03 agosto, 2010

DOMINICANAS II



No final de julho desfrutei de mais um privilégio daqueles que a vida e, principalmente, pessoas bacanas oferece-me de vez em quando: dei umas voltas pela REPÚBLICA DOMINICANA, onde conheci lugares bacanas e um povo sorridente como aquele de MADRE DE DEUS, no final dos Anos 70 (desejo que a alegria de Mad’Deus não se tenha findado). Para completar, uma aula de história social com Papa Willie.
O país divide a ilha HISPANIOLA com o HAITI e foi a primeira porção de terra americana (atributo imposto por eles) pisoteada pelos europeus. Colombo e sua gang tomaram gosto e têm se esforçado para manter este domínio até os dias de hoje. Como nós brasileiros, também tiveram seu ditador: RAFAEL LEONIDAS TRUJILLO MOLINA. Diferentemente de nós, deramoutra solução ao seu ditador.
Em SANTO DOMINGO, sua capital, foi construída a PRIMEIRA UNIVERSIDADE em nossa América (nossa, porque ainda tomaremos posse dela). Pelas conversas com Willie e pelo que vi nos jornais e programas de TV, falta-lhe o caráter universal, como também falta às universidades em geral: possibilitar o acesso a todos os dominicanos que tenham vontade de nela estudar. A POLÍTICA DE COTAS brasileira pode lhes servir de base; não de receita, é claro. Até porque desejo que eles façam seu próprio destino. A população dominicana, negra em sua maioria, precisa usufruir dos frutos do país que construiu com muito suor e, principalmente, sangue.
Lá, reina a BACHATA, um dos ritmos mais calientes e sensuais de se dançar. E não perdi a chance de dar meus revolteios no salão, que não sou dos piores na atividade dançarística. E aprendi bem antes de surgir a moda de pagar aulas de dança para aprender a dançar de forró a tango, passando por samba e bolero, como se fosse tudo salsa. Minha Bunita não é enceradeira; talvez por isto, eu prefiro grudar na cintura dela.
Tem aquele tal de mar do CARIBE, azul que só ele. Aí, o que posso fazer é dizer a quem me leia: aceite a recomendação de LULINHA e tire a bunda da cadeira!
E muito agradeço àquele povo bacana que é o dominicano, pelo carinho com que nos brindou.
Se até deus descansou no domingo, imagine o que os dominicanos merecem...
CAETANO, antes dos bolerinhos & peninhas, cantou: GENTE É PRA BRILHAR!


{8¬)

Ps.: para muito mais informações, clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

Um comentário:

Lua disse...

Shasça!!! Tá muito bonito o blog! To louca pra ver as fotos da viagem!!!