31 agosto, 2009

Ô CÔSA LINDA!

Vejam que bela demonstração de carinho palmeirenses e sampaolinos dão ao mundo.
Como dizia Pirônio, isto é que é chic, baby!


{8¬)))


30 agosto, 2009

POR QUE NÃO?

Que me perdoem os sensíveis, mas é só pra propor uma reflexão no rumo de modificar os domingãos do faustão e assemelhados que poluem vários e variados lugares, corações e mentes deste nosso bonito, vasto e besta mundo.
E nós com isto?

{8¬?

28 agosto, 2009

FLORIPA É CULTURA?


Vamos todos lá participar da ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DO FORUM DE CULTURA EM FLORIANÓPOLIS, que acontecerá AMANHÃ, SÁBADO, 29 de agosto, às 14h30min, no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), na Rua Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis.
A proposta, é a construção de um espaço de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, partindo da concordância de que cultura é o conjunto dos traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos, que caracterizam a sociedade ou um grupo social, englobando, além das artes e das letras, modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças, conforme definido pela Conferência sobre Políticas Culturais da UNESCO- MUNDIACULT, realizada no México em 1982.
S’MBORA, GENTE!

{8¬)

DÁ-LHE, MANO YON!!!

O REI LAGARTO disponibiliza os dois últimos lançamentos da banda, para streaming. Acessem www.reilagarto.com e poderão ouvir as músicas, alémde conhecer a banda.
E aumenta que isto aí é rock and roll!!!
Carpai!

}8¬þ

27 agosto, 2009

SANTOS, POR TENDLER

Os vídeos abaixo, ou anteriores, são exertos do filme ENCONTRO COM MILTON SANTOS, dirigido por Silvio Tendler. Nele, o geógrafo comenta como o processo de globalização atua sobre a PSN (Parcela dos Sem Nada).
Num mundo que, a partir da PQT (Parcela dos Que Tem), se deseja clean como o pelo dos cachorritos que confeteiam as calçadas dos bairros chics, o discurso - prático - de Milton Santos corre o risco de ser indigesto. O que é normal, porque urubus costumam recusar o que lhes incomoda o estômago.
Ou estou equivocado?

}8¬?

COM A PALAVRA: EDUARDO GALEANO

E Eduardo Galeano, que nos apresentou AS VEIAS ABERTA DA AMÉRICA LATINA, também estará equivocado?
{8¬?

COM A PALAVRA: SARAMAGO

Estará José Saramago equivocado?
{8¬?

24 agosto, 2009

QUEM PODE, PODE, QUEM NÃO...

No Brasil temos vários outras fundações além da FUNDAÇÃO JOSÉ SARNEY. Temos por exemplo, o INSTITUTO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Pode ser interessante conhecê-lo. Basta clicar no hyperlink.
Sem defender ninguém, até porque não tenho procuração nem crença.
Vamos lá conhecer estas duas entidades?

{8¬?


PROJETO GUITARRÍSSIMO: MARCELO DE LA PUEBLA

CADÊ O VÍDEO, CATARINA?

Inscrições abertas para o 11º Catavídeo

De 24 de agosto a 24 de setembro de 2009 produtores catarinenses poderão inscrever suas realizações audiovisuais na principal janela de exibição da produção local

Em 2009 a principal janela de exibição do audiovisual independente de SantaCatarina chega a sua décima primeira edição. Ao longo dessa jornada já passaram pela mostra aproximadamente 800 obras produzidas em Santa Catarina ou por catarinenses.

Dividido em oficinas profissionalizantes, mesas de debates e mostra de vídeos, o principal objetivo do Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses é estabelecer um canal livre de exibição e discussão entre os realizadores de audiovisual e o público espectador no estado de Santa Catarina.

Além de formar público e incentivar a troca de experiências entre os realizadores do Estado, a mostra também pretende incentivar ainda mais a produção audiovisual de vídeo e novos formatos, fornecendo ferramentas de capacitação profissional para os que já produzem audiovisual no Estado e para aqueles que pretendem iniciar a jornada como produtores de vídeo nas suas mais diversas temáticas.

Realizado pela Associação Cultural Alquimídia e o Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE), em parceria com o SESC-SC, o Catavídeo abre suas inscrições no dia 24 de agosto e ficará aberta até o dia 24 de setembro de 2009.

O regulamento e a ficha de inscrições (para preenchimento on-line ou download) estão disponíveis no site www.catavideo.org.

Outras informações:

FUNCINE - Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis. Forte Santa Bárbara, Centro, CEP: 88010-410, Florianópolis / SC

Expediente: 13h30 min às 18h (de segunda a sexta-feira)

Fone: (48) 3224-6591 / (48) 9989-4215

E-mail: mailto:catavideo@alquimidia.orga.org


Ps.: quem vai encarar?

{8¬?

23 agosto, 2009

VANDRÉ QUE FALOU DAS FLORES

Sem nostalgia, que é o tempero de quem não gosta de pimenta, aí vai um vídeo, a meu juízo interessante, por mostrar não apenas um fã, Sargento Lago, cantando a clássica PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES, como também a figura do seu autor, Geraldo Vandré.
Sem a preguiça de clicar nas palavras grifadas é possível conhecer mais do mesmo.
Desejo que vocês gostem.

{8¬)

22 agosto, 2009

SEM TABACHISTE: ELIZABETH BISCHOP

E a REVISTA PIAUÍ me ajudando a não ser visto como facista só porque não gosto de fumaças. Aliás, nem de incenso eu gosto. Prefiro minha parte nos formatos bebível e comível.
Assim, aí vai uma das cartas de Elizabeth Bishop, poeta norte-americana, enviada durante o período em que morou no Brasil. Lá pelo meio, tem um papo que pode interessar a quem curte aquilo.
Agora, tu me perdoas, Carô?
Falô!
Ô rimô?

{8¬þ
Ps.1 - experimentem clicar nas palavras marcadas; vão, inclusive, conhecer um poema interessante ;
Ps 2 - o ps anterior é apenas pra quem ainda não sabe, tá?

21 agosto, 2009

PRA ALIVIAR A TENSÃO: CUMPADRE CONRADO

Não perca neste sábado mais uma apresentação da série The Guitar Summit. Desta vez, substituindo o Bruno Mangueira - atarefado com gravações e apresentações fora de SP - ninguém menos que o mestre Filó Machado, fazendo um encontro absolutamente improvisado com Marcus Teixeira e Conrado Paulino. Imperdível.

Sábado 22/08, 20 hs (uma única entrada)
Ao Vivo Music, Rua Inhambú 229, Moema.

Aproveitai que a vida é sempre boa pra quem gosta dela!

{9¬Y



SERÁ MESMO UM SACO DE CARANGUEJOS?

Parece que Alexandre Firmino de Melo Filho, marido de Dona Lina Vieira, aquela que afirma que Dona Dilma Roussef solicitou-lhe que agilizasse o processo envolvendo o filho de José Sarney, foi ministro do Fernando Henrique Cardoso e tem até assinatura em decreto presidencial. Vejam, clicando no hyperlink, quem assina o DECRETO No 3.445, DE 4 DE MAIO DE 2000.
E, afinal, sendo tão honesta, como não denunciou o caso ou divulgou na imprensa, sempre ávida por uma tragediazinha que seja, logo em seguida à tal visita?
Ademais, se apenas ela e a Dilma sabiam do teor do fato, como foi que dois (dois?!) jornalistas a procuraram para conversar sobre a história?
Hein?

{8¬?

Ps.: clicando no nome de Lina é possível ler uma interessnte postagem do BLOG DO AILTON

CINEMA: FESTANÇA NA UFSC

Além de ser festa ainda tem VINEGAR TOM, a banda de Floripa.
Só não vai quem já morreu.
{8¬)


20 agosto, 2009

PRA FERNANDIM DO RECIFE

Merrmão,
Claro está que não atiro pedras nos outros nordestinos. Basta comparar a postura sócio-política de Dominguinhos e Luiz Gonzaga com João do Vale. Clicando nos hyperlinks (nomes ou palavras em destaque) poderá ler que “Muitos se decepcionavam com a posição política de Luiz Gonzaga, incluindo seu filho Gonzaguinha.”
Quanto às posturas de
Aloizio Mercadante e Jarbas Vasoncellos, talvez sejam motivadas por suas precárias posições em termos de candidatos nas próximas eleições. Assim como a Senadora Marina que abandonou o partido que a elegeu, mas não abdicou do mandato e suas vantagens. Assim como fieram Heloísa Helena e Ivan Valente, pra quem já fiz boca de urna, e outros do tal PSOL.
Pode ser útil à análise política examinar a intensidade dos gritos às perspectivas políticas dos gritantes. Aliás, procure saber quanto Pernambuco avançou depois de começar a se livrar de Vasconcellos,
Roberto Magalhães e outros. E falo tranquilo por ser um anarquista – não graças a deus.
Quanto a Dominguinhos, o que menos passa pela cabeça dele é a situação da maioria dos nordestinos. Excetuando-se, claro, na hora de faturar.
E fico feliz ao te ver defendendo o povo nordestino.
Oxente!

{8¬)

VAMPIRO NO FORRÓ PAULISTA

Luiz Gonzaga, que nunca teve o peito de João do Vale e preferia os coronéis e quem mais fosse reacionário politicamente, bem pode ter gostado de ver José Serra, animadérrimo, e Dominguinhos passando o mel na boca paulistada. Aliás, Dominguinhos que apoiou Fernando Collor de Mello; Collor, em cujo governo José Serra e Fernando Henrique Cardoso só não aderiram por que o Mário Covas ameaçou abandonar o ninho.
É como dizem: Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
Boa sorte pra nós!
{8¬)


NO CARREFOUR: RACISMO SOCIAL?

E ainda tem um bando de humanos, muitos negros inclusive, que acreditam e, pior, divulgam que a discriminação pela cor, no Brasil é social. Que aqui nesta terra abençoada não existe discriminação racial.
Pois estes humanos tem razão. O que existe no Brasil é CRIMINALIZAÇÃO RACIAL. Afinal, quantas vezes aconteceu de um branco ser confundido com ladrão? Quantas vezes atiraram num branco suspeito e descobriram depois que ele era inocente?
Isto aqui é uma plantação de hipócritas bem regada por gente de todas as cores. Claro que há as exceções, mas cadê elas?
{8¬?


12 agosto, 2009

DESPREFERÊNCIA PELO FUMACÊ

Alguém aí já esteve num ponto de ônibus ou na fila para omesmo e, nunca de repente, uma pessoa bacana acende um bacilo e começa a perfumar o ambiente?
Aí vai um incentivo aos que ainda gostam de ocupar a boca com este trem mal-cheiroso.
{8¬)

FESTIVAL ISNARD AZEVEDO - PROGRAMAÇÃO 12/08

12/08 – Quarta-feira

*10h - “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.

*15h - “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.

*15h - “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h - “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h - “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”, Grupo Mundaréu, Curitiba (PR), comédia, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h - “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h - “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h - “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h - “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”, Grupo Mundaréu, Curitiba (PR), comédia, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h - “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h - “Eldorado”, Grupo Eduardo Okamoto, Campinas (SP), drama, adulto, 60 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*21h - “Homem Bomba”, Teatro de Anônimo, Rio de Janeiro (RJ), comédia, adulto, 50 min, TAC.


{8¬)

DOROTHY PARKER? QUEM?!

Segue aí um trechinho do livro BIG LOIRA E OUTRAS HISTÓRIAS DE NOVA YORK, desta tal Dorothy Parker. Desejo que vocês fiquem com água na boca e que, aqueles que ainda não a leram, dêem uma voltinha pelos sebos da sua cidade. Sebo é cultura!

{8¬)


11 agosto, 2009

UM BRINDE AOS TEATRANTES E SIMPATIZANTES

Pessoal,
Aí vão uns versinhos de pé quebrado, que juntei há muitos anos, depois de assistir uma peça onde atuava minha amiga Cacau, lá nas Campinas distantes. Naqueles tempos, ainda se usava o trema.
Desejo que curtam.
{8¬)



TEATRO

qualquer ato
é o barato:
o ator olha
através
não para
nexo por detrás da ação

teatro cura-me
gargalho e
de pronto
calo-me
teso
anseio o golpe
mas não é ainda
relaxo-me

o tempo passeia
tenso

súbito
um punhal rasga o vil
agora
os ainda covardes punhais
vão surgindo do limbo da platéia
avançam
freneticamente
por sobre toda a vilania deste mundo

enfim
sangue por entre os dedos
reconfortante

esta noite
dormiremos tranqüilos

FESTIVAL ISNARD AZEVEDO - PROGRAMAÇÃO 11/08

Ainda dá tempo de fazer uma boquinha neste caldo:

TERÇA, 11/08/09

*15h - “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h - “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h - “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*19h - “Eldorado”, Grupo Eduardo Okamoto, Campinas (SP), drama, adulto, 60 min, Teatro da UBRO.

*20h - “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h - “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h - “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*21h - convidado “A Descoberta das Américas”, Leões de Circo Pequenos Empreendimentos, Rio de Janeiro (RJ), comédia, adulto, 90 min, TAC.

TEATRO - FESTIVAL ISNARD AZEVEDO


Começa hoje o anualmente esperado FESTIVAL DE TEATRO ISNARD AZEVEDO que,mesmo não ainda não tendo data ou período pré-definido para acontecer, está nas ruas, praças e outros palcos de Floripa. Mesmo com os percalços que costumeiramente ocorrem na área cultural do brasirsão, o importante é que ele ocorra.
Enfim, está lá no site da FUNDAÇÃO CULTURAL FRANKLIN CASCAES:

"Os artistas que vão participar do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, um dos maiores eventos de artes cênicas do Brasil, já estão chegando a Florianópolis. Até dia 23 de agosto, a cidade será palco para apresentações de 32 grupos de sete estados brasileiros, que farão 138 apresentações em 13 espaços da cidade. A abertura do festival acontece hoje (11/08) às 15h, na Lona Centro, no Largo da Alfândega, com apresentação gratuita do espetáculo "Elas", da Cia. Humanidhas Trupe (Jacareí-SP).

Durante 13 dias, além dos espetáculos nos teatros e lonas instaladas em algumas comunidades na Ilha e na região continental, haverá uma agenda paralela de eventos com apresentações ao ar livre em praças da cidade, oficinas gratuitas ministradas pelos participantes, lançamento de revista, encontro de teatro de rua, palestra, entre outras atividades. Ao todo, 193 artistas participarão do evento em Florianópolis, contribuindo para fazer a maior grade de programação da história do festival. Mais informações no site do festival (www.floripateatro.com.br) ou pelo telefone da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), 3324-1415.
(...)"
Continua no site da Fundação.

O mais indicado é aproveitar.

{8¬)

10 agosto, 2009

PROJETOS CULTURAIS: CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Vai rolar aqui em Floripa o 1º SEMINÁRIO DE FONTES DE RECURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. O evento será no HOTEL MAJESTIC (próximo ao Shopping Beiramar) e melhores informações podem ser obtidas no site http://www.projetoscomatitude.com.br/ ou pelo 48 3232-0379.
Enquanto isto, aí vaí um vídeo emprestado do www.clicrbs.com.br
Carpai todo diem!
{8¬)

07 agosto, 2009

CINEMA DE GRÁTIS: JIM JARMUSH

O pessoal do PLASTICINE CLUBE convida os que gostarem de bom cinema para:

SEXTA, 07/08 – 19 horas:
DEAD MAN - (EUA – 1995 – 121’)
Com Johnny Depp, Gary Farmer, Crispin Glover, Lance Henriksen, Michael Wincott, Eugene Byrd, John Hurt, Robert Mitchum, Iggy Pop, Jared Harris...
A obra prima de Jim Jarmusch e um dos melhores filmes estrelados por Johnny Depp. Faroeste existencialista com toques de El Topo e trilha sonora de Neil Young. William Blake é um contador perdido na cidade que se envolve com a mulher errada e é acusado do assassinato dela e de seu ex-noivo.

SÁBADO: 08/08 – 19 horas:
COFFEE AND CIGARRETTES - (EUA - 1987/2003 – 96’)
Com Roberto Benigni, Cate Blanchett, Steve Coogan, Alfred Molina, Jack White, Meg White, Bill Murray, Steve Buscemi, Iggy Pop, Tom Waits, Renee French, Genius/GZA, RZA...
O filme reúne 11 histórias curtas que têm em comum o consumo de café e cigarros, com os atores representando eles mesmos. O embrião de Sobre Café e Cigarros foi um curta-metragem filmado por Jarmusch em 1986, para o programa Saturday Night Live. Neste filme, Jarmusch exercita sua maneira de ver o mundo em pequenos relatos cheios de cinismo, tédio, banalidade e silêncios.

Local: Sala Multimídia do MIS-SC - CIC (Centro Integrado de Cultura)
Floripa – SC
ENTRADA FRANCA!!!!!

E então?
{8¬?

06 agosto, 2009

BARCA DOS LIVROS - PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

TEATRO DE GRAÇA: UMA VISITA

O Teatro da UFSC faz 30 anos e o Departamento Artístico Cultural da UFSC - DAC organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. Vejam a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.
Neste fim de semana temos...
UMA VISITA

Com a autoria do alemão Martin Walsen e direção de Antônio Cunha, Uma Visita é um texto instigante e arrojado que desnuda com rara maestria a complexidade das relações humanas por meio de quatro incríveis personagens.

SERVIÇO

O QUÊ: Espetáculo teatral "Uma Visita", realização da Espera Produções em parceria com o Grupo Armação.
QUANDO: Nos dias 07,08 e 09 de agosto de 2009, sexta a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade.
Contato: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 -
www.dac.ufsc.br
Contato: Esfera Produções: Mariane Feil: (48) 9122-7604

E o ingresso é só o esforço de ir até o DAC/Teatro da UFSC, na quinta ou sexta-feira, das 14 às 17 horas.

Ir até lá não é menos doloroso que ficar reclamando que não vaiao teatro porque é caro?
{8¬?

A RUA É DO POVO - E DOS MALABARES EM AÇÃO


A ARTE resiste, insiste e ocupa a cidade!
A matéria completa tá no site do CLICRBS:

“Geral | 05/08/2009 | 23h45min

Em crítica à prefeitura, artistas de rua fazem manifestação em Florianópolis
Apresentações em semáforos estão proibidas na capital catarinense

Pelo menos 20 artistas de rua participaram de uma manifestação nesta quarta-feira, organizada pelo grupo de teatro Erro, em Florianópolis. O ato foi uma crítica à portaria assinada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, que proíbe a presença de malabaristas nos semáforos da cidade.
Durante a manhã, os artistas apresentaram pequenos espetáculos no semáforo da Rua Mauro Ramos com a Avenida Beira-Mar Norte, nas proximidades do Beiramar Shopping.
(...)
Atividade irregular
No próximo dia 13, às 15h, os artistas realizam uma reunião para buscar alternativas a fim de reverter a decisão da prefeitura. Conforme a portaria, o trabalho dos malabaristas é uma atividade irregular. Cada malabarista que for flagrado no semáforo terá o material apreendido. Para retirá-lo, o artista deve pagar um salário mínimo (R$ 465).”

E nós com isso?
{8¬?


05 agosto, 2009

A RUA É DO POVO - E DOS MALABARES POR EXTENSÃO

Manifestação contra a proibição de artistas nos semáforos da Capital


Produtores culturais e artistas de diferentes segmentos, entre eles músicos, cineastas, atores, além de jornalistas e outros profissionais, não concordam com a ação da prefeitura que impede que malabaristas se apresentem em ruas e avenidas da Capital.
Como forma de mostrar insatisfação com o acontecimento, esse grupo convida a população de Florianópolis para uma manhã de manifestação e também de diversão na próxima quarta-feira, dia 05 de agosto, na sinaleira da Beiramar Norte, em frente à saída da Av. Mauro Ramos (próximo ao Shopping Beira Mar), das 10h às 12h.
O evento é aberto. Qualquer um que passar pelo local poderá brincar com os malabaris, cordas, bolas, instrumentos musicais ou levar os seus próprios apetrechos para ter os seus 15 segundos de malabarista.
Apesar de ser uma atividade lúdica, essa foi a forma que o grupo encontrou para protestar contra a intransigência da administração municipal e a forma como os artistas (do estado ou de fora) são tratados em Florianópolis.

QUANDO: quarta-feira, de 5 de agosto
HORA: das 10h ao meio-dia
ONDE: na sinaleira da Beiramar Norte, saída da Mauro Ramos, quase em frente ao shopping Beira Mar