15 junho, 2014

MEMÓRIA SELETIVA


Dentre alguns mitos desenvolvidos pela minoria que usufrui o que é gerado pela maioria – como, por exemplo, a teoria na prática é outra – temos um muito difundido e acreditado em Pindorama: o brasileiro não tem memória. E o brasileiro, em geral, quase chega a ter prazer nesta crença, pois, como não tem memória, não pode ser responsabilizado pelos seus atos. Obviamente, alguém ganha com isto. Mais óbvio ainda, embora boa parte da população prefira não perceber, é que a minoria é quem ganha.
As reações em relação à abertura da COPA DO MUNDO DE 2014, realizada no Brasil, confirma uma tese: o brasileiro tem, sim, memória; a questão é que esta memória é seletiva. Alguém ou algum grupo, em algum lugar, controla o seletor do que deve fazer parte memória da memória do brasileiro. Escolhe o que deve ser lembrado ou eclipsado. Em "1984", GEORGE ORWELL trata desta questão. Sem querer provocar e já provocando, os fãs do BBB sabem quem é Orwell?
Que a cerimônia de abertura foi chinfrim, fica difícil de discordar. Porém, bradar aos quatro ventos que teríamos o maior espetáculo da Terra caso tivessem contratado algum Joãozinho Trinta ressuscitado, é mergulhar de vez nas sombras que pululam no fundo da CAVERNA PLATÔNICA. Vejamos algumas razões?
1. Uma razão estrutural: como ficaria o gramado onde, a seguir, seria realizado o jogo inicial do torneio?
2. Uma razão cultural: o Brasil dispõe de outros cenógrafos, diretores e coreógrafos além dos que brilham na avenida.
3. A cerimônia tinha, por força de contrato, que obedecer ao Padrão Fifa, por pior que ele seja.
Neste ponto do papo, sugiro que se compare a abertura desta copa de 2014 com a de 2006, que ocorreu na Alemanha, país considerado por muitos como exemplo a ser seguido, apesar dos feitos da Siemens & ACMelhados. Experimente à vontade e tempere a gosto.


Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

5 comentários:

Paulo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203705092444921&set=a.4865867881654.78840809.1145989917&type=1

Paulo disse...

"Várias pessoas questionaram o Padrão da Festa de Abertura da Copa. No calor do momento e por saber das grandes qualidades que temos em nosso país no quesito apresentação (Samba, Festival de Parintins, etc) eu também achei estranha a festa. Eis que vendo um post, percebi que existe um PADRÃO FIFA para a apresentação, inclusive com o número de participantes, alegorias etc. Segue a foto da abertura das 3 ultimas copas. São parecidas." (Rodrigo Santana)
https://pbs.twimg.com/media/BqBsJh4CEAAI2ht.jpg:large

Unknown disse...

Pensamos de modo semelhantes, Schasça. Logo em seguida eu postei:
"Achei fraquíssima, mas pelo visto nos anteriores não foi muito diferente. E pelo visto o responsável pela abertura é a FIFA. Então direcione melhor as críticas. Além disso, o gramado já ficou meio zoado depois disso, imagine com mais gente..."
Abraço!

Shasça disse...

Car@ Unknown, não entendi a parte "Então direcione melhor as críticas".
Podes ser mais explícit@?

Shasça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.