10 maio, 2013

ENTURMAÇÃO OU "ENXUGAÇÃO" DA EDUCAÇÃO?



Quinta-feira, 09/05/2013, programa Conversas Cruzadas, da RBS-SC, apresentado por Renato Igor. Alguns profissionais da área educacional debatem a processo de ENTURMAÇÃO ESCOLAR que consiste, em linhas gerais, em remanejar alunos de classes que não atinjam uma quantidade mínima. Este procedimento já existe há alguns anos.
Durante o debate, para justificar este processo de ajuntamento de estudantes o Secretário de Educação de Santa Catarina diz que a média de alunos por sala nas escolas estaduais era de 31 por sala em 2010 e agora é de 27. E fala isto tranquilamente, sem demonstrar a menor preocupação pelo fato. Segundo ele, é grande a evasão escolar e o jeito é juntar alunos de classes “vazias”.
Para tentar entender: enquanto a população do Estado aumenta e a frequência nas escolas públicas estaduais diminui, a providência que o Secretário toma é reduzir o número de salas de aula?! Será que podemos pensar que continuar a FECHAR ESCOLAS estaduais é a meta do atual governo de Santa Catarina no que concerne à Educação?! Posso estar equivocado, mas ainda considero que o principal papel de alguém que, independentemente da instância, esteja responsável pela Educação Pública é empenhar o máximo de esforços para que todos tenham acesso – e, principalmente, permanência – ao ensino público e de qualidade.
Creio que, em algum momento, a Sociedade Catarinense vai perceber que tem o direito e a responsabilidade de exigir a adequada aplicação dos recursos que o Estado amealha através dos tributos. Um dia, aqueles que podem pagar os estudos de seus filhos em escolas particulares, vai descobrir que pagando duas vezes por apenas um serviço.
Aliás, um dos telespectadores enviou, ao programa, uma pergunta sobre qual(is) dos debatedores têm filhos cursando escola pública. Ninguém respondeu.

Ps.1 - peço perdão pelo título da postagem, pois a Educação Pública não merece rimas pobres.
Ps.2 - como sempre, saiba mais sobre o assunto clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

Nenhum comentário: