25 maio, 2014

POR QUE MATAR UM HOMEM?



Em GRAND CANYON uma das personagens diz à outra que as respostas estão nos filmes. Não é um dos clássicos da filmografia mundial, mas a afirmativa pode ser conferida em qualquer um dos grandes filmes. Ontem, após mais uma sessão do 18º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul, festival que acontece anualmente em Florianópolis, do qual sou fã desde 2003 quando o conheci, lembrei-me da importância do cinema como meio de responder aos dilemas humanos. “Explicar não significa “dar de mão beijada”. O cinema, como toda Arte – atenção à maiusculidade da inicial – propicia o caminho para a lavra. O caminhar, ou a vontade de, para este garimpo das respostas depende da curiosidade e, principalmente, da recusa em aceitar o que é oferecido “de bandeja”.
O filme MATAR A UN HOMBRE, de Alejandro Fernandez Almendras, que assisti ontem, trata de um comportamento que existe, talvez, desde que o Mundo é mundo: o de justiçar com as próprias mãos ao invés de recorrer e, principalmente, aguardar pela Justiça regulamentada do Estado. Simplificando a história: Jorge, um pai de família trabalhador, tem suas vida e a de sua família infernizada por um grupo de vagabundos que moram perto de seu lar. Sem acreditar no braço judicial do Estado, resolve tomar as providências que julga necessárias e imprescindíveis à paz de sua família. Depois de realizar a missão que tomou pra si, Jorge vê sua vida familiar desmoronar quando o que desejava era exatamente o contrário.
Nestes tempos em que, para alguns, há uma tentativa de transformar linchamentos em moda, pode ser interessante assistir a Matar a un Hombre. Pena que, embora tenha sido premiado como melhor drama filmado fora dos EUA pelo SUNDANCE FESTIVAL FILM não será exibido nos cinemas dos shoppings preto de sua casa. O que não deixa de ser mais uma injustiça contra a Arte.
Aliás, como alguém já disse, a Justiça não é justa. Creio que se pode incluir aí que a justiça feita com as próprias – e as próximas – mãos também não o é.


Ps. 1 - Seja fã do FAM você também. É uma das melhores coisas a se fazer em Floripa..
Ps. 2 - A imagem foi "emprestada" do blog ARTE - FONTE DO CONHECIMENTO.
Ps. 3 - Saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

Nenhum comentário: