26 dezembro, 2007

ANO NOVO, VIDA NOVA?

ANO NOVO, VIDA NOVA?

Como sou mineiro, desconfio até se este marzão aí é de verdade verdadeira. Daí, como sou mineiro, mas não sou bobo, reflito pouco e tudo curto. Desde que não dê cadeia nem doa, é claro!
Pois que mineiro não dorme no ponto: carpe diem, noitem e o que mais aparecem. Manter a inchada sempre afiada é imprescindível. E, se a farinha é pouca ou muita, o importante é lamber os dedos de uma mão enquanto enche o garfo com a outra.
Pra quem não tem a mesma sina - e pros que têm, também - aí vai um mantra pacientemente elaborado por Shascívicus, mediano filósofo pré-socrático (Raquel, minha irmã de Americana e Unicamp deve se lembrar do nascimento deste filósofo). Pode ser utilizado como silenciosa trilha sonora para o meditar ao som de dentadas e goles. Ou não...
E que toda pessoa tenha muito mais de tudo o que deseja pra si.
<{8¬)

“QUEM RI POR ÚLTIMO...

- bom dia!
o nó da gravata
o muito trabalho
o parco salário
o saco do patrão
a prestação vencida
o apito
o fim do dia
e aquele pavor de cruzar
com um maldito trombadinha na esquina
mas...
- até amanhã!
e lá vai sorriso

- olá queridos!
a barba por fazer
o vício do filho
a gravidez da filha
o flagelo da esposa
o presente da amante
à noite
insônia
e aquele cotidiano desespero
de dormir para sempre
mas...
- hoje não querida
e lá vai sorriso

e prepara-se para os melhores dias
sorrindo por entre as rugas
insensatas trepadeiras
a esculpir-lhe o futuro inexorável

... RI O QUE SOBRA”


Ps.: a foto é um milagre da Bunitinha.

22 dezembro, 2007

É MELHOR ACENDER UMA VELA QUE AMALDIÇOAR O GAMBÁ

Tá lá: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1716147.xml
"DIÁRIO CATARINENSE - Plantão
Geral 22/12/2007 00h19min
Gambá invade subestação da Celesc e derruba energia
Parte da Lagoa da Conceição, na Capital, ficou sem luz por uma hora

Um gambá entrou na subestação da Celesc e causou um curto circuito na noite desta sexta-feira em Florianópolis. Com o incidente, a população da Lagoa da Conceição ficou sem energia elétrica das 22h46min às 23h53min.
O apagão atingiu 100% da Costa da Lagoa, 50% da Lagoa, 6% do Canto da Lagoa e 1% do Itacorubi. O atendimento de emergência da Celesc não soube informar o que aconteceu com o gambá."

E tou eu aqui, tentando encontrar um jeito de comentar este ocorrido. Tá difícil...
O jeito é comprar mais um maço de velas, enquanto não incluem a pomboca como item da cesta básica ilhoa.

{8¬)

20 dezembro, 2007

E CADÊ O CORREDOR PARA ÔNIBUS?

Pessoal, tá lá:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1712312.xml&template=3898.dwt&edition=8987&section=213

“DIÁRIO CATARINENSE, 19 de dezembro de 2007
Capital
Dário garante nova Beira-mar para 2008
Prefeito destaca a importância da avenida continental para a revitalização do Bairro Estreito
(...)
As obras começaram no dia 23 de março de 2006, durante as comemorações do aniversário de 280 anos do município. O projeto inclui o aterro de 180 mil metros quadrados para a construção de duas pistas asfaltadas de duplo sentido, um quilômetro de acesso às vias perpendiculares na região, ciclovia e estacionamento público em diferentes pontos do Estreito, proporcionando vagas para cerca de 500 veículos.
A Beira-mar Continental tem por objetivo ligar a Capital à BR-101, nos dois sentidos, aliviando a saída da cidade para a rodovia e para a BR-282.”

Continha básica: nas condições atualmente oferecidas, um veículo de transporte coletivo de massa, popularmente conhecido como ônibus, transporta cerca de 100 passageiros embolados; cada veículo de transporte individual, também chamado automóvel, transporta, normalmente, 01 motorista. Caso as tais “vagas para cerca de 500 veículos” fossem destinadas a ônibus atenderiam a 50.000 pessoas. Como, muito provavelmente, destinam-se aos automóveis atenderão apenas 500 ou, nos raros momentos em que famílias estejam a passeio, 2.000 pessoas e seus Boby’s e Rex’s, serão privilegiadas.
Pelo visto, a região, com seu tráfego tremendamente congestionado pela alta quantidade de automóveis e estrangulado pelas características geográficas, passará a ter sua quarta avenida beiramar sem ao menos um corredor para ônibus. Fica difícil entender porque o Sr. Jaime Lerner (http://www.jaimelerner.com/ijl/missao.asp ) esqueceu-se de sugerir na consultoria prestada à Prefeitura de Florianópolis a implantação de corredores destinados a dar maior fluidez ao sistema de transporte coletivo de massas de Florianópolis. Certamente sua existência desestimularia uma boa parte dos condutores e passageiros dos automóveis, pois nos veriam – nós, atualmente espremidas sardinhas sacolejantes, circular ágil e confortavelmente.
O Sr. Ildo Rosa, do IPUF, é o primeiro agente administrativo municipal de quem ouvi a palavra MOBILIDADE, num esperançoso sinal de lucidez.
Ó Seo Ildo, rogai por nós!
{8¬)

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Meu povo,
Assim como a maioria das pessoas, nem sei quantos amigos, vizinhos e conhecidos perdi bestamente nesta máquina de moer gente que é o tal trânsito brasileiro, seja nas estradas ou nas cidades. E todas estas perdas foram desnecessárias e evitáveis.
Já morei em várias cidades e estados e, mesmo assim, fico encabulado com a quantidade de acidentes em Santa Catarina. E não resolve por a responsabilidade nos buracos das estradas. Basta ver os acidentes que ocorrem na Av. Beiramar Norte, com suas várias pistas e canteiros entre as mesmas. Ou o fato de, quase todo final de semana, alguém falecer porque bateu a motocicleta contra um poste ou uma árvore.
Em boa hora, antes de começar a temporada de verão e conseqüente aumento dos acidentes automobilísticos, o Grupo RBS lança a campanha “Violência do Trânsito - Isso Tem que Ter Fim”
A reportagem especial do Diário Catarinense pode ser lida em: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1712309.xml&template=3898.dwt&edition=8987&section=846

“DIÁRIO CATARINENSE, 19 de dezembro de 2007
Reportagem Especial
Basta de violência no trânsito
Para tentar evitar a carnificina nas estradas e nas ruas que matou pelo menos 261 pessoas em Santa Catarina no verão passado, a RBS lança campanha de conscientização com o objetivo de atingir o público que mais morre no trânsito - os homens de 18 anos a 29 anos.
(...)

Boa sorte pra nós!
{8¬)

19 dezembro, 2007

PRA ALIVIAR A PRESSÃO

lagoa

esta lua cheia
por sobre barcos que cochilam desnecessariamente atados ao trapiche
- o melhor do mundo é o lugar aqui
e desde muito antes do agora
desafia-me

serei depois de tantas vozes
capaz de cantar esta magia que se enfronha em mim
a ponto de me sentir nela
enquanto a sinto em mim

mesmo que se me afrouxasse o último sopro do nervo ótico
sedasse a última possibilidade táctil
unísson(m)os eu e tu lagoalua

e tá feito!
aceito
viver é topar riscos
disse outro mineiro aí num livro aí

Lagoa, 30/08/04

Ps.: a foto da Lagoa da Conceição é de minha mana Alu Mulder, que sabe o que faz com este trem de tirar retrato.

18 dezembro, 2007

CADÊ A MERENDA?

Minha gente bacanuta,
Dizem que a Poesia, assim como as outras artes (excluindo as marciais e as culinárias) é alimento para a alma.

Deve ser por isto que os poetas só passam a ter direito ao feijão-cum-arroz depois que vão passear.
Eu, hein?!
Farinha pouca, nem vou à festa.
{8¬)

14 dezembro, 2007

POIS, AGORA...

Deu no http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u354988.shtml

“14/12/2007 - 14h08
Líderes de oposição já admitem criação de nova CPMF em 2008
GABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília

A oposição já admite rediscutir a implementação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) depois de ter derrubado a manutenção do "imposto do cheque" no plenário do Senado nesta semana. Nos bastidores, líderes do DEM e do PSDB acenam com a possibilidade de negociar com o governo a recriação da CPMF em 2008, desde que a mudança ocorra no âmbito da reforma tributária a ser enviada ao Congresso.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que apesar da postura contrária do DEM à CPMF, o partido aceitar negociar o seu retorno --se o governo firmar o compromisso de mudar a sua estrutura. "No formato atual, o próprio presidente Lula não aceita o retorno [da CPMF]. Agora, pode, se colocar um botox e tirar umas gordurinhas", ironizou o democrata.”


E eu, que já tava pensando em comprar uma mansão em Jurerê com o troquinho que iria me sobrar, como fico? Pelo jeito, os empresários não terão tempo de reduzir os preços dos bens e serviços, conforme era a sua intenção, com o fim do alto peso tributário que a CPMF impunha aos brasileiros e brasileiras.
Ô Seo Heráclito, como ficam as sagradas “mãos-santas” das donas de casa que já se preparavam pro curso a ser oferecido pela Fundação Getúlio Vargas sobre como administrar os 40 bilhões que ficariam com elas?
Bem que o Lavoasê do Mão Santa diz que nada se cria, nada se perde... Pode trocar o epíteto pra Boca Santa. Ou Holly Throat.
Onde é que fica o túnel do fim da luz, mesmo?!
{8¬)

A GREVE DO BISPO QUE NÃO COME COMO UM FRADE

Deu no http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?56840

"Sabatella visita
bispo em greve de fome e critica Lula
09/12/2007 às 14:26

O bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, 61, em greve de fome há 12 dias contra a transposição do rio São Francisco, recebeu ontem apoio de artistas ligados ao Movimento Humanos Direitos. Integrante do grupo, a atriz Letícia Sabatella encontrou o religioso, em Sobradinho (a 540 km de Salvador), e criticou o projeto e o presidente Lula.
Cappio recebeu uma carta do movimento, assinada pela diretora da entidade, a atriz Dira Paes. Na mensagem assinada por 40 integrantes do grupo -entre eles os atores Wagner Moura, Osmar Prado, Camila Pitanga e Leonardo Vieira-, a entidade elogia o bispo, pede a revitalização do rio e o arquivamento do projeto da transposição."

Fico a imaginar que a bela e demais integrantes do grupo não precisam de água encanada em casa e só tomam banho de canequinha com a Elza Soares cantando no radim de pilha:
“Lata d’água na cabeça...”
Hoje, ouvi de um colega de sala de espera por consulta pelo SUS:
-“O bispo devia fazer greve é de beber água”.

13 dezembro, 2007

TIÃO ROCHA AVIVA O RODA

Assisti, neste 10/12/07, a um Roda Viva bacana onde o entrevistado foi Tião Viana. Um cabôco que leva educação a sério e não chiando feito guri que perdeu a chupeta, como é o caso de Cristovam, outro Buarque. Também foi bacana ver meu ifichiano colega Fernando Rosseti (dos que mais perguntaram) na banca de entrevistadores.
Abro parêntesis pra escrever que me encabula a forma tucana de só convocar entrevistador que concorda com as opiniões do entrevistado, o mais das vezes.
Entre tantas outras colocações, Tião diz que o professor é o único profissional que está com seu cliente, o aluno, todos os dias.
Nisso, já não concordo com ele. O professor é único empregado que cria o seu patrão, às vezes, desde o berçário. E, ao invés de aproveitar esta convivência para conquistar-lhe a simpatia e revelar sua importância para sua vida toda, prefere fingir que educa e gastar em reclamações o tempo que deveria investir nesta vital relação. Alguém aí dentre os visitantes blogais concebe uma passarinha fingindo que ensina o filhote a voar? Pois o humano é capaz de tanto.
Crescido o guri, quando não é deletado pela natureza ou pela seleção social, torna-se eleitor. Eleitor, vota, geralmente, no prefeito, governador ou presidente que vai fingir que paga o professor. E por aí vai...
Claro que estou generalizando, pois a sorte me sorriu com, por exemplo, Dona França. Diretora do Grupo Escolar Wenceslau Brás, em Passos – MG, sempre em seu vestido preto e cabelos branquinhos era a seriedade em pessoas. E muito lhe agradeço pelo castigo que me infligia devido ao meu exemplar, pelo avesso, comportamento: enquanto ela encerrava o expediente depois das aulas eu ficava sentadinho a ler e, antes de sairmos, tinha que comentar o que tinha lido. Sua benção, Dona França!
Quem quiser saber mais sobre o fantástico trabalho de Tião e sua valente equipe acesse:
http://www.cpcd.org.br/
Há também uma entrevista publicada no FOLHAONLINE:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u348104.shtml

Fico a pensar em Sophia que, aos seis anos, já iniciou uma série de seis livros sobre a rena Celina e já planeja uma série de cinco livros sobre golfinhos: tão distante do Tião e sua semeadura...
Quem é Sophia? Mistério...
Ps.: ao procurar fotos da escola onde fiz o curso primário, encontrei esta no http://www.guiapassos.com.br e fiquei mais feliz ao saber que ela foi tombada e passou a ter o nome de Escola Municipal Francina de Andrade. Como diz Dona Mareca: pé de galinha não mata pinto.

CPMF: O FIM?

O presente dirá quem estava com a razão?
Só posso dizer que pra mim nada muda. Em menos de um mês agendei e farei a terceira consulta ao oftalmologista. Pelo SUS! E sem pedir favor ou trambicar.
Dizem que a saúde pública está falida e que a expectativa de vida aumentou. Interessante, né?
Dizem que há muita gente morrendo na fila. Será?!

12 dezembro, 2007

SEM ENCANAÇÕES, POR FAVOR

Tá lá no http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL213229-5601,00-BISPO+COMEMORA+LIMINAR+SUSPENDENDO+OBRAS+NO+SAO+FRANCISCO.html
“Bispo comemora liminar suspendendo obras no São Francisco
(...)
O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que está há 15 dias em greve de fome, recebeu "com alegria" a notícia de que o Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília (DF) concedeu liminar suspendendo as obras de transposição do Rio São Francisco. (...)

Oras, o tal bispo está há 15 dias sem comer e boa parte da Nação se comove. Boa parte dos nordestinos lutam para ter o que comer há séculos e grande parte da nação dorme.
Pela foto, copiada da página supracitada, dá pra ter uma noção de quem apóia o bispo. Cada camiseta desta custa uns “deiz real”, sem falar nos bonés branquinhos. Muitas famílias do semi-árido recebem, apesar dos esforços dos tucanos&dem’s, pouco mais que isto, mensalmente, por filho que mantiver na escola.
Curiosidade: qual será o próximo ato do bispo: comer ou tomar banho?
É de lascar o cano!
Em tempo: o Complexo Cantareira rouba milhões de metros cúbicos da Bacia do Rio Piracicaba e despeja no Tietê, há décadas. E quem fala disso?

Ps.: foto “gentilmente cedida” por Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE

11 dezembro, 2007

NIEMEYER, CENTOS ANOS

Com não sou arquiteto, não curto muito o Niemeyer. Entretanto, gostei muito do comentário dele, citado numa entrevista na GLOBONEWS, ao ser informado que receberia uma medalha:
-"Medalha por que? Não apaguei nenhum incêndio!"
Dex com louvor!

CPMF, KAFKIANO TRANSTORNO

Independente da posição contra ou a favor de cada um dos senadores, o interessante é um lado acusar o outro de ter mudado de opinião quanto à necessidade da CPMF. Claro que cada um teve e tem suas razões. Aliás, a meu ver todos têm razão em todos os tempos. E segue a ladainha:
-“Vossa excelência votou contra a criação ”do” CPMF quando ela foi criada. Agora, quer perpetuá-la pra garantir o terceiro mandato!"
-“Vossa excelência votou a favor da criação da CPMF. Agora, diz que ela aumenta a carga tributária.!"
Outra coisa interessante é o tal Mão Santa dizer que é médico há quase 40 anos... Só se for por telepatia. Já imaginaram suas parnasianas receitas?
-“Esta receita de óleo de rícino foi desenvolvida por Lavoisier para curar a dentada que o Incitatus deu em Rui Barbosa - que tá ali, ó! - por não ter gostado do Encilhamento, senador da República que também o era.”
E o Stanislaw ainda comete o impropério de dizer que o samba é do crioulo doido...

05 dezembro, 2007

CPMF: PODE NÃO PARECER, MAS É COISA SÉRIA

Debate no Senado, às 13h30min h do dia 05/12/07. Não vou conseguir me lembrar das palavras exatas porque não é fácil acompanhar o raciocínio dos membros do mesmo. Em linhas gerais, foi assim a explicação sobre a mudança de posição do PSDB em relação à CPMF, que este mesmo partido criou, através de seu mais iluminado luminar, FHC.
Tasso Jereissati:
_” Senador Wellington Salgado, vou tentar explicar de maneira mais explícita como se deu nossa mudança de criador e defensor da CPMF a detrator da mesma. Agora, são 13:30h. Senador Demóstenes Torres, o senhor já almoçou?”
Demóstenes Torres:
-“Ainda, não.”
Tasso Jereissati:
-“Então, agora, ele está com fome. Senador Demóstenes Torres, depois de almoçar, o senhor ainda continuará com fome?”
Demóstenes Torres:
-“Eu estou de regime.”
A sala explode em risos, inclusive os tucanares. Ao fundo, uma voz feminina:
-“Esqueceram de combinar o script.”

De Gaulle ganha de Nostradamus, embora tenha feito uma afirmação e não uma profecia.
Boa sorte pra nós!

CBN FLORIANÓPOLIS - TENTATIVA DE PARTICIPAR DO CHAT

Aí vai minha tentativa de participar do chat da emissora de rádio CBN – Florianópolis – SC, quando comentaram sobre a CPMF. O apresentador Mário Motta poderá responder ou deixar aqui o seu comentário, se assim julgar interessante, já que não pode fazê-lo pelos microfones.

10:09:03 - Glaiton fala para MÁRIO MOTTA: Bom dia, Mário. O problema da CPMF é que ela é um imposto meio difícil de ser sonegado. O peso tributário do ICMS é muito maior e não se vê tanta reclamação. Também não se sabe se ele volta integralmente para a população, na forma de benefícios.
(...)
10:10:10 - Glaiton fala para MÁRIO MOTTA: 0,38% de imposto não é oque realmente complica nossa vida
(...)
10:17:47 - Glaiton fala para MÁRIO MOTTA: Como sempre, terei que cobrar a divulgação da minha opinião?

02 dezembro, 2007

PRETENSÃO?

Como a maioria só conhece dois dos versos e os cita como ingredientes de uma receita de bolo, eis a íntegra:

MAR PORTUGUÊS
(Fernando Pessoa)

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Como gosto de uma briguinha (meu amigo João, lá de Souzas das Campinas, diz que me subestimo quando apenas falo que adoro) resolvi dar pitaco. Daí, respondo ao mestre que muito gosto, porém não respeito. O não respeitar é por que não respeito coisa alguma, gostando ou não. Respeito me cheira a hipocrisia e falsidade. Prefiro acreditar nas diferenças sem “desde que”.
Voltando ao pitaco, aí ele vai:

Pessoa,

o que “vale a pena”
a alma
apequena

Floripa, 24/02/05