31 agosto, 2010

JORNAL DA GLOBO ENTREVISTA DILMA ROUSSEF, JOSÉ SERRA E MARINA SILVA

No JORNAL DA GLOBO de 30/08/2010, Cristiane Pelajo e William Waack entrevistam DILMA ROUSSEF, JOSÉ SERRA e MARINA SILVA, candidatos à presidência do BRASIL.
Deixo os comentários por conta de quem assistir.

{8¬)

Marina Silva:





José Serra:





Dilma Roussef:




Ps.: para mais informações, clique nos HYPERLINKS.

30 agosto, 2010

PARA AMENIZAR: JUSTO VERÍSSIMO

Para não dizer que não pisei nas flores, aí vai uma demonstração de como costumam ser os candidatos eleitos depois da posse. Isto, é claro, quando seus eleitores não procuram saber em quem estão votando e, muito menos, acompanham o trabalho dos seus escolhidos.
O problema não é a Política; o problema é quem escolhe o político!
Dá-lhe CHICO ANYSIO!
{8¬)

29 agosto, 2010

VONTADE POLÍTICA / VONTADE DE QUEM?

Vontade política é, muito provavelmente, das expressões que mais se ouve no Brasil. Principalmente, em época de eleições. Como temos eleições a cada dois anos, estas duas palavras pululam nos discursos dos políticos de oposição, nas análises de jornalistas e cientistas sociais. Também dominam as conversas entre os eleitores nas poucas ocasiões em que se lembram de que em alguns dias de suas vidas serão obrigados a escolher os ocupantes dos postos que comandam os destinos do país e, por conseguinte, os seus.
Tal como acontece agora, candidatos ocupam ruas, botequins, campos de futebol e, para piorar, invadem as telas de TV atrasando o começo da novela e do telejornal favorito. Nestes momentos, em meio à bronca cívico-eleitoral, a maioria da população relembra que este e/ou aquele fulano, na eleição anterior, esteve no seu bairro prometendo mundos e fundos, não cumpriu e já está de volta com a mesma conversinha. Só o terno que parece mais caro que o anterior. Fica, também, a impressão de que o candidato está mais saudável...
- Ô Maria, este cara não tinha umas pelancas penduradas no queixo? Espia só como o salafrário está formoso, com o burro na sombra...
Lá está, mais uma vez, o candidato bradando que o governo (municipal, estadual ou federal, não importa o partido) não tem vontade política para melhorar as condições de vida da Comunidade. Apresenta-se como o portador da vontade política, o único capaz de exercê-la apenas em benefício do Povo, sem o menor interesse a não ser o de resolver os problemas na Segurança, na Saúde e na Educação, sem falar no aumento do emprego, da renda etc. Como sempre, ele discursa e o eleitor desconfia deste pote de boas intenções tão solícito.
- Vontade pol... Afinal, o que vem a ser isto?
Pois é. O termo Política deriva de Polis, que significa cidade. Posto isto, podemos traduzir a tal vontade em desejos e anseios dos habitantes da cidade/município, estado e nação? Vamos experimentar este raciocínio? É simples: a partir dele, vereadores, deputados e senadores tornam-se os tradutores das nossas vontades; prefeito, governador e presidente executam as mesmas; juízes fiscalizam a execução e punem eventuais desvios. Já a função do eleitor exige um pouco de esforço no sentido de acompanhar os atos desses nossos representantes, por cujo trabalho pagamos muito bem. Acreditando nisso e, principalmente, praticando esta cobrança, só o desinteresse pelo que é nosso pode nos prejudicar.
Acreditar que a Vontade Política é NOSSA é o primeiro passo para a melhoria da vida de todos. Então, que tal transformar este sentimento de bronca ou enfado durante a campanha eleitoral numa oportunidade de aprendizagem?
Vamos lá?
{8¬)

BAR DO SEO CHICO

Se o BAR DO SEO CHICO fosse uma construção de 10 pavimentos, carros bacanas nas garagens seria derrubado?
Realmente, será que poluía o Atlântico mais que muitos outros bares situados à beira-mar?
O que vai sobrar de Floripa?
E nós com isto?
{8¬?



Ps 1 - vídeo emprestado de Sérgio Rubim
PS 2 - para saber mais clique no HYPERLINK

25 agosto, 2010

O ESTALEIRO DE BIGUAÇU

É claro que o povo de BIGUAÇU - SC merece melhorias na sua qualidade de vida e o estaleiro que pretendem instalar no Município em muito pode colaborar com isto, tanto no aumento dos recursos públicos, através dos impostos que, acreditamos, serão devida e corretamente recolhidos, quanto no incremento da oferta de mão-de-obra. A arrecadação de tributos é de fácil solução, pois prefeituras não costumam ter dificuldades neste quesito. A questão da mão-de-obra é um pouco mais complicada.
Meu pai trabalhou em construção de usinas hidrelétricas e refinarias de petróleo. Fui criado mudando de cidade em cidade, de estado em estado, acompanhando e sendo parte das conseqüências das instalações das mesmas. Por exemplo: numa das cidades em que moramos, a casa que alugamos por 250 dinheiros (tal qual Judas Carioca, também não sei o nome da moeda da época) era alugada anteriormente por 50. Creio que este dado permite visualizar um dos impactos. Minha família e as outras que chegaram ao mesmo tempo e por igual motivo aumentaram a demanda por moradia, escolas, serviços de saúde etc. Obviamente, a referida cidade não havia sido preparada para a chegada do “progresso”. Não havia feito sua parte.
Da nossa parte, não éramos como portugueses arrombando Pindorama. Chegávamos para construir, pois os empreendimentos necessitavam de mão-de-obra especializada e esta não havia. Éramos uma espécie de migrantes indesejados, porém necessários. Os habitantes das cidades para onde mudamos sofreram impacto bem maior que fauna e flora: apesar de TRÊS MARIAS o VELHO CHICO ainda está vivo; apesar de FURNAS, o rio continua GRANDE.
Assim como usinas e refinarias, também estaleiros nos são necessários, pois o país tem uma imensa faixa litorânea semi-utilizada que, não fosse JUSCELINO KUBITSCHEK (o primeiro rei do marketing mineiro; o segundo quer ser senador) seria hoje nossa principal via de transporte. Teríamos uma longa e larga “estrada” sem curvas, buracos ou congestionamentos. Há mais de 500 anos nossos ancestrais ibéricos fizeram-se ao mar; nós, com este marzão todo, seguimos grudados à terra.
Então, o estaleiro não é um problema. Pelo que leio, seus prováveis impactos ambientais, econômicos e sociais é que o são. Principalmente, os sociais, a meu juízo.
Portanto, dentre as medidas mitigadoras, é fundamental considerar a formação de mão-de-obra apta a desenvolver atividades especializadas e com bons salários. Tão fundamental, ou mais, quanto a formação é que os envolvidos no empreendimento – poder público e empreendedor - ofereçam garantias de que a construção da primeira embarcação inicie apenas quando 50%, por exemplo, da mão-de-obra envolvida for originária de Biguaçu.
Talvez seja uma maneira de o estaleiro ser também dos biguaçuenses. Afinal, a opinião mais importante é a deles, assim como a beira de mar desejada.
Que tal?


{8¬?

Ps.: conheça mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

BARCA DOS LIVROS: PROGRAMAÇÃO 24 a 28/07/2010

Convite da BARCA DOS LIVROS:

Esta barca é tão importante para quem sabe, e quem ainda não sabe, o prazer da leitura que devria ser replicada até mesmo nas areias dos desertos.
Curta! Apoie!
{8¬)

Ps.: clique no HYPERLINK (palavra realçada) para saber mais sobre este projeto fantástico.

FRANKLIN CASCAES - MOSTRA

O convite vem de GUTO LIMA:

"
Últimos dias de visitação!

Exposição que se encontra aberta desde 10 de julho levou milhares de visitantes ao Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.
Domingo, 29 de agosto, é o último dia para a visitação de "Franklin Cascaes: desenhos e esculturas", com curadoria de Fernando Lindote. A entrada é franca.

Após quase dois meses aberta ao público, a mostra fechará tendo alcançado os objetivos propostos.
A curadoria de Fernando Lindote trouxe uma outra maneira de se perceber a obra de Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983). São 29 desenhos e 4 conjuntos de esculturas que se encontram expostos nas salas de exposições temporárias do Palácio Cruz e Sousa.
Diversas atividades foram realizadas ao longo deste período, incluindo o Paralelo Cascaes, o projeto Itinerários de Exposição, o CineCascaes e o Colóquio Cascaes, que foi acompanhado pelo lançamento do catálogo da mostra.
Além disso, a ação educativa atendeu estudantes da rede pública de ensino municipal, estadual e federal, incluindo ainda escolas particulares.

O conjunto da programação pode ser conferido em http://cascaes-desenhos-e-esculturas.exatosegundo.com.br/ "

{8¬)

24 agosto, 2010

CINECLUBE PITANGUEIRA - PROGRAMAÇÃO 24/08/10


A Lagoa da Conceição, centro nervo-badernos de Floripa, ganha mais um cineclube: o Pitangueira. Sua programação inclui filmes para adultos e petizes.
Cumpadi Pedro MC convida:

"O Cine Pitangueira está se tornando um ponto de encontro na Lagoa da Conceição em Florianópolis.

As sessões infantis em todas as terças-feiras estão cada vez mais lotadas e concorridas, e nesta semana a sessão é dedicada a curtas catarinenses.
Na sessão adulta o filme nacional é o longa "Narradores de Javé", de Eliane Caffé, que esteve em Santa Catarina durante o FAM 2004, e apresentou seu trabalho que é um dos filmes mais criativos da recente safra nacional.
Todos convidados!

Sessão Infantil: 15h - Curtas Catarinenses

- O Mistério do Boi de Mamão, de Luiza Lins, 2005, 13 min
Deni e Lurdinha se encontram no campo de futebol onde a turma está treinando, e mais uma vez, ele não está jogando… Mas é um dia muito importante para Deni: ele vai ao estádio ver pela primeira vez o seu time jogar contra um time de fora! Mas quem fará o cavalinho no lugar dele na brincadeira do Boi de Mamão? A partir daí a aventura começa e Deni viverá o melhor dia de sua vida.

- Por Causa do Papai Noel, de Mara Salla, 2007, 15 min
Urda cai de bicicleta e machuca a perna. Sua rotina muda e ela se ocupa com muita leitura. Conhece a literatura brasileira e encanta-se com as aventuras surgidas nos livros. Com um final surpreendente, depara-se com seu próprio futuro de escritora. Por Causa do Papai Noel é uma dapatação da obra da escritora Urda Alice Klueger inspirada em fatos biográficos e apresenta uma versão de como a escritora se apaixonou pela literatura.

- Bruxas Atacam Pescador, de Érico Monteiro, 2005, 15min
Deolindo, um pescador artesanal, encontra sua filha recém nascida doente após a visita de uma prima distante, uma genuína bruxa. O pescador parte em Busca de sinhá Chica do mane Pedro Maré-seca para dar início a uma batalha sobrenatural contra o feitiço de empresamento aplicado à criança.

Sessão Adulto: 20h - longa

Narradores de Javé, um filme sobre memória, História e exclusão
Direção Eliane Caffé, 2004, Brasil.

Sinopse: Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá agora ser executada pelos próprios habitantes. Como a maioria dos moradores de Javé são bons contadores de histórias, mas mal sabem escrever o próprio nome, é necessário conseguir um escrivão à altura de tal empreendimento. É designado o nome de Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Uma tarefa difícil porque nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado. Na construção deste dossiê, inicia-se um duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias - muitas vezes fantásticas e lendárias - o direito de permanecerem no patrimônio de Javé.

Quando: Terça-feira dia 24 de Agosto
Local: Casa das Máquinas - Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição
Horário: Sessão Infantil 15h e Sessão Adulto 20h
"

E o ingresso? É só ir até lá, assistir os filmes e ainda dar uma vadiada pela noite lagoana.
{8¬)

FUNDAÇÃO BADESC: VITTORIO DE SICA


O cinclube da FUNDAÇÃO BADESC apresenta mais do cinema italiano:
Filme - MATRIMÔNIO À ITALIANA
Direção - Vittorio De Sica, Itália, 1964, 96 min.
Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni e Aldo Puglisi.

Sinopse - a história de amor engraçada e comovente de Domenico e Filumena, com seus altos e baixos ao longo de 22 anos. Os encontros e desencontros entre os dois se sucedem em uma comovente comédia que é um dos maiores sucessos do cinema italiano.

É hoje, 24/08, às 19 h, e o ingresso é de grátis

Mais informações: FUNDAÇÃO BADESC

ROGÉRIO SGANZERLA NA UFSC


Quem gosta de cinema e gosta de rever - ou quer conhecer - o que de bom tem a filmografia brasilera não pode perder este evento promovido pela UFSC. O tema é a obra do genial diretor ROGÉRIO SGANZERLA. Também terá a presença de HELENA IGNEZ, que foi sua musa e atriz e hoje é premiada diretora.
O evento acontece de 23 a 27 de agosto.
Mais informações nos HYPERLINKS (palavras realçadas) e na PÁGINA DO EVENTO.
Imperdível!
{8¬)

FAZENDO GENÊRO - PROGRAMAÇÃO 24/08/2010

O povo que faz o gênero convida:

"Altercinemas e itinerários de imagens:

- Anelise R. Corseuil (UFSC) Visões Anglo-Americanas das Fronteiras da América
- Ivia Iracema Duarte Alves (UFBA) Mulheres solteiras e a casada nas series televisivas
- José Soares Gatti Jr (UFSCar) Usos do Véu
- Rosa Perez (ISCTE - Universidade de Lisboa) Como uma estrela de Bollywood. Filmes, deusas e mulheres na Índia rural
- Participação especial de Helena Ignez, falando sobre Canção de Baal*

Coordenação: Maria Cecília de Miranda N. Coelho (UFMG)

DAT: terça-feira, dia 24, das 9h às 12h
LOCAL: Auditório do Centro Sócio-Econômico/UFSC

Atividade do Seminário Fazendo Gênero 9.

Mais informações:
http://www.fazendogenero9.ufsc.br/

20 agosto, 2010

MOBILIDADE URBANA: DEBATE - 20/08

Pessoal,
O assunto é importantíssimo até para quem tem Rolls Royce dourado e acontece hoje.
Vamos tirar o bumbum da cadeira e participar ativamente.
Vamos abandonar esta passividade dos abaixo-assinados e choramingações!
Quem convida é o
COMITÊ DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO:

"Galera,
Nesta sexta, 20/08, às 19h, no Auditório da Reitoria da UFSC, teremos um debate importante sobre Mobilidade Urbana. Esta será uma ótima oportunidade para nos reencontrarmos e retomarmos essa discussão, preparando terreno para a reorganização da nossa luta.
Por isso é muito importante a presença de todos e todas!
Envio em anexo o cartaz da atividade e peço que todo mundo faça o esforço de ajudar na divulgação do debate nas escolas e universidades, sindicatos, movimentos, associações comunitárias, Twitter, Orkut, Facebook e todos os espaços possíveis.
Essa é a hora de continuarmos juntos, ampliando nosso debate, afinando o discurso e construindo um novo projeto de Transporte Público para Florianópolis, antes que o próximo aumento nas tarifas venha!
Nos vemos nesta sexta!
Abraços,
Khaled

***

Nesta sexta, 20/08, às 19h, no Auditório da Reitoria da UFSC, ocorrerá um novo debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis. Com os seguintes palestrantes:

- Lucio Gregori
Ex-secretário de Transportes do município de São Paulo e co-idealizador da Municipalização e da Tarifa Zero

- Paulo Cesar Marques da Silva
Professor de Engenharia de Tráfego do Departamento de Eng. Civil do Programa de Pós em transporte da UNB, conselheiro do Comitê de Mobilidade do Conselho das Cidades e membro da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes).

- Victor Khaled
Militante do Movimento Passe Livre - Florianópolis

Chamem todos e compareçam! Vamos manter viva a discussão sobre a construção de um novo modelo de transporte público!!!!

Noticiar as lutas, apoiá-las, pensar sobre elas.
http://www.passapalavra.info/ "

19 agosto, 2010

ROBERTO JEFFERSON TWITA

Veja só que perólas tomadas "emprestadas" do BLOG DO NOBLAT:

"Roberto Jefferson usa o twitter para se afastar de Serra

Mensagens postadas, hoje, no twitter pessoal do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, o homem que denunciou o mensalão:

* Eu apoio Serra a pedido do Geraldo Alckmin. Sou Geraldo, não conheço o Serra. Só de ouvir falar.
* Eu encontrei com o Serra duas vezes. Uma na convenção do PTB. Outra na casa do Geraldo Alckmin.
* Serra é responsável pela nossa dispersão. Nunca nos reuniu.
* Aécio: se o Lula derrotar o Anastasia, pois ele não é confrontado, derrotara você. Derrotara a oposição.
* Essa estória do empresariado paulista de fazer Dilma & Geraldo, pode dar Dilma & Mercadante. Ninguém se une contra o Lula. Ele esmagará todos.
* Geraldo: se o Lula desembarcar em São Paulo na eleição, vai ameaçar você. E poderá destruir a última fortaleza tucana. Destruindo a oposição.
* Gente, a continuar essa coisa de cada um por si; se a oposição não reagir ao Lula vai para o pau. * Em São Paulo, o Lula desembarcará para destruir a fortaleza tucana. Está na cara. E ninguém atira no Lula, o bonzinho.
* Lula está em Minas pedindo votos para Hélio Costa. E ninguém se opõe a Lula. Se Ansatasia perder, o Aécio será um senador isolado.
* O legado de Lula é dele. Não adianta os marqueteiros orientarem Serra para ser o sucessor de Lula. Ele fez o testamento para Dilma.
* Todos pouparam o governo do Lula de críticas. Mesmo quando Lula mente. E ele mente muito. * Lula surfa nas ondas do momento econômico construído por FHC. Mas o marqueteiro da campanha do Serra não quer que FHC apareca.
* A oposição não tem rosto. O PSDB nacional escondeu FHC. O PSDB regional esconde Serra."


Diga-me com quem...

17 agosto, 2010

BAUDELAIRE:

Talvez CHARLES PIERRE BAUDELAIRE tenha sido o precursor da poesia punk.Não estou falando da punkice bouticária de TITÃS e assemelhados. Falo da poesia punk de HENRY MILLER, BUKOWSKI, PLÍNIO MARCOS e RAUL SEIXAS, dentre outros.
Aí vai uma singela demonstração de carinho por uma parte do seu "público"; talvez, pela a maior parte do público do seu tempo, incluindo aí as otôridades de sempre, sempre a tentar aparar as asas de quem as tem.
Nestes tempos de pagonejo, axôxo e sertanojo "O Cão e o Frasco (Le Chien et Le Flacon, in PEQUENOS POEMAS EM PROSA, Editora UFSC, 1996 - tradução de Dorothée de Bruchard)" esbanja sinceridade.
E, como está no post anterior, gosto é gosto.
{8¬)

Ps.: para saber mais clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

ELIZETH CARDOSO & ZIMBO TRIO: SEI LÁ MANGUEIRA

Sobre gostar sei que existe uma frase clássica, fruto de irreflexão e preguiça mental: "gosto não se discute". Fico com o que ouvi de minha irmã Zarif: "gosto não se discute; lamenta-se".
Portanto, quem quiser pode desgostar do meu. Por exemplo, quando quero dividir um samba (ou será jazz?) como este cantado por ELIZETH CARDOSO e ZIMBO TRIO. A canção é SEI LÁ MANGUEIRA, de PAULINHO DA VIOLA E HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO.
Vamos conhecer umpoucomais das riquezas brasileiras?

{8¬)



Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas); tem até disco de presente.

12 agosto, 2010

DILMA ROUSSEF x MARINA SILVA x JOSÉ SERRA

Aí vão as três sabatinas para facilitar a comparação entre os canditados.
Nelas, WILLIAM BONNER e FÁTIMA BERNARDES, do JORNAL NACIONAL da REDE GLOBO, entrevistam DILMA ROUSSEF, MARINA SILVA e JOSÉ SERRA, candidatos à presidência do BRASIL.
Os comentários ficam para quem visitar o blog e tiver o que falar.
Afinal, temos alguma coisa com este papo de eleições?
{8¬?

11/08/2010:




10/08/2010:



09/08/2010:



Ps.: para saber mais sobre os candidatos clique nos HYPERLINKS (nomes dos mesmos)

11 agosto, 2010

JAMES BROWN: I FEEL GOOD

Pra amenizar tanta conversa séria, aí vai um tal de JAMES BROWN. Como você pode ver, até que o cara não dança tão mal.
Aumente o volume e arrede as cadeiras.
Let's funk!
{8¬)



Ps.: no HYPERLINK tem um brinde

10 agosto, 2010

TV CULTURA - O DESMONTE CONTINUA

Para conferir como o desmonte da TV CULTURA avança a passos largos e sob os olhos da população paulista (da brasileira, também).
Está no ESTADÃO, que não costuma fazer oposição ao desgoverno de São Paulo:

"Sayad explica planos a conselho da TV Cultura
Presidente da instituição anunciou o fim de alguns contratos, extinção de programas e a estratégia para diminuir déficit e aumentar produtividade
(...)
Segundo Sayad, em 24 horas de programação, a TV Cultura só produz atualmente 6 horas de conteúdo próprio, o que é considerado muito pouco para o tamanho da folha salarial.
(...)
O conselho não concorda que ele extirpe totalmente da programação de música erudita as transmissões de orquestras brasileiras - o presidente preferiria exibir, como o núcleo central do programa, orquestras internacionais em apresentações consagradas.
(...)
'O prestígio da TV Cultura depende de uma boa programação', disse Jorge da Cunha Lima. 'Ninguém vai se incomodar com dívidas de sentenças trabalhistas se a emissora estiver cumprindo bem sua função. Na minha avaliação, a TV Cultura é uma emissora de conhecimento, com a missão de formar pessoas, não entreter.'"

Para ler o restante da reportagem, clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

CINEMA E CIDADANIA: GARAPA

Cláudio Rios, da NAÇÃO HIPHOP, convida para o Circuito Universitário com exibições do filme GARAPA, com direção de JOSÉ PADILHA.

Datas e endereços:
- 11/08, às 19:30 h, na UNISUL - Campus Pedra Branca, em Palhoça;
- 12/08, às 14:00 h, na UFSC (DAC), com promoção do CINE MACIÇO;
- 13/08, às 19:00 h na Faculdade Municipal de Palhoça, com promoção do Grupo Liberdade.

Pe3ço do ingresso?! Só teu movimento até lá. Tira o bumbum da cadeira e vá!
{8¬)
Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

BARCA DOS LIVROS - PROGRAMAÇÃO AGOSTO/2010

Como sempre digo aqui e pelaí: a BARCA DOS LIVROS é das instituições mais importantes de FLORIANÓPOLIS - SC.
Vá conhecer, se ainda não o fez. Participe, se ainda não o faz. Sugira esta proposta aí na tua cidade, se é que ainda não o fez ou sua cidade ainda não dispõe. Só não fique parado, jogando milhos aos contras.
Embarque nessa!
Forte abraço de boa sorte aos barqueiros!
{8¬)

Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

09 agosto, 2010

BAR DO SEO CHICO

Na verdade, o BAR DO SEO CHICO sempre foi muito mais dos campecheanos, nativos ou optantes, que do próprio. Até Seo Chico é "nosso".
Em vista dos caixotões que se constroem no Campeche, como de resto em quase toda a ILHA DE SANTA CATARINA, este bar É um santuário. Embora tenha sido traiçoeiramente derrubado, digo que "É", porque não deixará de existir na memória dos que sabiam freqüentá-lo. Porque não bastava ir até lá; havia de se saber estar por lá.
Não É um bar, É uma instituição. Uma instituição popular e, por isso mesmo, precisa voltar a ilustrar as areias do campeche. Areias tão vilipendiadas em muitas das praias de FLORIANÓPOLIS.
Vamos lá, gente!
{8¬)

08 agosto, 2010

DIA DOS PAIS: DE NOVO, NOVAMENTE

Este já foi postado aqui, tempos atrás. Como ainda gosto e pai é pai, não é paiço, aí vai pra todos os pais.
Inclusive para os sem coragem.

eh meu pai!


[poeira entra em meus olhos
não fico zangado não
pois sei que quando eu morrer
meu corpo irá para o chão
se transformar em poeira
poeira vermelha
poeira do meu sertão
{que ouvi com Cascatinha e Inhana lá pelos meus seis carnavais)]*

eh meu pai nosso que estais comigo
santificado seja o nosso rumo
caminhas por onde estou
como eu danças no bojo do vento que brinca nesta beiramar
onde mulheres bonitas
- ah como tu irias gostar de vê-las!
cheirosas balançando suas nádegas
prestes a romper justas malhas coloridas
e ofuscar o sol
maravilhar o sol
beiramar continuação
embora aparentemente distante
da morada da tua ex-carne
aparente porque quando olho tu olhas
sentes a escuma da cerveja que bebo
e te escuto a bronquear por minha barba
e meu cabelo comprido que este nosso vento bagunça
e aquela do jogo de futebol entre cabelo ruim e cabelo bom? hein?
sabes que riem quando esta tua nossa história
e outra vez desobedeço
filho do Leite que sou
e se fosse diferente terias vergonha de mim
como teve em Pedregulho
enquanto me gritavas teu orgulho
- na nossa família tem criminoso; ladrão, não!

eh meu pai nosso que estais comigo
quando passo/passa por mim uma bela mulher
solteira casada tanto faz
e me lembro do quanto demorei para perceber
o porquê daquele teu sorrir safado
quando tocava a ponta do nariz com a língua
continuas vivo
nos chanfros onde derramastes tua solda
dos cafundós das Geraes aos cafundós da África
da Rua dos Cachorros ao Brega de Candeias

eh meu pai nosso que estais comigo
rei dos cavalos bravios de Peçanha
criado a samambaia e angu
desafiando as leis protéicas e vitamínicas
em tuas mortes não morridas
tuberculoses maleitas costelas quebradas
eletrochoque apendicites e etc
e o petit déjeuner de cerveja e conhaque

eh meu pai nosso que estais comigo
como nos domingos curitibanos de missa feijoada e zoológico
das cervejas no Caneca de Sangue
dois perdidos em Jacarezinho depois de goles de Ipanema
as noites nos botecos da baixada fluminense
e aquele insólito estilo de dividir a grana:
fregueses dos botecos saindo sorrateiros atrás de fregueses do boteco
e voltando sorridentes a contar o dinheiro dos fregueses do boteco:
a grana de mão em mão até à gaveta do balcão
onde descansaria até ser coletada sob mira do treizoitão
e outro balcão outro freguês outras mãos outras...
do baixo dos meus 20 anos olhava pra ti
e ouvia teu já conhecido mote, desde Curitiba
- onde tem gente vai gente
e lá íamos outra vez pra dentro da noite
cruel moedora de hipócritas e frouxos
bundas-moles rejeitados até pelo ralo da vida
a se perguntarem o quê fazer na superfície
além de bancarem os prazeres sadomasô de farmacêuticos
advogados cardiologistas psyco-gurus
e outras espécies de geriaputas

eh meu pai nosso que estais comigo
te vejo correndo atrás do Gentil homem
que atirou em meu primeiro amigo Suíço
protagonista da primeira cena de cinema
que ainda habita minhas retinas por quase meio século;
tu quixoterói canivete na mão rua abaixo
no encalço de Gentil e seu 38 que lhe pedia:
- não vem Leite, não vem!
e Mareca correndo e gritando e caindo na poeira sobre um Tião ainda em seu ventre
e tudo na hora do almoço
e eu tinha 4
e por esta e outras cenas do mesmo naipe
hoje ultrapasso os 400

eh meu pai nosso que estais comigo
e com teus filhos por sangue ou escolha e amigos
que dionisiacamente te saudaram noite adentro
rindo de suas/nossas histórias
sorrisos porque não mereces choro
nem a hipocrisia do respeito
que respeito é a súplica dos fracos

eh meu pai nosso que estais comigo
cavalgando alta mula de arreios tilintantes
cruzastes o Suassuí-Poca
este nosso Hades
reza de Vó Rosa a abrir porteiras
e no pa-ca-tá pa-ca-tá das patas levantando a terra vermelha
tua alegria a se fundir com o horizonte

eh meu pai nosso que estais
vivo é o vosso sumo

lagoa, 28/11/06

Ps.: MÁRIO MOTTA disse-me que quem canta é o DUO GLACIAL; como ele tem mais tempo de circo, mantenho o verso porque assim composto foi.

07 agosto, 2010

ROBERT CRAY - TWENTY

Em homenagem aos norte-americanos que se julgam os xerifes do Universo e a você que acreditou no Obama, aí vai uma boa dica of a twitter friend (@JohnTribe ). Enjoy it!
Go, ROBERT CRAY!



Para cantar junto:

TWENTY

When you're used up, where do you go
Soldier
Mother dry your eyes, there's no need to cry
I'm not a boy, it's what I signed up for

When you're used up, where do you go
Soldier
I can't take the heat, and I hardly sleep anymore
What'd we come here for

Standing out here in the desert
Trying to protect an oil line
I'd really like to do my job but
This ain't the country that I had in mind
They call this a war on terror
I see a lot of civilians dying
Mothers, sons, fathers and daughters
Not to mention some friends of mine
Some friends of mine

Was supposed to leave last week
Promises they don't keep anymore
Got to fight the rich man's war

When you're used up, where do you go
Soldier
Late in 2004
Comes a knock at the doorIt's no surprise
Mother dry your eyes

Mother don't you cry, no, no
Someone told you a lie
Yes they did, why
Mother don't you cry, oh no
Mother don't you cry

When you're used up, where do you go
Soldier


Ps.: clique no HYPERLINK (palavra realçada) para saber mais sobre o cara.

06 agosto, 2010

SANTÁSTICO - O SHOW DE TODAS VILAS

Agora e sempre quem dá bola é o SANTOS, o supercampeão de 2010. Só faltam os canecos do BRASILEIRÃO e da SULAMERICANA.
BAMBIZADA, GAMBAZADA E PIRIQUITADA, chupa que a cana é doce!!!

É nóis nas frita!!!
{:¬þ

CURSO DE CINEMA - UFSC

Cumpadi PEDRO MC convida:

"Curso de Cinema Digital-Documentário no Departamento Artístico Cultural da UFSC. As aulas serão sextas das 16h~18h e sábados das 15h~18h, divididas em teóricas e práticas. Primeiro semestre de Agosto a Dezembro de 2010 - depois só em 2011. Vagas limitadas e até o dia 06! Corre lá ehn

::: DAC - Departamento Artístico Cultural - UFSC - www.dac.ufsc.br

Inscrições:Local: Igrejinha da UFSC - Praça Santos Dumont, 117 – TrindadePeríodo: de 3 de agosto a 6 de agosto de 2010, de terça a sexta-feira, no horário das 9:00 às 19:00 horas.

O curso semestral custa só 50 pila (da matrícula) e a ideia é capacitar o aluno a formatar um projeto para ganhar um edital e entender a diversidade de abordagens possíveis no doc botando a mão na massa. Começa semana que vem sexta-feira 13, com Jason Voorhees na sala de projeção ;)"

Aproveite!!!
{8¬)

03 agosto, 2010

DOMINICANAS II



No final de julho desfrutei de mais um privilégio daqueles que a vida e, principalmente, pessoas bacanas oferece-me de vez em quando: dei umas voltas pela REPÚBLICA DOMINICANA, onde conheci lugares bacanas e um povo sorridente como aquele de MADRE DE DEUS, no final dos Anos 70 (desejo que a alegria de Mad’Deus não se tenha findado). Para completar, uma aula de história social com Papa Willie.
O país divide a ilha HISPANIOLA com o HAITI e foi a primeira porção de terra americana (atributo imposto por eles) pisoteada pelos europeus. Colombo e sua gang tomaram gosto e têm se esforçado para manter este domínio até os dias de hoje. Como nós brasileiros, também tiveram seu ditador: RAFAEL LEONIDAS TRUJILLO MOLINA. Diferentemente de nós, deramoutra solução ao seu ditador.
Em SANTO DOMINGO, sua capital, foi construída a PRIMEIRA UNIVERSIDADE em nossa América (nossa, porque ainda tomaremos posse dela). Pelas conversas com Willie e pelo que vi nos jornais e programas de TV, falta-lhe o caráter universal, como também falta às universidades em geral: possibilitar o acesso a todos os dominicanos que tenham vontade de nela estudar. A POLÍTICA DE COTAS brasileira pode lhes servir de base; não de receita, é claro. Até porque desejo que eles façam seu próprio destino. A população dominicana, negra em sua maioria, precisa usufruir dos frutos do país que construiu com muito suor e, principalmente, sangue.
Lá, reina a BACHATA, um dos ritmos mais calientes e sensuais de se dançar. E não perdi a chance de dar meus revolteios no salão, que não sou dos piores na atividade dançarística. E aprendi bem antes de surgir a moda de pagar aulas de dança para aprender a dançar de forró a tango, passando por samba e bolero, como se fosse tudo salsa. Minha Bunita não é enceradeira; talvez por isto, eu prefiro grudar na cintura dela.
Tem aquele tal de mar do CARIBE, azul que só ele. Aí, o que posso fazer é dizer a quem me leia: aceite a recomendação de LULINHA e tire a bunda da cadeira!
E muito agradeço àquele povo bacana que é o dominicano, pelo carinho com que nos brindou.
Se até deus descansou no domingo, imagine o que os dominicanos merecem...
CAETANO, antes dos bolerinhos & peninhas, cantou: GENTE É PRA BRILHAR!


{8¬)

Ps.: para muito mais informações, clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas).