27 outubro, 2010

É HOJE: CERVEJA FALADA

Cumpadi Guto convida para a

Pré-Estreia em Florianópolis do curta metragem sobre Rupprecht Loeffler e Cervejaria Canoinhense vencedor do edital Cinemateca Catarinense/FCC 2008

A pré-estreia do curta metragem "Cerveja Falada" está marcada para acontecer dia 27 de outubro em Florianópolis, em dois horários: 19h30min e 20h. A exibição será no Paradigma Cinearte e haverá degustação da cerveja Canoinhense logo após as sessões no Varandas Café, lá mesmo no Corporate Park.

O documentário curta-metragem Cerveja Falada, essencialmente sobre Rupprecht Loeffler e sua cervejaria Canoinhense, foi premiado no edital Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura de 2008 e rodado durante os meses de junho e julho de 2009, na cidade de Canoinhas, interior de Santa Catarina. Montado em Florianópolis no segundo semestre do mesmo ano, a obra foi finalizada 35 mm no mês de março de 2010, em São Paulo. A produção é assinada pela Exato Segundo Produções Artísticas LTDA, com direção de Demétrio Panarotto, Luiz Henrique Cudo e Guto Lima.

Rupprecht Loeffler é filho de imigrantes alemães que desembarcaram em Santa Catarina no final do século XIX e que, como muitos outros imigrantes, trouxeram na bagagem a paixão germânica pela produção de cerveja e construíram parte da identidade cultural destes povos e cidades com suas cervejarias.

A cervejaria Canoinhense, fundada em 1908 e passada de pai para filho, é a única no Brasil que conseguiu manter as suas características originais e atividades até os dias de hoje. Mantêm a forma de produção cervejeira de um passado distante nos moldes das cervejarias alemãs do século XIX, como se tivesse parado no tempo. Uma prova ainda viva de técnicas que foram se tornando obsoletas diante das facilidades da vida moderna, métodos e tipos de vida que parecem não ter mais espaço no dia-a-dia conturbado das grandes cidades.

Seu Loeffler, hoje com noventa e três anos, acompanhado de dona Gerda, com quem está casado a sessenta, orgulha-se muito desta trajetória e nos conta no filme muitas situações vividas ao longo dos anos. Propicia assim ao espectador um passeio por fatos importantes que marcaram a história do século passado. Remonta a memória de seu pai e do século XIX, ingressa com lucidez e vivacidade no século XXI, contando-as com um olhar de quem passou a vida envolvido com uma de suas grandes paixões: a cerveja.

O documentário, com 15 minutos de duração, é apenas um aperitivo desta história, e ao mesmo tempo um convite para que as pessoas conheçam um pouco mais do legado da cervejaria Canoinhense, de seu Loeffler e de sua vida devotada a paixão pelo trabalho e a manutenção de uma tradição familiar.

Assista ao TRAILER
Link para o TEASER

MAIS INFORMAÇÕES:

O QUÊ: Pré-estreia em Florianópolis do curta metragem Cerveja Falada
ONDE: Paradigma Cine Arte - Rodovia José Carlos Daux (SC 401) - Centro Empresarial Corporate Park - Santo Antonio de Lisboa / Florianópolis / SC – 48 3239 7777
QUANDO: 27 de outubro (quarta-feira);
HORÁRIOS: Sessões às 19:30 e às 20:00
QUANTO: Entrada franca
MAIS INFORMAÇÕES: www.exatosegundo.com.br
CONTATO: Guto Lima (48) 9989-4215
Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

DE NOVO: ELLEN OLÉRIA

Insistindo na necessidade de um clima mais pra cima, na imprescindibilidade urgente da alegria vencer a paranóia, o blog reapresenta ELLEN OLÉRIA.
Escute esta garota, visite o site dela, compre o disco dela e bote alho nas janelas da alma para espantar os vampiros que já definham em meio às suas tentativas.
{8¬)


Ps.: saiba mais clicando no HYPERLINK.

PARA AMENIZAR: SERGE GAINSBOURG

Pessoal,
Mais uma vez, o blog vai na contramão do clima de ódio neo-inquisitório que grassa nesta mais sórdida campanha eleitoral que o Brasil já viveu. Como num passe de mágica ou, melhor dizendo, de bruxaria, as lacraias saíram à luz dispostas a tudo. Dizem, alguns da imprensa, que os dois principais candidatos trocaram a apresentação de propostas sérias pela simples regurgitação de calhordices. Para mim, uma das partes é que não consegue enxergar outra alternativa de virar o placar e insiste no papo podre. A favor de minha tese, sugiro a leitura de GILBERTO DIMENSTEIN, tradicional TUCANO, publicada no jornal FOLHA DE SÃO PAULO e intitulada QUE SERRA É ESTE?
Como sempre, a História dirá àqueles que lhe dão valor quem é quem nesta bandalheira.
Voltando à contramão, sugiro este vídeo de SERGE GAINSBOURG, que fala de outro tipo de relacionamento entre as pessoas. Sei que está meio fora de moda mas, como ainda sou das antigas, e muito gosto de ter vivido nos ANOS 60, quando músicas costumavam ser censuradas, reponho Serge à mesa. Serge teve uma música uma de suas canções, JE T’AIME MOI NON PLUS, proibida porque despertava a libido dos ouvintes brasileiros. Ainda mais que era cantada em dueto com JANE BIRKIN, sua esposa. Foi censurada porque prazer que não seja sado-masoquista não é de bom tom para as lacraias de sempre.
Aliás, neste momento, me vem uma pergunta: o que faria o REGIME MILITAR DE 1964 se à época da censura houvesse a facilidade de piratear que se tem hoje?
Enfim e ao cabo, vamos a este vídeo cuja canção é dedicada à mulher mais bonita que as elas de cinema já hospedaram: BRIGITTE BARDOT.



Ps.: como sempre sugiro, saiba muito mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas). Tem até o disco com a canção proibida, de presente.

25 outubro, 2010

BOA VIAGEM, GREGORY!

Sem desmerecer Bob Marley e outros fantásticos reggaemen, GREGORY ISAACS é, pro meu gosto, a melhor voz do reggae.
Veja /ouça porque (aí abaixo) e ganhe um souvenir do fera:
MR. ISAACS.
{8¬)



Ps. 1 - o disco é um presente que tomei emprestado ao blog RASTA REGGAE ROOTS DOWNLOAD; baixe o disco e visite o blog sem receios.

Ps. 2 - saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

19 outubro, 2010

HERZOG / MORAIS: DILMA / SERRA

Primeiramente, esclareço que os nomes e vídeos estão organizados em ordem alfabética.
Aí estão duas opiniões e declarações de voto para os candidatos à presidência do BRASIL, nesta eleição de 2010.
Temos FERNANDO DE MORAIS, reconhecido mundialmente como um dos principais biógrafos brasileiros. Também temos IVO HERZOG, filho de VLADIMIR HERZOG, jornalista e mais uma das vítimas da DITADURA MILITAR. Clicando nos nomes é possível saber um pouco sobre quem é cada um destes cidadãos.
Ouça, reflita e decida o teu voto. Principalmente, justifica tua escolha, caso tenha vontade. Só não vale é reclamar depois.
A bola está contigo, ilustre visitante.
{8¬)

Fernando de Morais:



Ivo Herzog:

18 outubro, 2010

FLORIPA E SUA HISTÓRIA.

Apresento dois vídeos que têm muito a ver com o momento atual de FLORIANÓPOLIS - SC, nossa mais que conhecida FLORIPA.

No primeiro, "DE DESTERRO A FLORIANÓPOLIS - Como tudo Começou, de Marcelo Gevaerd, temos uma apresentação cronológica de como a cidade tem se desenvolvido.



Neste outro vídeo, FLORIPA INVADIDA, do mesmo autor, já podemos perceber e, principalmente refletir a respeito, algumas das conseqüências do nosso estilo de nos relacionarmos com este lugar tão bonito e, por isto mesmo, tão frágil.
Já foi dito que a beleza é efêmera.



