14 janeiro, 2011

ENCHENTES PAULISTAS

Claro que o mais fácil é responsabilizar as chuvas, o aquecimento global e até o lixo que vai para os bueiros pelas rotineiras inundações no Estado de São Paulo O mesmo acontece em muitos outros lugares. A extrema gravidade do que está acontecendo na região serrana do Estado Rio de Janeiro, lamentavelmente, está eclipsando os estragos em outras regiões do Brasil.
Que tal mergulhar um pouquinho em busca das razões destas tragédias que ocupam a agenda climática? "Agenda", porque já se sabe de antemão que teremos mais algumas no decorrer deste 2011 e nos anos vindouros.
Muitos falam que falta planejamento. Discordando, parece-me que a principal causa é o estilo de planejamento.
Assista os vídeos abaixo e poste teu comentário. Caso julgue interessante, apresente os vídeos a teus amigos e/ou conhecidos que têm sido obrigados a levar uma vida anfíbia. Principalmente, caso haja disposição, discuta a questão com eles e, juntamente com os mesmos, cobre providências efetivas da parte dos administradores públicos em todas as instâncias.

Vamos lá?

Janeiro de 2010:


Janeiro de 2011:


E, para janeiro de 2012:...



Ps.1 - no início dos anos 80, lá de Cosmópolis - SP, o Grupo Ecológico Aquárius já alertava para o delírio que seria a execução do SISTEMA CANTAREIRA.
Ps. 2 - clique nos HYPERLINK (palavras realçadas) para saber mais.

7 comentários:

Marlon Ricardo disse...

As emissoras de TV, estão 24 horas de Plantão... principalmente a RECORD NEWS... é uma tristeza o que está acontecendo lá, só que destruíram a natureza.. :(

bete disse...

Como disse hoje uma ambientalista do RJ, tudo o que for dito agora se perderá junto com a emoção. Tem como minimizar, tem, todos sabem, mas por agora fico com esta mensagem de Emanuel:"É preciso discernir o momento em que o conselho deve ser substituído por um pedaço de pão." (Psic. Chico Xavier)

Leili byhain disse...

Foi muita inresponsabilidade das autoridades não ter preparado para um ocorrido desse já que os meterologista afirmara, mas a população não colaborou antes e nem esta no momento apgados as coisas materiais e agoravirou um problema do pais inteoro o jeito agora e recomeçar, assim como no Haiti entre outros desastre que ja houve nbão é o final temos obrigação de ajudar como cidadões Brasileiros.

Anônimo disse...

Como paulista, quero rebater em parte, o que é dito sobre enchentes planejadas pélo governo paulista. Isso não é verdade.O sistema Cantareira é prejudicial para as cidades do interior somente nas secas, quando as represas do complexo mantem o nivel para atender a capital ou 14 milhões de pessoas ( deve ser mais que isso). Quanto as enchentes, as represas não contribuem, pois são reservatórios e não são criadores de agua. A agua vem dessas chuvas intensas e estariam da mesma forma inundando as margens dos rios e cidades mesmo que essas represas não existissem. É claro que houve impacto ambiental, mas também, quem conhece a região, pode ver que o Estado está tentando proteger esse novo meio ambiente de represas, aliás muito bonito.
Não compartilho desse pensamento expresso no blog de que o governo paulista, por ser do PSDB, é o unico responsavel pelas enchentes. E o resto do pais, também é culpa do governo paulista?

Newton

Fernando Pires disse...

Contra Fatos não existe argumentos...O clima do mundo inteiro está mudando por culpa do progresso e da ganância de nós "Seres Humanos"Em Portugal choveu quase que o dobro do que choveu no Rio,(de uma só vez) porém só merreram 47 pessoas.Porque? Será que lá as pessoas jogam latinhas de cerveja pelas janelas dos carros?Certamente lá em Portugal o governo nunca iria permitir construções irregulares como aqui na terra do carnaval.Achar que é culpa do PSDB ?Isso é brincadeira de petista fanático.Aliás no Rio, a cúpula é todinha lulista...

Shasça disse...

Fernadim e Nirtão,
Eu não criei os vídeos, como qualquer pessoa pode conferir. Apenas coletei as entrevistas e postei no blog.
Se o governo paulista é tucano há 20 anos, isto não é problema meu: não moro mais aí em SP.
Se, para vocês, é "tranqüilo" abrir comportas cuja água vai matar pessoas e destruir casas etc., para mim ainda é um crime.
Aliás, para vocês, aquelas represas do Sistema Cantareira não devem mesmo passar de barrancos onde fisgar lambaris e tilápias

Anônimo disse...

Shasça, meu irmão!
Só para contrariá-lo, represa não cria agua, só represa. A água vem dos rios, que recebem as chuvas.
São Paulo tem 14 milhões de pessoas, a maioria vivendo em bairros pobres e precisam dessa água. Não tem outra solução, a represa não solta agua ( a não ser que estoure) , apenas permite que o excesso passe por ela, como se fosse o rio normal. Você vive num estado com muitos menos pessoas a serem atendidas, é mais fácil. Aliás é um belo lugar.
Abraço
Newton