02 maio, 2012

No seu voto, RICARDO LEWANDOWSKI, relator da ADPF 186, faz duas citações que, penso eu, podem incentivar aqueles que não querem ficar delirando seja contra, seja a favor, de cotas raciais. Por mais complicado que pareça, é possível debater racionalmente sobre o tema. Vejamos?


"Sob uma ótica acadêmica e de modo conciso, Myrl Duncan explica que uma ação afirmativa configura
(...) um programa público ou privado que considera aquelas características as quais vêm sendo usadas para negar [aos excluídos] tratamento igual’.”

“Em setembro de 2003, o Plenário desta Suprema Corte confirmou, por maioria de votos, a condenação de SIEGFRIED ELLWANGER, autor de livros de conteúdo anti-semita, pelo crime de racismo.
Nesse precedente, o STF debateu o significado jurídico do termo racismo’ abrigado no art. 5°, XLII, da Constituição.
De acordo com o Relator do feito, Min. Maurício Corrêa:
Embora hoje não se reconheça mais, sob o prisma científico, qualquer subdivisão da raça humana, o racismo persiste enquanto
fenômeno social, o que quer dizer que a existência das diversas raças
decorre da mera concepção histórica, política e social e é ela que deve
ser considerada na aplicação do direito’.”


Caso você queira ir além do que pregam os reacionários de sempre (com o luxuoso auxílio dos reacionários de hoje), crie coragem e leia a ÍNTEGRA DO VOTOSe preferir, assista os vídeos abaixo, que trazem trechos da apresentação do voto de Lewandowski.


Pode também ser interessante convidar seus filhos, pais ou colegas de escola para assistir juntos e conversar a respeito. Principalmente, porque este assunto de Cotas Raciais ainda vai dar muito pano pra manga, mesmo que boa parte dos envolvidos na questão sejam do bloco dos descamisados.
Vamos lá?




Como não acredito em catequese, sugiro que reflitam. Refletir sempre pode nos levar a lugares diferentes daqueles que constam nos manuais de bom comportamento, comportamento adequado à hipócrita sociedade da qual todos fazemos parte. Explicando pra evitar querelas desnecessárias: Nem todas as pessoas são hipócritas, tá bom? Só estou generalizando.


Ps.: como sempre, saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

Nenhum comentário: