22 junho, 2010

AINDA O GOLAÇO ENTRE ASPAS

Pois é...
Este GOLAÇO desonestamente comemorado pela quase toda nação brasileira, inclusives por alguns que vivem a cobrar honestidade pelos seus microfones e teclas, continua rendendo.
Segue comentário que postei no blog VISOR, de Rafael Martini, hospedado no site da RBS.

"A ÉTICA DA MÃOZINHA

O golaço de Luís Fabiano contra a Costa do Marfim foi irregular. Mesmo assim, comemoramos sem a menor parcimônia. O juiz validou e o atacante garante que foi involuntário. Não há o que discutir. Apoiamos a irregularidade sem questioná-la, porque nos beneficiou. Mas se fosse contra o Brasil, o que estaríamos dizendo, agora?
O Visor acaba de conversar com o professor de Ética da Unisul, Jaci Gonçalves, para saber se o brasileiro foi antiético ao comemorar o gol de Luís Fabiano. Em, tese, ele diz que não. Ética, explica Gonçalves, pode ser compreendida, também, como Justiça. Até admite que a irregularidade tirou um pouco do brilho do gol, deixando a torcida sem o gostinho da vitória plena, mas não pode ser vista como um retrocesso à máxima do ex-jogador Gérson, de que brasileiro gosta de levar vantagem em tudo. Qual a sua opinião, você acha que fomos antiéticos ao aprovar o gol do Fabuloso? Deixe sua mensagem:

Aceitei o convite e postei o seguinte comentário:
"A postura do tal "professor" deixa claro que melhorar salário não garante BOA EDUCAÇÃO. O sindicato dos professores deveria multá-lo por comprometer a imagem da profissão.
Quanto ao gol, além de ilegal, uma questão: O Luiz Fabiano teria feito o gol se não tivesse utilizado a mãos duas vezes?
Quanto à tal Ética, sabemos que também nas prisões, entre os condenados por esta nossa Sociedade ilibada, existe sua ética. No filme CABEÇA A PRÊMIO, de Marco Ricca, pode-se conferir que um matador de aluguel também pode ter sua ética.
A questão é de HONESTIDADE. E honestidade é uma das opções que se faz na vida. Relaciona-se com o cumprimento das leis estabelecidas.
E a comemoração do GOLAÇO? Oras, depois de um assalto exitoso, seus executores também comemoram.
Ainda bem que o projeto de lei FICHA LIMPA foi aprovado com várias facilitações. Senão, ficaria difícil a situação de muitos elegíveis, eleitos e, principalmente, ELEITORES.
Boa sorte pra nós todos!"

Ps.: clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas) para saber mais; por exemplo: no vídeo, cuja URL está no hyperlink, é possível oouvir o locutor dizer que foi uma "ajeitadinha".

4 comentários:

Anônimo disse...

pois é comemoramos este e nos calamos no outro, que ocorreu logo em seguida,em eles acreditaram que ñ seria anulado.

Paulo Flores disse...

Acho interessante a discussão da questão, analisando o ponto de vista dos "especialistas" dos canais esportivos, bem como dos intelectuais de bastidores, ávidos por condenar os irmãos brasileiros, como se destes não fizessem parte.

A meu ver, a crítica ao lance, parece muito mais um revanchismo contra a figura do Dunga, do que propriamente a mão na bola do lance.

Acho ainda uma tremenda covardia condenar o árbitro que tem que analisar a questão em fração de segundos.

E fica a pergunta: no momento exato do lance, quem de nós viu a mão na bola sem o auxílio do replay e das 300 câmeras espalhadas ? Quem ? Acredito que NINGUÉM ! Sendo assim, é uma tremenda sacanagem condenar o árbitro.

Foi um golaço ? Sim, foi. No caso em tela, analisa-se a plasticidade do lance o grau de dificuldade e a saída inusitada do atacante que deu dois chapéus num mesmo lance.
Cabe lembrar, que dos 4 martinenses envolvidos no lance, apenas um deles, que estava de frente, levantou o braço para reclamar, mas não foi além disso. O lance foi rápido, ligeiro, bonito e o gol foi validado. Festa no Brasil .

Ah e se fosse contra o Brasil ? Hummm, com certeza estaríamos "P" da vida, mas é assim mesmo.Isso é um esporte com erros e acertos para ambos lados. Num esporte em que o árbitro decide sozinho (bandeirinha só auxilia)e não tem recurso tecnológico pra se apoiar, não há que crucificá-lo nesse tipo de lance.

Há ainda o aspecto técnico do lance. Num lance rápido como o de Luiz Fabiano, como uma bola a ser matada no peito, o braço do toque é levado instintivamente a ajeitar melhor o equilíbio do corpo, juntamente com o domínio da bola. Quem jogou bola alguma vez na vida sabe disso. Existem lances de reflexo, automáticos. Diferentemente de uma ação proposital de levar a mão à bola pra ludibriar arbitragem.

O assunto é polêmico e sempre teremos os "carolas" de plantão, comparando um lance de futebol, com as maselas da vida cotidiana, corrupção, etc ... Só que estes mesmos, acabam se esquecendo dos pequenos proveitos que tiram de situações no dia a dia, que também são situações de corrupção, imoralidade, ainda que em menor escala (furar fila, burlar a Tv a cabo, estacionar em local proibido, beber e dirigir, etc...)

Atire a primeira pedra, quem não faz um "golzinho de mão" na vida cotidiana ! Depois, condenemos o golaço de Luis Fabiano.

Lua disse...

Ehehehe, meta bala!

Anônimo disse...

Essa discussão coloca em pauta o que chamo de decadencia moral do brasileiro. É claro que podemos discutir que moral é essa, mas todos sabem ao que me refiro. Quantas vezes já dissemos que é bem melhor ganhar com um gol impedido aos 52 minutos do segundo tempo. O que parece um chiste pode ser na verdade um sinal dessa decadencia.
O gol, a vitória da seleção parece bem pequena perto da reação da maioria dos brasileiros ignorando a ilegalidade desse gol.
NEWTON