, com seus devidos motivos, tem lá sua opinião sobre o NATAL, esta efeméride instituída na cultura mundial pelos cristãos (segundo alguns) e/ou pelos empresários (segundo outros). Numa tentativa de colaborar para a inserção do festejo no cyberworld, divido com vocês esta brincadeira.


Desejo tudo do melhor para todas as pessoas do Mundo. Peço aos visitantes que deixem aqui suas mensagens, sejam lá quais forem, pois o blog nada mais é que um playground sem cerca e sem faixa etária preferencial.
Abraços.
{8¬)

22 dezembro, 2010

NA TAL POESIA

Como diz minha Vó Rosa: "este mundo para ser mundo em que haver de tudo". Filosofia mineira, porta de saída ao invés de explicação. Compreendeu? não? solte-se.
Resolvi postar esta novela radiofônica baseada no conto A ÁRVORE DE NATAL NA CASA DE CRISTO, de DOSTOIÉVSKI, este garimpeiro da alma humana. Vai junto, de brinde, um poema composto na véspera do natal de 1980 (faz tempo, não é?)
Como, por esta época do ano, milhões de mensagens positivas ou promessas de presentes, bateu-me aquela influência TORQUATIANA de jogar areia no brinquedo. Não por maldade, que não tenho poder para tanto; apenas para propor reflexões que possam despertar ações mais concretas que reclamar dos políticos eleitos democraticamente, cuspir no prato que lambeu e coisas do tipo.
Para ouvir basta clicar na seta, emprestar os ouvidos e deixar a imaginação trabalhar. Se doer ou incomodar, basta interromper a narração. A história só vai continuar a existir lá fora, bem depois das cercas eletrificadas.
Experimente:


O poema é só um poema. No momento da criação eu estava tranqüilo, tomando uma cerveja no boteco do Lelo (um destes tantos amigos que já foi passear), que houve naquela Cosmópolis que já se foi. Ouvia Patinho guitarreando e Bartô gaiteando uma tentativa de blues. Escrevi; se senti, isto é lá com quem o ler.
O viés punk é só o molho.

NATAL

o espírito natalino pegou-o

quer beber ainda mais
odeia o sorriso besta
a porquice imensa
aquelas boas almas impregnadas de
pompa circunstâncias e
lavanda de shopping

como sempre
alguns babacas
que lhe encheram o saco o ano inteiro
virão desejar-lhe feliz natal
e ele lhes retribuirá sorrindo
(como um jacaré sorri
para a canela
de quem cai da canoa

e há sempre alguém caindo)

deseja o caos
o transbordar do lodaçal
lama entupindo a boca dos puros

uma gaita geme um blues
a ira aumenta

não é solidão
não há saudades
as pessoas que trariam saudades
não merecem vê-lo agora

é apenas o ódio subindo à cabeça
como o álcool

mas
cuidado
não eufemize
não está bêbado ou revoltado ou
deprimido ou injuriado ou etc.
apenas pura e simplesmente odiando

e se ainda acreditas que ele te gosta
não venhas à minha mesa agora



Ps. 1 - para saber mais clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)
Ps. 2 - mais uma vez, a forma do poema foi subjugada pela estrutura do blog.

17 dezembro, 2010

SHWANKEE SUA LUZ

Para quem curte coisas boas, recado bacana de Kátia (CONTRAPONTO ):

"A FUNDAÇÃO BADESC convida para o lançamento amanhã da publicação multimídia PERCURSO DO CÍRCULO SCHWANKE que tem encartado um DVD com o documentário À LUZ DE SCHWANKE (de Mauricio Venturi e Ivi Brasil, produzido pela Contraponto). Este curta doc, lançado há três anos, foi realizado com os recursos do Prêmio Cinemateca Catarinense.
A primeira tiragem de mil exemplares da publicação será distribuída para biblioteca, escolas, críticos e multiplicadores - projeto agraciado com o Edital Elisabete Anderle."

Vamos lá!
{8¬)

Ps.: para saber mais clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

15 dezembro, 2010

CANTA LUCIANA LUPPY

Ontem, no programa que SÉRGIO BRITO apresenta na TV BRASIL, assisti uma entrevista com LUCIANA LUPPY. Canta muito esta guria, além de ter voz bem diferente destas cantoras fuinhas que passaram a pulular na MPB sendo apresentadas como novidades e isto & aquilo.
Aproveitando a oportunidade, talvez os detratores das TV's públicas, aqueles que afirmam que apenas emissoras privadas são capazes de oferecer qualidade, consigam explicar porque não temos programas como este do Brito nas globo e assemelhadas da vida.
Enquanto a resposta não vem, veja/escute este vídeo.



