31 março, 2010

CUBA

Muito se fala, bem ou mal, sobre a CUBA dos nossos dias. Principalmente a tal grande imprensa, aquela mais freqüentada, muito tem divulgado e comentado a falta de democracia na Ilha de lá. Com o objetivo de colaborar com o debate, aí vão algumas fotos dos tempos democráticos de FULGÊNCIO BATISTA. Estas fotos foram scanneadas do livro SIERRA MAESTRA: A REVOLUÇÃO DE FIDEL CASTRO, de Armando Gimenez (EDIÇÕES ZUMBI, 2ª edição, 1959).
Mais um comparativo: até a vitória do grupo de FIDEL CASTRO, os inconformados cubanos sempre pegaram em armas. Os novos "revolucionários" fazem greve de fome e solicitam boicotes a seus conterrâneos.
Quanto ao BOICOTE NORTE-AMERICANO, se ele não prejudica Cuba, é ineficaz. Se é ineficaz, por que ainda é mantido até hoje?
Com a palavra...

{8¬)

Ps.: para saber mais, cliquem nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

29 março, 2010

REDE GLOBO É COISA MUITO SÉRIA - PARTE II

Para conhecer um pouco mais de ARMANDO NOGUEIRA, conhecido jornalista da REDE GLOBO e falecido hoje, que tal assistir mais uma parte do documentário MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE (BEYOND CITIZEN KANE), dirigido por SIMON HARTOG?
Aliás, por que será que o GLOBO REPORTER nunca exibiu este documentário?
Com a palavra...

{8¬?

27 março, 2010

POR QUE LER A FOLHA?

Enquanto a entorpecida maioria das pessoas interrompia até mesmo as broncas nos respectivos filhos para acompanhar o jugamento do CRIME QUE ABALOU A NAÇÃO (estão sempre produzindo algum show deste tipo), outras coisas aconteciam em SÃO PAULO, cidade que se julga capital do BRASIL. Aproveito para lembrar que BRASÍLIA, a verdadeira capital do Brasil, está imersa no mesmo tipo de lodo. Até porque DEM e PSDB são sócios na POLÍTICA.



Como ainda tem muita gente que não acredita na existência, e resistência, do PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) que tal ler esta pérola de GILBERTO DIMENSTEIN, um dos caciques da intelectualidade tucana, postada no site FOLHAONLINE?

"Professores dão aula de baderna
Fico me perguntando como os alunos analisam as imagens de professores desrespeitando a lei e atirando paus e pedras contra a polícia, como vimos na
manifestação nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo --afinal, supostamente são os professores que, em sala de aula, devem zelar pela disciplina.
É claro que, nem remotamente, a agressividade daquela manifestação representa os professores. Trata-se apenas de uma minoria organizada e motivada, em parte, pelas eleições deste ano.
A presidente da Apeoesp (o maior sindicato dos professores estaduais), Maria Izabel Noronha, disse que estava ali para
quebrar a "espinha dorsal" do governador (Serra) e de seu partido (o PSDB) --ela que, no dia anterior, estava no palanque de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.
Mas será que os alunos sabem disso? Será que vão imaginar que os professores são daquele jeito, sem limites, indisciplinados?
Todos sabemos como é difícil impor disciplina em sala de aula e, mais ainda, conter a violência. Não será com exemplos de desrespeito (de quem deveria dar o exemplo) que a situação vai melhorar. Muito pelo contrário: afinal, o que se viu foi uma aula de baderna.
Só espero que pelo menos essa lição os estudantes não aprendam."


E que tal ler dois dos comentários postados no mesmo FOLHAONLINE? Já que, segundo dizem, não existem fatos, apenas versões, aqui vamos!

"ROGÉRIO FREITAS:

A maioria dos professores entrou em confronto com a polícia? Acho que não. Então, o título de seu comentário demonstra que o senhor é contra os professores. É contra os pobres também. Com certeza, o senhor deve ser daqueles intelectuais que comentam sobre greves na França, Inglaterra, etc., mas não as aceitam quando são no Brasil.
Lembre-se que o governador José Serra já foi grevista. Também era baderneiro? Vi uma foto de um professor carregando uma policial que foi atingida pela própria polícia. Prefiro ficar com esta imagem. Professor é altruísta. Caso contrário não consegue permanecer nessa profissão.
Víamos no senhor um amigo. Infelizmente, no momento em que mais precisávamos de apoio o senhor preferiu ficar ao lado do poder econômico. Mostrou na prática que a cidadania é apenas no papel. Meus alunos me conhecem e sabem que não sou baderneiro. Antes, sou um pouco pai, psicólogo, amigo, irmão, etc., além de professor, com um salário cada vez menor.
Nossa greve é salarial. Por que o senhor coloca no título de um comentário algo deste tipo. Leio apenas: "Greve contra os pobres", "Vocês desrespeitam os professores", "Professores dão aula de baderna", francamente, estou decepcionado.
Por que não nos ajuda a lutar por melhores condições de vida? Na carreira? Suas opiniões apenas dificultam nossa vida já tão difícil. Conte sobre a realidade das escolas públicas. Sobre o professor Gasparzinho que sempre entra na minha aula, mas não o conheço. A indisciplina gritante dos alunos. Estudantes que são empurrados pelo sistema, sem ao menos saber ler, escrever e fazer contas. Professores que ganharam zero de bônus, ou melhor, não ganharam. Somente suas críticas. Professor que fica doente, perde bônus. Professor consegue licença-prêmio, perde bônus. Morre pai ou mãe de professor, perde bônus. Conte que apenas professores necessitam fazer provas para ganhar aumento.
Por que o senhor não comenta que juízes, promotores, policiais, fiscais, devem fazer provas para ganhar aumento? E os políticos? Acho que é mais confortável criticar professores. Somos mais fracos e pobres. Acho que o senhor é contra os pobres."

"OSMAR ALÉSSIO:

Prezado Senhor Gilberto Dimenstein,
Ilustríssimo Senhor, lendo sua coluna Professores dão aula de baderna. fiquei chocado com sua opinião que afirma que a greve é simplesmete uma questão de eleição. Claro que em ano eleitoral a chance de ter um aumento é maior que em anos não eleitorais. Porém, quero ressaltar que esta greve tem legitimidade no sentido de aumento salarial.
Vou começar com uma pergunta muito simples. Quanto ganha um Professor do Ensino Médio do Estado de São Paulo?
Resposta: R$ 1800,00 bruto, não estou mentindo, tenho três irmãos que são professores do ensino médio do estado de São Paulo.
A média salarial brasileira é mais ou menos R$ 1300,00.Você sabe osignifica isso?
Vou dar um exemplo do que está acontecendo e continuará acontecendo no ensino médio público em todo Brasil.
Alunos de graduação da matemática de qualquer escola pública, da melhor até pior, não irão dar aulas no ensino médio público. Então lhe pergunto. Por que será? Quem irá dar aulas no ensino médio público?
Sou Graduado em Licenciatura de Matemática pela UNICAMPMestre em Matemática pela UNICAMPDoutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP
Fui Professor da UNESP ilha Solteira, dava aulas para alunos de graduaçãoem Matemática.
Hoje sou professor da UFTM -Universidade Federal doTriângulo Mineiro, Antiga faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro.
Atensiosamente,
Osmar Aléssio"

Ps.: saiba muito mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

25 março, 2010

EDUCAÇÃO TUCANA

Já que o PIG (Patido da Imprensa Golpista) pouco ou nada divulga, com medo de JOSÉ SERRA, governador de SÃO PAULO e candidato a presidência do BRASIL, cair ainda mais nas intenções de voto, este blog vai na contra-mão e oferece espaço a outras vozes.
Vamos ver o que diz o outro lado?
Que pensa disso, você que é professor público federal? Pode ser teu futuro.
{8¬!

SOS FLORIPA: LAGOA DA CONCEIÇÃO


CONVITE IRRECUSÁVEL
Nesta quinta-feira, às 19:00 h, acontece REUNIÃO INTER-UNIVERSITÁRIA para discutir o PLANO DIRETOR DE LOTEAMENTO DE FLORIPA.
Local: auditório da Arquitetura da UFSC
Mais informações: SALVE A LAGOA




Ps.: para mais informações clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

24 março, 2010

GAMBONA: BLUES ÀS PAMPAS!

GAMBONA, meu Cumpadi lá do Cassinão, convida para vários lançamentos do seu mais recente : VIDA BLUES:

GAMBONA plays:


CONTATE/CONTRATE GAMBONA:
http://www.myspace.com/gambona

É BLUES NA VÉIA!

{8¬)

MAIS CINEMA: CINE MACIÇO


DIRETO DO CONVITE:
"O cinema hoje é um entretenimento caro. As salas de cinema se concentram nos shoppings e a locação de filmes é impensável para quem vive na periferia. Pensando na democratização do acesso ao audiovisual, a ampliação do circuito não-comercial de exibição e o fomento ao pensamento crítico, o Ministério da Cultura inaugura nesta quinta-feira, dia 25, o Cine Maciço, em Florianópolis.
Uma iniciativa da Cinemateca Catarinense em parceria com o Funcine – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis e a Fundação Franklin Cascaes e a CUFA – Central Única das Favelas, o Cine Maciço é composto por exibições semanais no entorno do Maciço do Morro da Cruz.
Em Florianópolis o Centro Cultural Escrava Anastácia, no Monte Serrat, será o responsável pela organização das exibições semanais, que pretendem até o fim de 2011 alcançar um público estimado em 20 mil espectadores, entre jovens, crianças e adultos.
“Levaremos filmes da Programadora Brasil, um catálogo com mais de 400 filmes nacionais de todas as épocas, além de elaborar com a própria comunidade uma lista de obras que eles mesmos gostariam de assistir”, explica Lina Lavoratti, produtora do cineclube.
Para o lançamento foi escolhido simbolicamente o documentário '
MACIÇO', do cineasta catarinense PEDRO MC, longa metragem contemplado no Edital Catarinense de Cinema, que trata justamente do tema da moradia e da cultura no mais denso enclave urbano da ilha.
“Será a primeira exibição, depois de um ano em cartaz no circuito não-comercial, numa das próprias comunidades em que o documentário foi filmado”, diz o diretor, que espera em torno de 400 espectadores na sessão gratuita seguida de debate com convidados.
Jovens músicos da comunidade irão se apresentar depois da exibição."


O QUE: Cine Maciço
QUANDO: Quinta-feira, 25 de Março, a partir das 18h30
ONDE: Embaixada Copa Lord, Rua General Vieira da Rosa, 141, Centro
CONTATOS: Website: http://www.cinemocoto.wordpress.com/
Cinemateca Catarinense: 3234.7239
Centro Cultural Escrava Anastácia: 3224.1151

LONGA VIDA AO CINE MACIÇO!!!
{8¬)

16 março, 2010

CIRCO DE GRAÇA NA PRAÇA!!!

Senhores pais e senhoras mães, tios, tias e avós, tirem a gurizada da frente dos programas de desenho desanimado e outras bestagens globais. Levem-nos pra rir ao vivo e de verdade
Quem convida é o GRUPO DE TEATRO PÉ DE VENTO.
E neste circo não tem juiz defendendo brucutus!
S'bora!
{8¬þ



Ps.: neste circo não tem juiz defendendo brucutus!

14 março, 2010

CIRCO DA VILA APRESENTA: O BALÉ DOS PIRIQUITAS

Melhor que o CIRQUE DU SOLEIL, só o SANTÁSTICO CIRCO DO SEU LAOR!!!
O espetáculo de hoje será O ARROMBAMENTO DOS PIRIQUITAS.
Não percam porque é imperdível.
{8¬)

Ps.: cliquem nos hyperlinks (palavras realçadas), caramba!

12 março, 2010

MOBILIDADE TUCANA

Talvez por tucano ser um bicho que "avoa" deve pensar que todo mundo é capaz da mesma façanha. Como a vida, às vezes, desmente as crenças parece que parte da população não acredita no propagado EXPANSÃO SÃO PAULO.
Dentre os descrentes na propaganda tucana está o MOVIMENTO INCLUSÃO JÁ (clique em cima para conhecer mais sobre este grupo).
E nós com isto?
{8¬?

08 março, 2010

CURTA DOC - PROGRAMAÇÃO 09/03

DIA DAS MENINAS

Porque todo dia é dia das meninas, porque tudo vem das meninas, porque somos todos das meninas, neste dia e todo dia, aí vai uma brincadeira que compus para elas. Elas que nos fazem navegadores no mar das procelas, como afirma GILBERTO GIL na canção ELA, do disco REFAZENDA.
Marmanjos, rendamo-nos a elas!
{8¬)

PRA TU VÊ

deus
um cabôco de muita paciência
(um trem que poderia ter feito num vapt-vupt
acabou por levar uma semana da sua santa eternidade!)
fez o mundo e as coisas todas:
as paradas, as móveis e as imóveis
fez o homem
(os imóveis inventaram os automóveis)
e de uma lasca deste
fez a mulé

pronto o serviço
deu um passo pra trás
enxugou o suor da testa
(embora o sol só tivesse uma semana de brilho
tava de rachar mamona)
admirou aquela sua obra-prima
(até pensou umas besteiras mas...)
sorriu satisfeito e disse:
- cuida deste trem todo pra mim, minha filha

no sétimo dia
criou as férias e partiu pra curtir uma ilha famosa
chegou a ser visto flanando pela noite do centrinho da lagoa
(embora ninguém o tenha fotografado
há quem jure ter ouvido um cabel(barb)udo exclamar
ao ver um semelhante a enfiar sementes num barbante:
- jisuis! haja paciência!)

tava feito o paraíso

não fosse este bando de cornos
(alguns estabelecidos
outros candidatos a)
que teimam em não obedecer as gerentas
a gente estaria nadando de braçada



Ps.: como sempre, há muitas informações nos hyperlinks (palavras realçadas); clique e confira: tem até discos de presente.

06 março, 2010

BARCA DOS LIVROS: PROGRAMAÇÃO MARÇO 2010

Confira a programação desta que, pra mim, é a melhor dentre as melhores coisas de FLORIPA que não são poucas: a BARCA DOS LIVROS.
Imprima e fique por dentro do que acontecerá neste mês de março. Principalmente, Freqüente e dê seu apoio.
{8¬)

05 março, 2010

BADESC - PROGRAMAÇÃO MARÇO

Mesmo que a maioria das pessoas prefira reclamar, sempre tem coisas acontecendo em FLORIPA. E mais, descobri que, em Floripa, os melhores filmes são de graça.
Olhaí!

{8¬)
Mais informações na FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

04 março, 2010

03 março, 2010

RIGHT FROM NEW ORLEANS: SYBIL

Cada vez mais, sinto que quero conhecer NEW ORLEANS, sua música e seu povo. Tenho a impressão de que será como o ambiente musical da BAHIA que conheci nos anos 70, ainda sem a praga do AXÉ MUSIC, SANGALO e assemelhados.
Via twitter, tenho feito contato com músicos e cantores da terra do jazz & coisa e tal. Minha descoberta mais recente é SYBIL GAGE. Ouça esta guria.
{8¬)



Ps.1.: clique nos hyperlinks (palavras realçadas)
Marmanjo magoado é vingativo. Senão, vejamos porque DUNGA não convoca RONALDINHO GAÚCHO.
{8¬þ

02 março, 2010

O BALÉ DOS GAMBÁS

28/02/2010: Santástico x Curíntia: 2 x 1, fora o baile.
Mas, como dizem os chineses, uma imagem vale mais que mil risadas.
{8¬)

SOLIDARIEDADE?!

Mais uma demonstração da tão decantada solidariedade do brasileiro que costuma ocorrer pelos quatro cantos deste país ABENÇOÁ POR DÊ E BONI POR NATURÊ.
Desta vez, aconteceu na PRAIA DOS INGLESES, Florianópolis - SC. Claro que isto não traduz vantagem alguma já que o mesmo acontece também em CURITIBA - PR, conforme se pode ver em vídeo (clique no HYPERLINK)
E nós com isto?
{8¬?




VÍDEO NAS ALDEIAS

VÍDEOS NAS ALDEIAS oferece ótima oportunidade para estudantes de escolas secundárias (o tal "colegial" dos meus tempos de antanho) tomarem contato com a cultura indígena brasileira e perceberem que os "indios" das novelas de TV nada têm de índios.
Você que estuda, você que é professor: não perca esta chance. Principalmente você que deseja conhecer o Brasil: ASSISTA!
{8¬)


Ps.: mais informações: Fone: 55 81 3493-3063 / olinda@videonasaldeias.org.br
Rua de São Francisco, 162, Carmo - CEP: 53120-070 - Olinda - PE -

01 março, 2010