11 abril, 2008

A DENGUE AINDA VEM AÍ

O fato de continuar a ver o OPINIÃO NACIONAL (TV Cultura) com um PROGRAMA DE CONCORDATES, não significa que não gosto de assisti-lo. Os temas, quase sempre, são importantes, mesmo não havendo debates. O que é próprio desta emissora, excetuando-se o PROVOCAÇÕES, apresentado pelo Abujamra,
Bem, o programa desta quinta, 10/04/08, foi sobre dengue e outras doenças tropicais e torço muito para que os envolvidos no combate a estas doenças, assim como os sujeitos a elas, tenham-no assistido.
Dentre os participantes, um em especial chamou-me à atenção: Domingos Alves Meira, professor-titular da Faculdade de Medicina de Botucatu – SP. É raro alguém citar os problemas sócio-ambientais como causa de crises como esta da (o?) dengue que assola aquela terra "abençoá por dê e boni por naturê", como canta o Babulina.
Resolvi googlar e encontrei a página
http://proex.reitoria.unesp.br/informativo/WebHelp/2002/edi__o11/professoressociais.htm que traz algumas informações sobre ele e, principalmente, algumas das suas opiniões. Por exemplo:
"É claro que publicar trabalhos é importante para a carreira acadêmica. Mas, é muito mais importante um trabalho que promove impactos positivos na vida em sociedade, como, por exemplo, prestar assistência judiciária, odontológica e médica, prestar consultoria na área agronômica para produtores, prestar atendimento veterinário etc. São todas atividades assistenciais que fazem parte do papel social de qualquer universidade".
Outros participantes também apresentaram opiniões e sugestões importantes. Quem assistiu ao programa, ganhou. A meu juízo, se é que desfruto de algum.
E aproveita a postagem pra afirmar que, ao contrário do que acreditam alguns (né, Susannah?) não quero pulverizar as universidades e outros quartéis acadêmicos. Quero é senti-las mais próximas do tal povo que, afinal, é quem banca salários e bolsas de estudo. Ou alguém aí acha que são o CNPq e assemelhados que pagam a fatura?
Brigadim, Seo Domingos!
{8¬)

Ps.: brevemente, teremos dengue também aqui em nossa bela Floripa; até pode ser que não, mas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo, a universidade sempre esteve perto do tal povo de que vc fala (e nós somos o povo também!) e a grana que vem do povo pra pagar tudo isso vem de nós também que pagamos muitos impostos... Vc não conhece metade da universidade e de seus problemas...
Bjs. Susannah

Beto disse...

Gostei!

Gallo disse...

Tudo lindo!