Ps.: saiba mais sobre Luciana clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

13 dezembro, 2010

OPINIÃO: A IMPRENSA, PRATES INCLUSIVE

Pelo TWITTER, um amigo pergunta-me que penso de LUIZ CARLOS PRATES. Não sei qual o grau de importância tem minha opinião sobre o conhecido jornalista do GRUPO RBS. Ainda assim, lá vou eu. É um bom gancho para avançarmos o papo.
Comecemos por outro momento.
Durante a campanha da eleição presidencial de 1989, parte das pessoas espantou-se ao entender que a FOLHA DE SÃO PAULO apoiava a candidatura de FERNANDO COLLOR DE MELLO. Naquele tempo, eu estudava na UNICAMP e lembro-me de um dos professores da Sociologia, Plínio Dentzien, ironizando, perguntar a alguns colegas:


Então, vocês acreditavam que a Folha fosse um jornal de esquerda?


Também tive um colega de trabalho, à mesma época, que costumava dizer que o mal da ESQUERDA tinha sido ler apenas a Folha de São Paulo enquanto a DIREITA lia o ESTADÃO e também a Folha.
Como simpatizante (e praticante sempre que possível) do ANARQUISMO, sempre me interessei por todo tipo de informação, procurando me livrar de pretensas catequeses. Assim, até programas do AMARAL NETO eu assisti enquanto lia A REVOLUÇÃO DOS BICHOS ou entrevistas como a de Che Guevara na revista REALIDADE. Tudo o que for interessante me interessa. Parece redundância, não?
E todas estas histórias para dizer o quê? Que, simplesmente, todo tipo de opinião chama-me a atenção e, principalmente, alimenta e transforma meu senso crítico. E este senso é que faz de mim um ser vivo.
Vejamos estes vídeos:








Muitas das pessoas que concordam com a argumentação do primeiro não concordam com a do segundo e vice-versa. Entretanto, é o mesmo Prates, com o qual concordo nalguns momentos e quase concordo ou discordo totalmente noutros. Tranquilamente.
Tenho visto vários órgãos de imprensa, reais e/ou virtuais, a bradar receios de (sua) liberdade de opinião estar sendo ameaçada por diabólicos planos do MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÃOES que, segundo afirmam, pretende reinstaurar a CENSURA no Brasil. Um bocado de leitores bem intencionados reverbera esta preocupação. Quando vejo manchetes e faixas pleiteando direitos – à liberdade de expressão, por exemplo – sempre procuro alguma outra, mesmo que pequenina e com letras semi-apagadas também exigindo responsabilidades e deveres. Nunca vi. Caso alguém tenha a imagem de alguma, envie-me, por favor.
Sem matar a cobra, que nada tem a ver com isso, nem mostrar coisa alguma, cito um exemplo.
Em 28/11/2010, a Folha de São Paulo publicou o editorial EDUCAÇÃO PRECÁRIA, cujo primeiro parágrafo é o seguinte:

Tem se tornado cada vez mais grave o problema da falta de professores em escolas da rede estadual paulista. É possível encontrar em São Paulo alunos que chegam a ficar até seis meses sem aulas de várias disciplinas.
Oras, por que será que este mesmo jornal não questionou José Serra, ex-governador de São Paulo e candidato à presidência do País, quando o mesmo prometia colocar DOIS PROFESSORES EM CADA SALA DE AULA? Será que o tradicional jornal não dispunha de liberdade de expressão suficiente para denunciar as péssimas condições na rede estadual paulista de ensino? Mais que isto: como se sentem seus leitores e assinantes ao analisar as opiniões da Folha SP antes e depois das eleições? Esta situação era desconhecida do ESTADÃO, que declarou apoio ao candidato tucano de forma explícita (o que julgo louvável pela sinceridade)?
Por ocasião do episódio de salvamento dos mineiros chilenos, algumas pessoas citaram o filme A MONTANHA DOS SETE ABUTRES. Pois eu me lembro deste filme, desde que o assisti, todas as vezes que analiso uma notícia, artigo, editorial ou qualquer outra manifestação da Imprensa. Recebo as informações sem paranóia ou suspeição da existência de planos secretos. Recebo tranquilamente, repetindo o que escrevi antes.
É desta maneira que acompanho, às vezes, pelo rádio ou pela TV, os comentários de Luiz Carlos Prates: sem me escandalizar e, muito menos, como se fosse um momento de catequese. Em minha opinião, Prates diz o que pensa. Assim parece-me por nem sempre agradar aos setores “reacionários” - tampouco aos “revolucionários”, do público da RBS. PIRANDELLO disse: “assim é se lhe parece”. Sempre prefiro os que me parecem sinceros. Discordando e concordando, não necessariamente nesta ordem.

{8¬)

Ps.: para ir mais longe clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

10 dezembro, 2010

A MÚSICA DOS AMIGOS

Já que hoje (segundo alguns, sempre) é sexta-feira, dedico o espaço blogueano ao som dos cumpadis. Alguns deles, é claro, porque são muitos. Fico devendo aos outros. Até porque o normal da vida é ficar devendo. Como estava escrito naquela placa que vi num boteco:
"UPIÓÉOCÊBEBÊEFICÁDEVENDO"
A existência da placa comprova o que estou dizendo.
Enfim, chega de papo e vamos aos acordes, que tem para quase todos os gostos.
{8¬)

Alfabeticamente:

CONRADO PAULINO:


DOC MIRANDA E REGGAE SPIRIT:


ELLEN OLÉRIA:


NANI (CRISTIANO FERREIRA & TRIO):


REI LAGARTO:


SYBIL GAGE:


TATIANA ROCHA:


VINEGAR TOM (LUANA "canta letra cometida por mim)


E, para fechar a tampa, este que vos tecla tentando perserguir LUANA, minha filha artística:



Ps.: para saber mais sobre este povo todo (contatos para shows etc) cliuqe nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

07 dezembro, 2010

FESTIVAL DE CINEMA POLONÊS

Vai aí uma boa sugestão para quem gosta do tal bom cinema, aquele um pouquinho diferente dos festivais de tiroteios mixados com NHÉM NHÉM NHÉM que abundam nas salas shoppingnianas.
Como só fiquei sabendo hoje, só hoje retransmito.
Corre que ainda há tempo e o PARADIGMA CINEARTE é bem bacana. Só falta um botequinho para os espectadores tomarem uns guaranás antes e depois as sessões. Fica a sugestão àqueles de direito.
Aliás, falando nisso, lembro-me que o CIC CONTINUA ABANDONADO há bem mais que ano. Será que vão derrubá-lo e construir mais um monstrengo nesta FLORIANÓPOLIS indecisa sobre se muda seu nome para Elevadópolis ou Aterrópolis? Alguém sabe alguma coisa?
Melhorando o convite: a entrada é de grátis.
{8¬)
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC 401) n° 8600 . sala 2 . bloco 8
Centro Empresarial Corporate Park
Santo Antonio de Lisboa . Florianopolis . SC
CEP 88050-001 Telefone: 48 3239 7777

Ps.: clique nos HYPERLINKS para saber mais.

05 dezembro, 2010

PRA COMPENSAR: BUSTER KEATON

Mô povo,
Que tal (para quem já e para quem ainda não o conhece) um filminho com de BUSTER KEATON?
Se tua conexão é meio-barro / meio-tijolo, tenha um pouquinho de paciência. Clique pra ver, tire o som e espere carregar. Depois, prepare o espírito e tente se divertir. Talvez não seja muito difícil.
Vamos lá?
{8¬)



Ps.: para saber mais, clique no HYPERLINKS; sem medo.

02 dezembro, 2010

PARNASEANDO?!

Certa vez, um colega de trabalho disse-me que o que eu escrevia - e continuo escrevendo - não era poesia porque meu verso quase nunca prima pela rima (fica bacana o som destas duas palavras em seqüência, não?).
Foi um bom colega: criava caranguejeiras, gostava de serenata, distribuía um santo remédio à base de ARNICA, sempre alegre e pronto a ajudar os outros. Fiscal sanitário, orgulhava-se de nunca ter multado alguém. Não por receber propina. Porque, segundo dizia, não queria atrapalhar a vida de ninguém naquela nossa cidadezinha onde todos se conheciam e, quase sempre, se tratavam bem. Gente boa, morreu como normalmente morrem os bons: sozinho e esquecido.
Na ocasião do papo sobre a imprescindibilidade das rimas e métricas clássicas, compus esta ode ao Parnasianismo. Devo sofrer de algum desvio ao preferir AUGUSTO DOS ANJOS a OLAVO BILAC. Talvez seja a mania de não recusar palpites de São BAKUNIN.
Enfim (como dizem os cantores baianos) e ao cabo, eis uma das minhas tentativas de sonetar canonicamente. Aliás, hoje, me toquei porque não canônico: devo ser sou c'anêmico.
{8¬)

FLORILÉGIO SONETÍFERO

De tão pensativa, minha pena pousa,
florindo todo verso que, fino, ache.
E, como um mestre que domina a lousa,
tal qual coxo pincel alisa a guache:

“à merencória cruz da nua do bordel,
alvos seios arfando entre madeixas,
etérea, arremete-se do cordel
e em meio a escarros, a sonhar se deixa...

Ali, trêmula e sublime, a criatura
esposa o asco, que a tudo cura”.
O ósculo revisitado, nauseando.

E, posto a ruminar a rima mais pura,
alguém que não sei como outrem atura:
a antena da raça, parnaseando...



Ps.: como sempre sugiro, clique nos HYPERLINKS para saber muito mais.

01 dezembro, 2010

BARCA DOS LIVROS: PROGRAMAÇÃO DEZ / 2010

Saiba mais sobre esta fantástica proposta de incentivo à leitura visitando o site da BARCA DOS LIVROS (clique sem receio).
É dos melhores atrativos em Florianópolis - SC. Lá, você pode ler um livro ou tomar um café curtindo um punhado de veleiros balançando na Lagoa da Conceição.
Também levar teus filhos, sobrinhos ou netos pra conhecerem o mundo bacana dos livros. Ou sair com eles, num barco, ouvindo histórias e mais histórias.
Imperdível!
{8¬)

LITERARTE: VIDA E ARTE

Cumpadi Fifo, do bacana blog CINE LUZ (visite sem medo) convida para: