18 dezembro, 2014

ARRIBA, CUBA!





A notícia da RETOMADA do contato entre Cuba e EUA tomou o mundo com um misto de surpresa positiva, para aqueles que torcem pela felicidade do povo, e decepção para aqueles que, ao verem um pano vermelho, tremem mais que MARIA quando é obrigado a entrar no Horto. Ainda não vi os espamos de Reinaldo Azevedo, Jabour ou Mainardi, mas curti a tristeza de YOANI SÁNCHEZ ao sentir que corre risco de perder boquinha de dedo-duro.
A manchete de alguns jornais brasileiros bem poderia ter sido: OBAMA OBEDECE JUVIDOSA DIREITISTA BRASILEIRA E VAI PRA CUBA. Ficaria perfeita nas vozes dos William’s Bonner & Waack; Casoy também não faria feio. Imagino seus semblantes ao dar a notícia sem poder repisar, por exemplo, as invencionices a respeito do PORTO DE MARIEL. Talvez fizessem figa, com a mão às costas.
É óbvio que não dá para ser romântico sobre as razões deste inicial – tomara que se amplie – afrouxar o embargo imposto aos cubanos. Uma delas deve ser o medo de que China e Rússia ocupem este espaço tão próximo do quintal de Tio Sam. Sabe-se que estes dois países estão envolvidos na construção de um CANAL TRANSOCÊANICO na Nicarágua. Até o Brasil tem posto as manguinhas de fora ao investir na construção do já referido porto.
Esta “abertura” norte-americana bem pode ser mais uma versão da clássica FRASE de Lampedusa na obra “O Leopardo”. Porém, como diz VEI LEITE, “quem vai bater está sujeito a apanhar”. Então, pode acontecer de o povo cubano fazer uma limonada deste limão e aproveitar a brecha para desenvolver mais ainda suas potencialidades.
Viva Cuba!


Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

4 comentários:

Cida Leite disse...

Para mim, não há surpresa alguma, pois o ser humano esta em constante transformação, se modulando e remodulando. Muitas outras surpresas chegaram a nós, afinal o Papa Francisco gosta de futebol rsrs. Tudo muda o tempo todo e só os tolos não buscam pelo conhecimento da História da humanidade. Por isso acredito na trilogia de que: filosofia, ciência e religião andam juntas, uma depende da confirmação da outra.O homem um dia entenderá que "ser" ainda é melhor que "ter". Eu "estou" e não eu "sou".
#BeijosdeLuz

José Amaral Neto disse...

Compartilho de suas palavras mestre Shasça!!!!! É sim um avanço tal qual foi quando Nixon se aproximou dos chineses. Não se esqueça de que os dois maestros responsáveis, um negro, e um padre, jamais receberiam apoio citados. Uma pena que ainda vemos acintes iguais ao do Senador Rubio e da blogueira Yone. nenhum dos dois acredita que o povo cubana possa sim, fazer uma limonada com esses dois limões!!!!!!!!! Parabéns #Obama Parabéns #PapaFrancisco

Zédú Neves disse...

Já era hora do Tio Sam se mexer...
De Cuba renascer...
Capitalismo a parte...
Um planeta para todos!

Abraço Shasça!

Silvana Simão disse...

Excelente a escolha do clipe para um momento histórico como este!