- Extra-Fórum09h00min - Centro de Cultura e Eventos
Encontro Mercociudades
- Festival14h00min - Auditório da Reitoria
País convidado: Itália
Curadoria de Rodrigo Diaz e Massimo Forleo pela Associação pela Promoção da Cultura Latino Americana na Itália – APCLAI, organizadora do Festival de Cine Latino Americano de Trieste.
- La Preda, Francesco Apice, Ficção, 18:00
- Pizzangrillo, Marco Gianfreda, Ficção, 15:00
- L’Ape e il Vento, Massimiliano Camaiti, Ficção, 12:35
- L’amore non esiste, Massimiliano Camaiti, Ficção, 015:00
- Io Parlo !, MARCO GIANFREDA , Ficção, 20:00
- Extra-Fórum14h00min - Centro de Cultura e Eventos
Encontro Mercociudades
- Fórum15h00min - Sala Aroeira
A escritura, o escritor e o filme
- Festival16h00min - Auditório da Reitoria
- Sobre Futebol e Barreiras, Lucas Justiniano, Arturo Hartmann, José Menezes, João Carlos Assumpção, Documentário, 110:00
- Paralelas18h00min - Hall Central
Um Gosto de Eternidade, de Orlando Senna (Girafa, 2006)
Os Lençóis e os Sonhos, de Orlando Senna (Record, 2009)
- Paralelas18h00min - Hall Central
Banda da Lapa do Ribeirão da Ilha - Florianópolis / SC
- Festival19h00min - Auditório Garapuvu
- Regreso, Jano Burmester, Ficção, 18:13
- Tempestade, Cesar Cabral, Animação, 10:00
- Profana Via Sacra, Alisson Sbrana, Documentário, 25:00
- Astheros, Ronaldo dos Anjos, Ficção, 018:40
- Festival21h00min - Auditório Garapuvu
Palavras brincantes, nem sempre sisudas. Às vezes, sim. Normalmente, não. No fundo, e no raso, não passa de meu playground. Como playground não é para ser curtido sozinho, todos estão intimados. Um detalhe: este blog não faz a menor questão do novo trambique ortográfico.
25 junho, 2011
FAM - PROGRAMAÇÃO 25/06/2011
23 junho, 2011
CINEMA INFANTIL É EM FLORIPA
O quê? Onde? Quanto? Abra o HYPERLINK e saiba mais.
SANTÁSTICO TRICAMPEÃO DAS AMÉRICAS!!!
LÍNOX: POSSIBILITIES
Gostou? Conheça mais do camarada clicando nos HYPERLINKS
20 junho, 2011
FAM - FLORIANÓPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL
"Convidamos a todos para aquecer as turbinas do FAM2011, que em sua 15ª edição traz nada menos que CARLOS REICHENBACH como e homenageado do ano, exibindo com o apoio do CINE PITANGUEIRA, em Florianópolis, três filmes que marcaram época do cinema nacional.
Carlão, como é conhecido, faz parte de uma leva rara de diretores autores de cinema, com uma cinematografia ousada, experimental e recheada de referências do próprio cinema.
A entrada é gratuita e a programação foi montada para cada sessão representar as décadas de 1980, 1990 e anos 2000.
PROGRAMAÇÃO:
- Dia 20 de Junho, Segunda feira, 19h
Filme Demência – 1985
- Dia 21 de Junho, Terça feira, 19h
Alma Corsária – 1993
- Dia 22 de Junho, Quarta feira, 19h
Garotas do ABC - 2003
www.audiovisualmercosul.com.br
FAM 15 anos.
Ps.: navegue também pelo BLOG DO FAM
18 junho, 2011
MARCHA DE FLORIPA
17 junho, 2011
TRABALHO ESCRAVO EM CAMPOS - RJ
Leu o artigo do jornal VALOR ECONÔMICO?
Agora, escute esta reportagem sobre TRABALHO ESCRAVO ocorrendo em CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ. Preste atenção: não é lá nos confins da Amazônia. É num dos municípios que mais fatura em royalties por causa da extração de petróleo. Segundo entendi pelos dados do ROYALTIES DO PETRÓLEO foram R$ 482.061.749,01 em 2010. Caso tenha me equivocado, corrijam-me, por favor.
Pois, com tudo isto, mamando no petróleo que está muito além dos seus limites territoriais, Campos ainda carece sugar o sangue de trabalhadores escravos. Note bem: a reportagem é de hoje, 16-06-11.
Escutou? Que tal te parece?
Você acredita que FHC, o Príncipe da Sociologia Brasuka, topa participar de um documentário em defesa do cumprimento da CLT?
Quantas pessoas bacanas, com canudo e beca, você acredita que estão dispostas a organizar uma Marcha Contra o Trabalho Escravo?
Qual o IBOPE uma marcha com tema deste tipo teria entre os ilustrados?
Com a palavra...
16 junho, 2011
MINISTRA DA CULTURA - PROGRAMA DO JÔ
Anteontem, JÔ SOARES entrevistou ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura. Se considerarmos as polêmicas e, principalmente, as disputas que envolvem o Ministério, foram poucas perguntas e muita rasgação de seda. Nos comentários que tenho lido em outros cybers-espaço há muita decepção de quem imaginou que seria um acalorado debate de idéias e propostas.
Ledo e ivo engano (pra relembrar uma expressão dos tempos da zagaia de gancho). De raspão, tocaram no tão discutido PROJETO DO BLOG DA BETHÂNIA sem aprofundar a questão, como deveria ser de supor. Debates não fazem o estilo do programa.
Dentre as broncas dos que assistiram a entrevista parece-me haver um equívoco: a Ministra não disse que a verba para o referido blog não seria dinheiro público; disse que a verba não sairia do Ministério, pois seria, caso o projeto seja efetivado, captado através de renúncia fiscal. Quem disse que não seria dinheiro público foi o entrevistador. A Ministra falhou, provavelmente por desatenção, ao não corrigí-lo.
A lamentar, o fato da Ministra, justo a da pasta da Cultura,não saber o significado da sigla IPHAN. Talvez, sinal de que, no Brasil, o trator ainda é instrumento de tombamento. Esta variedade de tombamento do patrimônio cultural pode ser conferida, ao vivo, em FLORIPA, por exemplo.
Eu, cá, continuo acreditando que o que falta aos envolvidos na produção e, principalmente, aos consumidores culturais é ocupar os espaços e reivindicar o retorno dos tributos inexoravelmente pagos, também em incentivos à produção e ao consumo culturais.
Peraí! Antes que atirem as primeiras pedras, deixo claro que sei que tem um bocado de pessoas movimentando-se, das mais diversas maneiras, em defesa da Cultura. Ainda assim, penso que é preciso aumentar a pressão até chegarmos a ter uma bancada cultural nas câmaras de vereadores, assembléias legislativas, Câmara dos Deputados, Senado e, quiçá, no Planalto.
E você com isto, né mesmo?
{8¬)
Ps.: experimente os papos que há nos HYPERLINKS.
12 junho, 2011
PASSIONAL
Saravá, Poetinha!
...e porque tem quem acredite no amor, tem quem não; porque tem quem creia ser impossível existir sem ele, tem quem não acredita que exista; porque além dos vários jeitos existem outros tantos; porque há os que sentem assim, há o que os sentem assado...
Hoje é dia dos namorados e, princpalmente, das namoradas!
Então, pensando nos que se atiram de cardíacos penhascos, ofereço este poemeu.
Será que, assim, penso eu?
Poz agora...*
{8¬)
PASSIONAL
Beleza
é a seda dos teus cabelos
que teço e desteço
num entremexer de dedos.
Sôfrego, trôpego, rogo-te:
ama-me!
Promete-me, ao menos, que na volta
terei teu corpo, mesmo que marcado
por bocas, goles, golpes, odores vários.
Não me interessa de quantos fostes,
concede-me um cálice do teu escárnio.
Tristeza
é não ter que pentear teus cabelos,
ornar-te de linho e colônias,
antes que a noite venha buscar-te,
posto que o teu prazer é o desejo meu.
Amo este teu jeito de amar.
Amo-te por nós e,
tibiamente, clamo:
engana-me!
* expressão em manezês da Ilha.
11 junho, 2011
CAFÉ CULTURAL COM O SECRETÁRIO AFIM
Como sou de preferir andar pra frente (parlamentar ou não) ressalto alguns pontos levantados na reunião, que divido com você que me privilegia com sua visita:
- CIC: foram apresentadas datas para entrega de alguns dos seus espaços e para lançamento de licitação para outros (claro que sei que isto já foi feito antes);
- EDITAIS: o Secretário comprometeu-se a distribuir minuta para análise e sugestões das pessoas e entidades interessadas, antes da formulação definitiva dos mesmos;
- PATRIMÔNIO CULTURAL (arquitetônico e paisagístico): questão levantada por César Floriano obteve, do Secretário, disposição em receber exemplos e sugestões de legislação necessária à sua (do patrimônio) proteção;
- DESFLORIANOPOLIZAÇÃO: todos, ao que pareceu, concordaram sobre a necessidade de distribuir as ações desenvolvidas pela Secretaria e pelo Conselho por todo o Estado, cruzando a ponte de fato.
