10 julho, 2012

9 DE JULHO: GOLPE OU CONTRA-GOLPE?






Cursei o ensino Primário nas Geraes. Ginasial e Colegial, curti no interior paulista: em Pedregulho, famosa por ser terra natal de Quércia, e Cosmópolis, uma das minhas terras natais (Antonina, Caldas e Salto Grande são as outras). Embora sempre tenha gostado de História e Geografia, apenas quando nos mudamos para o estado-locomotiva da nação comecei a ler e ouvir sobre a REVOLUÇÃO DE 32, MMDC e cousa & lousa.
Este evento da história paulista (por que, por exemplo, para os soteropolitanos o importante é o 2 de JULHO, enquanto para os gaúchos é o 20 DE SETEMBRO) aparentava ter quase mais importância que a INCONFIDÊNCIA MINEIRA tem para os próprios. No dia comemorativo do tal contra-golpe – ops! quis teclar revolução, mas escapou - creio que Dona Leonor, a professora de música do Gepan, regia-nos enquanto cantávamos algum dos respectivos HINOS. Ainda não era feriado, classificação que só aconteceu na gestão Mário Covas.
Bem, a finalidade aqui não é uma tentativa de ministrar uma aula de História, mas propor-lhes algumas questiúnculas:

- É possível acreditar que a burguesia paulista da época (alguns dizem que é a mesma de hoje, ao menos no estilo, se não nos sobrenomes) estava realmente preocupada em com a melhoria das condições de vida da população paulista ou brasileira?
- Com ditadura e tudo, a ERA VARGAS nos legou a Carteira Profissional e o Salário Mínimo. A burguesia paulista teria avançado mais na questão trabalhista?

Para ilustrar este papo, sugiro assistir os vídeos acima. O estrelado por JOSÉ SERRA é, como vocês devem adivinhar, mais do mesmo. Já o do ROBERTO REQUIÃO nos apresenta uma análise interessante dos liberais brasileiros e sobra até para Joaquim Nabuco. Aliás, será interessante saber como Requião vê a Revolução Constitucinalista de 32.
Enquanto aguardo comentários, deito aqui o que postei no facebook:
A zelite paulista (que ainda sonha com os tempos dos cafezais em flor) não admite que a capital do Brasil nunca tenha sido em São Paulo. Daí, criou seus próprios zeróis e seu sete de setembro. Pena que o eleitorado paulista acredite nesta ladainha enquanto o trem da História avança.
Com a palavra...

{8¬)

Ps.1 - o vídeo de Serra pode ser comprendido até pelas crianças; o de Requião fala de liberais e jaboticabas;
Ps. 2 - como vocês já sabem, tem muitas informações nos HYPERLINKS (palavras realçadas) e é só clicar neles.

Nenhum comentário: