12 março, 2011

ESCOLAS DESATIVADAS NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS - SC

Por ser de suma importância, volto ao tema.
O amigo Jorge Campos deu sua opinião, pelo jeito, defendendo a desativação da escola que fica junto à Assembléia Estadual de Santa Catarina. Pode-se conferi-la no comentário que Jorge fez na postagem "SANTA CATARINA TEM MAIS ESCOLAS QUE PRECISA?"
Em 05/03/11, Marco Tebaldi, atual Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, enviou-me, via twitter, o seguinte comentário que tomo a liberdade de reproduzir:

"@mtebaldi Marco Tebaldi
@JorgeCampos @tiagomx @shasssa Poucos alunos, custo alto. Não dá para manter uma escola inteira com pouco mais de 90 frequentadores.
"

Pois bem. No centro de Florianópolis, mesmo com a concorrência do INSTUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, existem várias escolas particulares repletas de alunos. Não será a queda da qualidade de ensino que fez com que os alunos das escolas públicas desativadas (porque é mais que uma) "fossem embora"? E mais: para onde foram, já que o IEE não comportaria todos os estudantes que deixaram de freqüentar, por exemplo, a já citada Escola de Educação Básica Celso Ramos?
Pergunto ao Secretário, bem como aos eleitores (professores, pais e alunos):


- se estas escolas desativadas forem transformadas em instituições educacionais funcionando em tempo integral, com professores valorizados e mínimas condições de ensino, continuarão a ser preteridas pelos alunos? se é esta a razão, obviamente.

- os pais que trabalham no centro de Floripa não gostarão de poder deixar seus filhos na escola pela manhã e buscá-los no final da tarde?

- qual é opinião dos sindicatos dos empregados no comércio e no serviço público desta que pretende ser a Capital do MERCOSUL?

- qual é a opinião da(s) entidade(s) que representa(m) os estudantes em Florianópolis?

- qual é a opinião da(s) entidade(s) que representa(m) os professores em Florianópolis?

- qual é a opinião dos eleitores de Florianópolis?

- qual é a opinião dos representantes políticos (de situação e oposição) eleitos pelos florianopolitanos?

- e, principalmente, quais as ações possíveis para modificar este triste quadro?

Ps.: saiba mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)

3 comentários:

Ingrid disse...

Como um Secretário de Educação pode abrir a boca para falar um absurdo desses ???
É...educação nunca foi e não é prioridade do Governo .

clarissa disse...

como professora universitária formadora de futuros professores, só posso lamentar a pá de cal que a educaçao do nosso estado está recebendo. onde foram parar os estudantes das escolas celso ramos e antonieta de barros, entre outras que foram fechadas?? de nada adianta campanha contra drogas e contra a violência se o direito à educaçao está sendo violado e violentado....porque sabe-se muito bem que a questão drogas e violência está diretamente ligada às questões sociais e educacionais. há pouco tempo a PM precisou entrar na cmunidade do morro da caixa para buscar traficantes...e, segundo a propria comunidade e o major newton ramblow afirmaram que ali havia uma boa relaçao entre a polícia e a comunidade. ora, a escola celso ramos fica em frente a esta comunidade....coincidência? não será já uma consequência das portas fechadas? e assim...a vida segue, repetindo paulo alceu..., para os que tiverem muita sorte de não serem sequestrados na beira mar, assaltados no ratones, e terem dinheiro para pagar seus estudos....

Palhoça Guia e Portal Via Palhoça disse...

Olá,

Realmente um abusrdo, certa vez meu avô disse "filho quanto mais burro eles passarem para frente sem ao menos saberem somar quanto é 20+30, melhor para o governo. É neste momento que cabe a população se mobilizar e tomar uma atitude exigindo o tão tão prometido educação do futuro Brasileiro.