- NOVOS ENCONTROS: o Secretário solicitou aos organizadores que promovam mais eventos do tipo, agendando um período maior que um café da manhã.
Enfim, talvez a porta não esteja aberta o tanto quanto os envolvidos na produção cultural desejam. Ainda assim, artistas e arteiros, mesmo que seja uma fresta, é preciso aproveitá-la e, enquanto cavamos nossas batatas, abrí-la pouco-a-pouco ou muito-a-muito. Um dique pode começar a ser rompido a partir de uma pequena abertura. E muitos acreditam que há um dique.
A luta é contínua!
09 junho, 2011
O GOVERNO COLOMBO É DE CONTINUIDADE?
Durante a campanha rumo à eleição para governador, RAIMUNDO COLOMBO valeu-se do slogan “AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR”. Hoje em dia, creio que boa parte dos catarinenses que se consideram pessoas deve estar se perguntando nestes cinco meses e alguns dias de governo:
- “A quais pessoas Colombo se referia? Com certeza algumas pessoas estão sendo colocadas em primeiro lugar. Porém, quem serão elas? Qual será a atividade que desenvolvem para que mereçam a deferência?”
Até onde é possível notar, a maioria dos catarinenses parece não estar “em primeiro lugar”. Se não, vejamos.
- Hospitais públicos estaduais estão em reforma desde o governo passado.
- Profissionais da segurança pública estão com seus salários defasados e sem condições de trabalho desde o governo passado.
- Rodovias estaduais continuam com a mesma quantidade de quilômetros que no governo passado.
- Os professores estão com seus salários reduzidos (ilegalmente segundo entendimento do STF) desde o governo passado.
E por aí vai...
No início do mandato, Colombo decidiu interromper os investimentos por quatro meses para “ECONOMIZAR” recursos necessários à execução das prioridades. A meta era guardar R$ 1.000.000.000. No quinto mês reuniu o staff e exigiu uma REDUÇÃO DE 15% dos gastos com custeio. Estamos em junho e a as pessoas aguardam novas deliberações.
É óbvio que quem acompanhou a campanha ouviu afirmações dos candidatos da TRÍPLICE ALIANÇA (PMDB, DEM, PSDB e outras siglas de somenos importância) de que o futuro governo de Santa Catarina seria de continuidade, em caso de sua vitória. Vitória que foi alcançada ainda no primeiro turno, tanto pela força política da Tríplice como pela fragilidade política dos candidatos opositores.
Não se pode acusar Raimundo Colombo de se ter desviado das suas promessas feitas aos eleitores que, democraticamente, o escolheram. Em resposta aos seus eleitores a administração tem sido de continuidade e estamos conversados.
Ou não?
Ps.: saiba muito mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas)
07 junho, 2011
CUBA RESISTE!
Mais informações:
48 3025 2991 / 9946 9441
Associação Cultural José Martí de SC.
http://edisonpuente.blogspot.com
06 junho, 2011
BASEADO EM FRANGO FRITO: COMENTANDO OS COMENTS
E aí vão breves comentários sobre os comentários recebido na postagem "FRANGO FRITO É DROGA? Ô LOKO!!!"
1 - Alessandro disse...
R. - Ô rapaixxx! Então, o efeito do frango frito é mesmo arrasador, hein?
2 - Carmen Regina Dias disse...
R. - Cumadi Carmen, o ser humano é, em geral, doidinho para se perder. A questão é que cada um deveria encontrar sua forma de perder sem que isto implicasse em arrastar a vizinhança abraçada. Fica um pouco chato quando o fumegante (ou cheirante) devedor quer que o vizinho o ajude a pagar a o frango frito que não comeu. Isto é quase mais chato que alguém querer dividir conosco a ressaca da festa à qual não fomos.
3 - Jorge Campos disse...
R. - O cumpadi bem sabe que nunca aconteceu de retirarem verba de outra rubrica e investirem em Educação. Como vemos acontecer aqui em Santa Catarina, por exemplo, a verba é, normalmente, "extraviada" da Educação para outras áreas.
4 - Yma disse...
R. - Sem querer te fazer de brinquedo mas brincando contigo, já ouviu dizer que quem muito acha acaba perdendo alguma coisa?
5 - Vany disse...
R. - Talvez as faixas da Marcha pela Liberação do Frango Frito devessem incluir um compromisso dos marchadores em resolver possíveis conseqüências do consumo liberado. Ainda estou para ver uma Marcha Pelas Nossas Responsabilidades. Quanto à Fernanda, só ela é quem pode te dizer se sim ou se não.
6 - bete disse...
R. - Merrmã, entendo que o correto seria (ou será) aplicar o que sobrar nos cofres no aprimoramento genético do frango (pré-frito, é óbvio). Isto seria (ou será) mais coerente. Ou não?
7 - Silvia disse...
R. - Ô Sírvia, nunca far-te-ia isto contigo. Seria muito sadismo minha tecer piadas baseadas no frango frito. Só se fosse sobre aquele frango oferecido pelo Corínthians para compensar a falta do Ganso.
8 - du peggion disse...
R. - Sei que seria facim, facim pra ti, cumpadi.
E muito agradeço a todos os visitantes e os que ainda o serão por tudo isto e mais aquilo.
{8¬)
05 junho, 2011
Iniciativa Lagoa: Dia Internacional do Meio Ambiente
Somos um grupo de cidadãos que moram, frequentam e gostam da Lagoa. Portanto, despertamos dentro de nós a vontade de cuidar e contribuir pela melhoria dos seus espaços públicos e da natureza visívelmente ameacada. Acreditamos na participação coletiva e na mobilização, para que possamos tornar os espaços mais vivos.
As cidades e os espaços urbanos são educadores, ...principalmente com a ajuda de pessoas engajados para transformar, inovar, renovar e educar.
Traga suas ideias, talentos e contribuições. Podem ser eventos que envolvam jardinagem coletiva, arte na praça, dança, ginástica ao ar livre, pintura, música, circo, permacultura, hortas urbanas, culinária, design social, design ecológico, saúde, literatura e tudo que sua consciência social permitir.
10h - 13h: Artes com crianças e jovens na Praça da Lagoa
11h - 13h: Mutirão de coleta de lixo nos espaços públicos entre o shopping e a ponte
11h - Contação de Histórias na Praça da Lagoa
13h - 15h: Tribuna Livre na Praça da Lagoa
15h - 17h: Palestra Cultivando Ervas Medicinais (do cultivo ao uso correto) na Praça da Lagoa, com Alésio.
17h - Lançamento do documentário "A Educação e o Mosca Morta" (sobre sustentabilidade e educação ambiental). Cine Clube Sol da Terra
17h - Confraternização
Mais:
- Exposição de fotos
- Música Livre (traga seu instrumento)
- Graffiti (atrás do shopping)
02 junho, 2011
FRANGO FRITO É DROGA? Ô LOKO!!!
Ao ler o artigo (ou será crônica?) "QUE DROGA!" de Fernanda Lago no jornal DIÁRIO CATARINENSE (02/06/11), no(a) qual ela parece-me defender a legalização do consumo de maconha, comparou-a com outras drogas. Na comparação citou outros exemplos de droga e incluiu "(...) Desde chá de ayahuasca a cabala, da igreja evangélica ao espiritismo, do chimarrão ao candomblé, da novela ao (...) frango frito (...) cachaça (...)".
Até vejo como bacana a colunista defender o direito de alguém que aspirou "a utopia libertária dos anos 70" (aconteceu isto?!) ir em busca de qualidade de vida, incluindo participar de sociedade alternativa que elege a canabis sativa como símbolo de resistência civil - creio que, neste ponto, HENRY THOREAU teve espasmos no ataúde ao saber desta possibilidade. Entretanto, ao usar aquela máxima filosófica segundo a qual religião (os intelectuais de boteco incluiram futebol, televisão, política...) é O ÓPIO DO POVO misturou arroz-doce com beiço-de-égua, para ficarmos no hilário. Até porque, mesmo não seguindo religião alguma nem fumar o que quer que seja, gosto de frango frito e nunca fiquei chapado ou iluminado mastigando uma coxa.
Você aí, possível leitor, acredita que CANDOMBLE ou IGREJA EVANGÉLICA também são drogas? Tanto faz ir ao culto como tomar chimarrão ou pitar um baseado? Que tal agendarmos uma Marcha Pela Liberalização do Frango Frito?
Cara Fernanda, teu artigo (ou crônica) é uma viagem. Mesmo careta, parece que viajei nele, não é mesmo?
Ps. 1 - acesse o texto completo de Fernanda no respectivo hyperlink.
Ps. 2 - descubra muito mais clicando nos HYPERLINKS (palavras realçadas).