11 junho, 2020

ONDE ESTÁ O SEU JOELHO?

Atenção!
A imagem expõe um ato genuinamente humano. E, antes que alguém venha com aquele papo de “o Homem é um animal que não deu certo”, lembro que gatos costumam brincar com ratos ou passarinhos antes de mastigá-los.
A diferença entre o Homo Sapiens e os demais animais – inclusive as demais espécies de Homo – é a capacidade de refletir a respeito de seus atos e as possíveis conseqüências dos mesmos. Então, antes de mirar apenas no portador do joelho ou em outros policiais, reflita sobre qual comportamento você tem desejado e/ou exigido da Polícia. Porque policiais, assim como outros militares, compõem o braço armado do Estado. Sua função é fazer cumprir a Lei.
Acontece que Estado não é uma entidade com corpo físico e vontade própria. Simplificando por demais – e já pedindo perdão a meus mestres ifichianos – é a organização instituída por uma determinada sociedade com o objetivo de garantir o adequado funcionamento do seu viver coletivo.
Há quem jure, em momentos como o atual, que não é racista. Mesmo quando repete – só de brincadeira – o slogan “preto parado é suspeito; correndo é ladrão” para filhos, amigos e vizinhos, em meio a inocentes risadas. E, realmente, acredita que não é racista ou que o racismo não existe.
De fato, não existe preconceito racial. O racismo é um conceito socialmente desenvolvido e difundido, nem sempre de maneira sutil, pela parcela da Sociedade que se beneficia do mesmo. É mais um instrumento útil a alguns que exercem ou desejam exercer o Poder.
Sugestão: antes de refletir sobre o texto, experimente ler esta notícia do EXTRA:





Policial branco agride comerciante negro vítima de furto por ter 'se confundido'


8 comentários:

Luís Medonho disse...

Fato consumado e arraigado na sociedade. Hipocrisia transborda, infelizmente.

M.D. disse...

Infelizmente, o preconceito existe no Brasil, acompanhado de muita hipocrisia. Claro que acompanhado, também, do preconceito social: negro rico é melhor aceito que o negro pobre.Não falo que o ser humano não deu certo: o que não tem dado certo, há tempos, é a sociedade brasileira, hipócrita, preconceituosa e arrogante.

Anônimo disse...

O Brasil não é preconceituoso, o brasileiro sim, todos de alguma maneira tem algum tipo de preconceito.. hipócrita é negar isso. Parabéns pelo texto Cumpadi !

betocastrojr disse...

Racismo aqui é estrutural, descarado, disfarçado, hipócrita de todo jeito.

Jivago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JIVAGO LEITE PROTI disse...

Parabéns pelo texto!

Rogério Serrano disse...

Os racistas daqui são miito hipócritas. Um conhecido uma vez, contou algumas piadinhas bem racistas e quando percebeu meu desconforto, falou: Viu eu não sou racista não! Tenho até amigos negros.

Carlos Taveira disse...

Minha modesta contribuição. Quanto a mim existe o preconceito e o "ismo". Há uns anos vi (TV) uma senhora norte-americana vir a público pedir desculpas por ter insultado os primeiros colegas negros a entrar numa universidade protegidos pela guarda nacional. Com a convivência e o tempo, as meninges puseram-se a funcionar e a senhora tornou-se em militante contra o racismo. Vi também (e ouvi), anos antes desta senhora um sul-africano branco (no tempo do apartheid) defender a superioridade da raça branca. Resumindo, a primeira tinha preconceitos raciais, o segundo era um racista ideológico. Quem tem preconceitos é recuperável, quem é movido por ideologia não. Como muitos entre nós, na minha adolescência, eu também já tive preconceitos contra os gays e hoje não tenho ao contrário do Bolsonaro e do Putin que os tinham em adolescentes e os têm ainda hoje.