07 abril, 2013

DEU NO DC: IMPRÓPRIO MERGULHO


Observando estas imagens “emprestadas” do DIÁRIO CATARINENSE de 06 de abril de 2013 é de se ficar a pensar qual a efetiva contribuição dos órgãos de imprensa publicados em FLORIANÓPOLIS para a melhoria da qualidade de vida no quesito Saneamento Básico. O ponto de partida da matéria de onde foram extraídas as imagens foi o inusitado mergulho que o uruguaio José E. M. M. nas águas que banham a Av. Beiramar Norte, após ter completado a Meia Maratona ocorrida em 24 de março. José não sabia sobrecarga de coliformes fecais que ornamentam a bela paisagem, assim como também não o “sabem” os órgãos responsáveis pela manutenção do problema: CASAN e FATMA.

E como o DC, um dos principais jornais de Santa Catarina tratou a questão? Ficou na superfície ou mergulhou, como o uruguaio? Miremos as imagens.
O problema é a posição de mais uma das famosas plaquinhas da FATMA ou o fato da água estar poluída há décadas?


Não seria bom se no texto preparado para lermos para as crianças houvesse alguma menção sobre a urgente necessidade de que a FATMA avance além dos seus inúteis RELATÓRIOS e plaquinhas e comece a cobrar, efetivamente, que a CASAN execute adequadamente a coleta, o tratamento e a destinação do esgoto sanitário?


E nós, contribuintes moradores e visitantes de Floripa, o que temos a ver com isto?


Ps.: para saber mais, inclusive ler a reportagem, clique nos HYPERLINKS (palavras realçadas).

2 comentários:

Laís Souza disse...

Como anda o projeto na lagoa de fiscalização de locais impróprios. Vi no jornal faz pouco tempo que está rolando um movimento. E sim, a RBS faz um rebu pra doarem 150 milhões de reais para reformarem a ponte, mas não falam do absurdo que a nossa beira-mar.

Elenira disse...

Olha Shasça Milk, a situação é pra lá de calamitosa... quem acompanha as discussões no Conselho de saneamento e as audiências públicas sabe. Quem toma banho de mar também... Em florianópolis não tem tratamento de esgoto, tratamento ZERO, só transporte de esgoto. mas eles tem todos os projeots para ampliar a rede de coleta e transporte, muito transporte, MERDODUTOS do João Paulo até o mar do campeche e do ratones para o mar dos ingleses... a situação não tende a melhorar se as coisas continuarem na mesma direção... e olha que estão vindo mais de 500 milhões só nesses próximos dois anos, mais de 3 vezes mais do que houve de investimento nos últimos 10 anos...