26 junho, 2009

VELHA (EM) GUARDA

Pessoal,
Sem querer fazer comparações e, provavelmente, já comparando.

A primeira foto foi "emprestada" do acervo de minha amiga Carô. O evento retratado é uma das assembléias que rolavam pela
UNICAMP, no caso em 1987, apenas dois anos após o fim da Ditacuja. A assembléia dos estudantes exigia a paridade dos votos na escolha do reitor, ao invés do sistema de voto proporcional. À época, profesores e funcionários se sentiam donos das universidades públicas. Alguém sabe se hoje em dia é diferente?

A segunda é uma tentativa de demonstrar que protesto não precisa ser sempre na brinca, embora pra valer. Os estampados vestem a faixa que puxavam a passeata pró-invasão da piscina. Foi a manifestação mais porreta que já vi in my short life. Lembro-me que logo que as primeiras pessoas pularam na água, depois de cortarem o alambrado, uma guria bateu a cabeça no fundo e o sangue se perdeu em meio à tinta que saía do papel crepon usado nas fantasias de alguns. Daí, tiraram a guria da água e um cara subiu no trampolim (este que ta com a toalha no pescoço, se não me engano) e fez o discurso de tomada de posse. Aliás, o lema foi VAMOS INVADIR NOSSA PRAIA.
Tempos bons como qualquer outro. Nada de saudades, que isto é coisa de perdedor. Agora, que me contaminei, contaminei.
Saravá, Pai Heráclito!

{8¬)





Ps. 1: as fotos estão meio desfocadas, mas como meu miolo também já está, tudo bem;
Ps. 2: algum dos parcos visitantes reconhece-se ou reconhece alguém aí?

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Shasça,

gostei de ver as fotos. Nao que nao as conhecesse, na verdade eu tenho o original de ambas, mas achei legal ve-las publicadas de qualquer forma. Só uma correcao: a primeira foto foi feita em marco de 1986, na historica assembleia de invasao da TABA. Os cartazes ao fundo sobre paridade faziam parte da estrategia da coisa. Nao se podia chamar uma assembleia para uma invasao, por motivos obvios, entao o DCE, que antes era pirata, chamou-a para discutirem a eleicao para reitor que tambem ocorreu naquele ano. No meio da assembleia aconteceu a invasion. Alias tenho outras fotos deste dia.

A segunda foto é de 1985, quando faziamos a concentracao no IFCH para a invaso da piscina. A tchurma da faixa é da FISICA (eu sou o cara agachado no centro, com o garrafao de pinga que tinha o nome "mobilizacao"). Esta invasao foi convocada pelo entao DCE pirata.

Estes dois momentos foram geniais e marcantes no meu tempo unicampista!

Se interessar mando mais fotos e mais informacoes chatas!

Abracao direto da Alemanha,

Pimenta

Anônimo disse...

Schaça caro, o cara com a toalha é o Dimas, ex-aluno da famigerada Economia que, àquela altura, ainda estava colada ao IFCH. Ao fundo, a clássica turma do fundão: Miltão, Vitão e Rodolfo, que sumiu pela Espanha e eu nunca mais tive notícia. A garota que se acidentou era a Kátia, aluna do IEL e ex-namorada do Carlão da Sociais. Eu gostaria de rever algumas dessas imagens, mas infelizmente doei todas as que eu tinha ao Arquivo Edgard Leuenroth. Quem sabe o Pimenta não nos manda mais algumas para nos deliciarmos. Afinal, em tempos de tropa de choque mandando bomba (de novo) dentro das Universidades, as imagens são um bom exemplo de desobediência civil, irreverência. Só pra acrescentar, uma das palavras de ordem da invasão da piscina era: Você aí parado, vem nadar pelado!!! É isso aí. Fui! Beijo nas crianças, da Flávia.

Unknown disse...

Hahaha, adorei as fotos e os comentários explicativos. É mesmo o Miltão no fundo da foto, puxa... que memória (e vista) boa vcs têm, hehe!

Pimenta, poste mais fotos e informações "chatas", por favor... Flávia, que saudades de vc, menina!

Shasça querido, sinto saudades, sim... saudades é tratar bem a memória! E viva o pai Heráclito!
Fernanda

Shasça disse...

Tá bacana este clima de álbum de família.
Pimenta, caso possas, scanneie as fotos com boa resolução (300 dpi) e mande em lotes de até uns 5 MB pelo e-mail. Aqui, eu diminuo pra postar. É que quero imprimir algumas pra guardar. Creio que já tens o meu, né? Se não puder scannear, a gente arruma outro jeito.
Flávia e Fernanda, estamos sempre pelaí.
E que mais visitantes colaborem!
[ ]'s
{8¬)

Anônimo disse...

Querido Schasça, adorei as fotos e acho ótimo rememorar esses tempos que vivemos e que estão guardadinhos na memória!!!
Concordo com a Fernanda...Pimenta, socialize, se puder, suas fotos e informações.
Grande abraço a todos e que possamos nos encontrar.
Com carinho, Patrícia.

Unknown disse...

Além de reconhecer algumas pessoas. Sei o significado do CAFA que está escrito na faixa: Cientistas Anarquistas Fortemente Alcoolizados