O que será que nós, nativos, moradores e/ou visitantes da Ilha temos a ver com o que tem acontecdo por aqui? A palavra está aberta.
{8¬)


Ps.: saiba mais sobre Floripa clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

14 outubro, 2010

CADA UM ENVEREDA POR ONDE LHE DÓI MENOS

A propósito do e-mail que recebi de um cumpadi da área cinematográfica, a resposta ao mesmo tornou-se esta postagem no intuito de dividir o papo com os visitantes que me privilegiam com sua presença. Até porque aqui posso postar o vídeo onde CARLOS VEREZZA expõe sua análise sobre a Política brasileira.
Dividindo:

Cumpadi César,
Como se pode ler aí embaixo, há, no momento brasileiro, certa dificuldade em compreender o que se está passando na vida tupiniquim. Talvez seja apenas dificuldade em analisar os discursos e/ou confrontá-los com as práticas históricas dos discursantes.
Vivemos um recrudescimento da cultura religiosa medieval que sempre habitou a tal "alma brasileira" (mesmo no caso dos que apresentam como ateus). A moda vigente é satanizar.
Lembra-se que recentemente só faltou condenarem NEYMAR ao cadafalso, um guri que tem o "azar" de saber jogar bola? O cara já havia sido multado, afastado do time e a massa ainda queria mais. Quase aposto que o resgate dos mineiros, aqueles lá do Chile, vai durar menos na nossa memória do que se todos tivessem morrido soterrados. A cultura cristã (lembro que cultura não é religião) alimenta-se de sangue, fogueiras e cruzes.
Pois é... no caso do Santos, o time melhorou muito depois que o técnico saiu e o "satanizado" Neymar ficou: entramos na briga pelo título.
No caso da política, parece-me que pouca gente sabe o que (e porque) aconteceu com GABRIEL PRIOLLI e MARIA RITA KEHL , entre outros.
Por razões como estas é que não tenho tido vontade de participar de discussões até que a atual campanha eleitoral termine. Individualmente, não incomoda o resultado: tenho sobrevivido a golpe militar, censura e TFP, assim como a seus simpatizantes. Que venha o próximo ministro da cultura, seja ele mais um Ypojuca ou não. Sobreviveremos! O chato será escutar as reclamações, pelas vaias, das marilias peras, claudias rayas e etc do momento.
Aliás, já visitou o blog do Verezza? Se ainda não, experimente NAS VEREDAS DO VEREZZA.

E a classe artística baba no ovo de um cara com esta mentalidade... Pode?! Pode!
Boa sorte pra nós todos!

[ ]'s
{8¬)



Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

10 outubro, 2010

PARA LENNON, McCARTNEY E MUITOS OUTROS

Aproveitando que JOHN LENNON nasceu, aí vai mais uma canção composta para ele: PARA LENNON E McCARTNEY. Lennon que, podendo escolher o caminho da obviedade, preferiu outra luta.
Além do mais, pode-se ver como o mercado musical brasileira oferecia maravilhas ao invés dos sertanojos, axoxos e pagonejos de hoje em dia. Ninguém pedia pra jogar as mãozinhas para o ar ou tirar o pé do chão. A música era endereçada ao corpo todo, incluindo o cérebro.
Como MILTON NASCIMENTO era bom! (a meu juízo, claro)
Desejo que goste.
{8¬)



PARA LENNON E McCARTNEY
(Marcio Borges / Fernando Brant / Lô Borges)

Por que vocês não sabem do lixo ocidental?
Não precisam mais temer
Não precisam da solidão
Todo dia é dia de viver
Por que você não verá meu lado ocidental?
Não precisa medo não
Não precisa da timidez
Todo dia é dia de viver
Eu sou da América do Sul
Eu sei, vocês não vão saber
Mas agora sou cowboy
Sou do ouro, eu sou vocês
Sou do mundo, sou Minas Gerais
Por que vocês não sabem do lixo ocidental?
Não precisam mais temer
Não precisam da solidão
Todo dia é dia de viver
Eu sou da América do Sul
Eu sei, vocês não vão saber
Mas agora sou cowboy
Sou do ouro, eu sou vocês



Ps.: clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas) para saber mais.

09 outubro, 2010

CONRADO E SEU VIOLÃO

Pra amenizar esta onda talibã que se abate sobre esta apalarmada nação tupiniquim e sua fantástica atração pelo sangue, o blog oferece uma aula de violão com meu Cumpadi CONRADO PAULINO, grande craque das cordas e dos acordes.
Nem parece, mas já vi o Cumpadi altamente punk num show lá na Baixada Santista. Chegou a assustar os punks que estavam presentes! Como vida de músico é como rapadura, terminamos a madrugada empurrando o Opala de Mauricião da CIDADE OCIAN até quase o final da PRAIA GRANDE. Sabe aquele papo da gasolina
Então, fica assim: quem tem violão, agarra o pau de corda e aproveita os toques; quem não tem, presta atenção na conversa que sempre se aprende muita coisa.
Boa sorte pra nós todos. Principalmente, para as meninas que já podem começar a escolher sua burka, caso a TURMA "DO BEM" ganhe as eleições.
Vamos pra aula?
{8¬)



Ps.: como sempre, clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas) para sabner muito mais. Inclusive, ganha um disco do TOM ZÉ.

05 outubro, 2010

MARINA, VOCÊ SE PINTOU?

Para quem não viu, aqui vai um trecho dos muitos momentos de carícias entre os candidatos à presidência do Brasil. Neste caso, as personagens são JOSÉ SERRA (que vai disputar o segundo turno contra DILMA ROUSSEF) e MARINA SILVA (que se diz a grande vitoriosa, embora tenha ficado em terceiro lugar, portanto fora da disputa).
Como votarão Marina e seus eleitores neste segundo turno? Segundo noticiou a imprensa, Marina disse que seu PV tomará a decisão em plenário,dentro de 15 dias.
Neste vídeo pode-se ver e ouvir claramente qual é (ou era) a opinião de Serra sobre Marina. Vocês que votaram nela por querer mudanças ou por motivos morais e religiosos, de qual lado estão, agora?
{8¬?



De minha parte, ofereço esta singela homenagem a quem se julgar merecedor, enquanto transcorrem estes 15 dias de Marina e seu PV a refletir no MONTE DAS OLIVEIRAS.

{8¬)



Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

02 outubro, 2010

TAMBÉM PARA OS DIAS DE CHUVA: LED ZEPPELIN

Enquanto a chuva de hoje preparar a Terra para o importantíssimo dia de amanhã, quando as mulheres passarão a ser ainda mais importantes neste e noutros países, abra um vinho, uma cerveja, um suco... e plugue os ouvidos e a mente nesta canção pra curtir a chuva propiciada pelo fantástico e eterno LED ZEPPELIN.
Aliás, que tal ganhar um disco inteirinho do LED? PHYSICAL GRAFFITI, por exemplo?
Vamos lá!



THE RAIN SONG


It is the springtime of my loving - the second season I am to know
You are the sunlight in my growing - so little warmth I've felt before.
It isn't hard to feel me glowing - I watched the fire that grew so low.

It is the summer of my smiles - flee from me Keepers of the Gloom.
Speak to me only with your eyes. It is to you I give this tune.
Ain't so hard to recognize - These things are clear to all from
time to time.

Talk Talk - I've felt the coldness of my winter
I never thought it would ever go. I cursed the gloom that set upon us...
But I know that I love you so

These are the seasons of emotion and like the winds they rise and fall
This is the wonder of devotion - I seek the torch we all must hold.
This is the mystery of the quotient - Upon us all a little rain must fall...It's just a little rain...


P.s: viaje pelos HYPERLINKS (palavras realçadas). Num deles, tem disco de presente. Pode baixar que já testei e estou ouvindo.

01 outubro, 2010

FIM DO TÍTULO DE ELEITOR?

Putz!
Em pleno momento de intensificação do processo de CONVERGÊNCIA DIGITAL foi de encabular assistir pela TV JUSTIÇA dois ministros do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL alegarem que a não imprescindibilidade do TÍTULO DE ELEITOR no momento da votação decreta o fim deste documento fundamental. Talvez por memória curta, talvez por outros motivos que não se saiba, esqueceram-se que daqui a alguns meses entrará o RIC (Registro de Identidade Civil) que conterá dados como CPF, RG e o tão conhecido, e nem sempre bem utilizado, Título de Eleitor.
Jornalistas e comentaris das Redes de TV e jornais da imprensa tradicional (não preciso citar quais são,né?) também deitaram suas indignação via telas e páginas virtuais e papelas.
Estes profissionais devem saber que em muitas situações como solicitação de passaporte, vínculo empregatício e outras, o documento continua a ser exigido.
Na tentiva de colaborar para o fim deste destempero desnecessário, convido o visitante a assistir o vídeo abaixo com um mínimo de atenção. Pode ser interessante tomar conhecimento do que se trata antes de jogar o título no lixo, literalmente.
Vamos lá?
{8¬)



Para saber mais, inclusive quais são as especificações técnicas do RIC, clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)