06 maio, 2010

CINEMA: SER NEGRO NO BRASIL

A FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC, através do Projeto DocBrasil, apresenta o ciclo de filmes SER NEGRO NO BRASIL. O projeto tem a curadoria de José Rafael Mamigonian e serão exibidos seis filmes nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio. Abordam a história, a cultura e os desafios que o povo de origem afro-brasileira encontra no Brasil.

MINORIA ABSOLUTA
Direção: Arthur Autran, SP, 1995, 13 minutos
Sinopse:Intelectuais negros discorrem sobre temas como a posição do negro na Universidade, a relação entre cultura negra e cultura acadêmica, a opção pela negritude, as dificuldades na divulgação da produção intelectual do negro e outros. Depoimentos de Dulce Pereira, Clóvis Moura, Fernando Conceição, Emanoel Araújo e Milton Santos.


A NEGAÇÃO DO BRASIL
Direção: Joel Zito Araújo, RJ, 2000, 91 minutos
Sinopse:Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela, o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.

Ps. 1 - ENTRADA FRANCA!!!

Ps2 - para mais informações clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

Nenhum comentário: