17 dezembro, 2011

QUEM DÁ BOLA É O SANTOS!



Há vários tipos de expectativas geradas a respeito da partida entre SANTOS e BARCELONA que definirá qual é o time campeão mundial de 2012. Vão desde a fé cega dos santistas fanáticos à barcelonite invejante de magoados torcedores dos outros clubes brasileiros, incluindo o apoio solidário de muitos outros torcedores destes mesmos clubes. Há também aquela velha síndrome de vira-latas que costuma acometer a imprensa tupiniquim, reflexo de sentimento nacional do mesmo nome, em só enxergar valor naquilo que vem de fora, naquilo que invade nossos portos muito antes de 1808 – lamentavelmente ou não – a tribo que recepcionou CABRAL e seus salteadores não era composta de antropófagos militantes. Talvez, venha daí este jeitão submisso quando, ao recebermos uma visita, mesmo que moremos em luxuoso palacete, suplicamos - “Por favor, não repare...” ainda que o brilho do assoalho perpasse o persa legítimo.
Nossa cultura de eternos colonizados não nos permite acreditar que também podemos e, mais que isto, fazemos. Seo Barack resignou-se ao podemos. Some-se a isto o fato que, devido a REDE GLOBO deter o monopólio da transmissão dos principais campeonatos envolvendo equipes brasileiras (da SELELERDA DO MANO ANO a este MUNDIAL DE CLUBES), emissoras como BAND e ESPN precisem alimentar seu caixa através de retransmissões de campeonatos nacionais europeus quase sempre decididos entre os mesmos dois clubes (vide Espanha, Itália etc.). Na Zoropa, para juntar meia dúzia de participantes de boa qualidade faz-se mister um torneio continental e, ainda por cima, recheado por jogadores – os melhores – oriundos da periferia afrolatinoamericana. No nosso BRASILEIRÃO várias são as equipes que iniciam o certame com chances e vencê-lo. Não é interessante como a maioria dos jornalistas esportivos acreditam e, pior, repassam que o Barcelona não conhece o Santos sendo que é notório o assédio dos dois únicos times espanhóis pela compra de NEYMAR?
Tinha eu 15 anos – um a mais que o Paulinho da Viola daquele SAMBA – quando nossa Seleção conquistou a tricampeonato; tinha 27 quando TELÊ SANTANA seus guris perderam para a Itália. Lembro-me claramente que o GRUPO DE 70, apesar de contar com Pelé, não unanimidade nacional (valei-me são NELSON), tinha o dedo do MÉDICI e o fantasma da derrota de 66. Quando a Tchecoslováquia abriu o placar, os 90 MILHÕES EM AÇÃO tremeram. O GRUPO DE 82, além do melhor treinador que já comandou a Seleção, contava com alguns dos principais jogadores do mundo e era tido como infalível: o caneco era caçapa cantada. Deu no que deu e, até hoje, os experts gastam parcos miolos tentando identificar os “culpados” pelo resultado.
Voltando ao jogo deste domingo, estou entre os que acreditam que podemos – e vamos! – ganhar. Aprendi com VÉIO LEITE que quem vai bater está sujeito a apanhar. Emendo que, se entramos na briga, precisa ser para bater. Quanto ao resultado, aprendi com ele que quem está apanhando também está brigando. E todos sabemos que muitos outros torcedores, espanhóis inclusive, estão se mordendo por não terem conseguido uma vaguinha nesta briguinha.
Vamos pra dentro deles, Santos!
É nóix!


Ps.: saiba muito mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

3 comentários:

Beto Laranjeira disse...

É isso aí meu Amigo,concordo com tudo e mais um pouco.Futebol é nas quatro linhas,no tempo regulamentar mais acréscimos.Por incrível que pareça a maioria dos palpiteiros de plantão não tem noção nem do peso da bola.A palpitaria é embasada em muita teoria e pouca pratica.O engraçado é que até na questão financeira não foram felizes.Quem falou que o Santos não segurava o Neymar nem pro mundial?Parabéns pelo texto.

Um grande abraço

VAI PRA CIMA DELES SANTOSSSS !!!!!

Deivid disse...

É, só tem dois times na Espanha, problema é que esses dois times jogam muito, né?

Macka disse...

Campeão Mundial de 2012? Ah, então você já previa a derrota em 2011 e já sonha com a vitória em 2012? hahahaha