24 agosto, 2010

CINECLUBE PITANGUEIRA - PROGRAMAÇÃO 24/08/10


A Lagoa da Conceição, centro nervo-badernos de Floripa, ganha mais um cineclube: o Pitangueira. Sua programação inclui filmes para adultos e petizes.
Cumpadi Pedro MC convida:

"O Cine Pitangueira está se tornando um ponto de encontro na Lagoa da Conceição em Florianópolis.

As sessões infantis em todas as terças-feiras estão cada vez mais lotadas e concorridas, e nesta semana a sessão é dedicada a curtas catarinenses.
Na sessão adulta o filme nacional é o longa "Narradores de Javé", de Eliane Caffé, que esteve em Santa Catarina durante o FAM 2004, e apresentou seu trabalho que é um dos filmes mais criativos da recente safra nacional.
Todos convidados!

Sessão Infantil: 15h - Curtas Catarinenses

- O Mistério do Boi de Mamão, de Luiza Lins, 2005, 13 min
Deni e Lurdinha se encontram no campo de futebol onde a turma está treinando, e mais uma vez, ele não está jogando… Mas é um dia muito importante para Deni: ele vai ao estádio ver pela primeira vez o seu time jogar contra um time de fora! Mas quem fará o cavalinho no lugar dele na brincadeira do Boi de Mamão? A partir daí a aventura começa e Deni viverá o melhor dia de sua vida.

- Por Causa do Papai Noel, de Mara Salla, 2007, 15 min
Urda cai de bicicleta e machuca a perna. Sua rotina muda e ela se ocupa com muita leitura. Conhece a literatura brasileira e encanta-se com as aventuras surgidas nos livros. Com um final surpreendente, depara-se com seu próprio futuro de escritora. Por Causa do Papai Noel é uma dapatação da obra da escritora Urda Alice Klueger inspirada em fatos biográficos e apresenta uma versão de como a escritora se apaixonou pela literatura.

- Bruxas Atacam Pescador, de Érico Monteiro, 2005, 15min
Deolindo, um pescador artesanal, encontra sua filha recém nascida doente após a visita de uma prima distante, uma genuína bruxa. O pescador parte em Busca de sinhá Chica do mane Pedro Maré-seca para dar início a uma batalha sobrenatural contra o feitiço de empresamento aplicado à criança.

Sessão Adulto: 20h - longa

Narradores de Javé, um filme sobre memória, História e exclusão
Direção Eliane Caffé, 2004, Brasil.

Sinopse: Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá agora ser executada pelos próprios habitantes. Como a maioria dos moradores de Javé são bons contadores de histórias, mas mal sabem escrever o próprio nome, é necessário conseguir um escrivão à altura de tal empreendimento. É designado o nome de Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Uma tarefa difícil porque nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado. Na construção deste dossiê, inicia-se um duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias - muitas vezes fantásticas e lendárias - o direito de permanecerem no patrimônio de Javé.

Quando: Terça-feira dia 24 de Agosto
Local: Casa das Máquinas - Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição
Horário: Sessão Infantil 15h e Sessão Adulto 20h
"

E o ingresso? É só ir até lá, assistir os filmes e ainda dar uma vadiada pela noite lagoana.
{8¬)

Nenhum comentário: