06 novembro, 2009

CINEMA NA FUNDAÇÃO BADESC: DESEJO E REPARAÇÃO

É hoje, pessoal!

CINEMA, CHÁ E CULTURA apresenta:

No último encontro de 2009, dia 6 de novembro, sexta-feira, às 18 horas, será exibido Desejo e Reparação (Atonement, 2007), de Joe Wright, adaptação do romance de Ian McEwan. Embora não seja um filme baseado em uma peça teatral – foco da proposta do projeto Cinema, Chá e Cultura –, nesta história, a habilidade de fantasiar e criar cenas da jovem aspirante a dramaturga, Briony (interpretada em três diferentes momentos por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave), tem um papel determinante na narrativa. O mesmo diretor de Orgulho e preconceito trabalha com maestria as ligações perigosas entre ficção e realidade, por meio das trajetórias de Cecilia (Keira Knightley) e Robbie (James McAvoy), mostradas sob diferentes ângulos. Vencedor do Oscar de melhor trilha sonora e do BAFTA de melhor filme, além de várias outras indicações, Desejo e Reparação faz a capciosa pergunta “How can you hate plays?”, e a resposta envolve um diálogo sutil entre as linguagens do cinema, teatro e televisão.

A apresentação do filme será feita por Anelise Reich Corseuil, Graduada em Letras pela UFSC, mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Eastern Michigan University, Doutora na mesma área pela Wayne State University e Pós-doutora em Estudos de Cinema no Departamento de Estudos de Televisão, Teatro e Cinema da Universidade de Glasgow. Anelise é professora associada na UFSC/DLLE, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, Curso de Pós-Graduação em Letras/Inglês membro do Colegiado do Curso de Cinema, Editora-Chefe da Revista Ilha do Desterro e Coordenadora do Projeto de Cooperação Internacional Interdisciplinaridade em Literatura e Cinema CAPES/FIPSE na UFSC. Foi uma das editoras do livro Estudos Culturais: Página, Palco e Tela e foi eleita, em 2009, para vice-presidência da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE).

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado, em formato DVD, no auditório da Fundação BADESC.

Obs.: Uma bolsa de estudos para um curso intensivo de verão na Cultura Inglesa de Florianópolis será sorteada entre os presentes, Nesta última sessão de 2009.

Informações
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 - Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

Nenhum comentário: