03 maio, 2013

AINDA MACBETH



Macbeth, para quem ainda não sabe, é uma TRAGÉDIA escrita por Shakespeare no início do séc. XVII. Seu tema, simplificando, são as RELAÇÕES DE PODER, no caso, no âmbito da coroa escocesa. Ao contrário da crença generalizada, não se é possível deter o Poder. Ele é exercido nas relações sociais.
Numa das recentes postagens há um hyperlink para download gratuito do texto. Sua leitura pode nos ajudar a perceber que Política - assim mesmo, com inicial maiúscula -  significa algo muito além do que sacanagens cometidas por uma minoria de pessoas eleitas e sustentadas por uma maioria que gosta de não se lembrar do que fez nem de refletir sobre o que estão lhe fazendo, seja bom ou ruim.
Obviamente,  assistir a peça deve ser muito melhor. Da mesma forma, a leitura de qualquer bom livro, algum  que ofereça um pouco mais que 500.000 tons, que nos ofereça, principalmente, portas tanto convidativas quanto abríveis.
Voltando ao Macbeth, prestem atenção à pergunta deste menino e reflitam sobre como têm sido suas escolhas políticas e quais os resultados que lhe trouxeram.
Vamos nessa?

Ps.: você já navegou pelos HYPERLINKS (palavras realçadas)


Nenhum comentário: