09 outubro, 2009

E O MARECHAL DE FLORIPA?

Reproduzo aqui, carta de leitor da REVISTA PIAUÍ, com um assunto que, talvez, interesse-nos.

"DELEGADO FLEURY VIRA DOM HÉLDER
Desde o fim da tarde do dia 24 de agosto, São Carlos (e todo o país!) livrou-se da ignominiosa homenagem que uma das ruas dessa cidade paulista prestava ao facínora Sérgio Paranhos Fleury, delegado-torturador e herói da ditadura militar ("Torturador na via pública",piauí_20, maio 2008). Ao ser rebatizada com o nome de dom Hélder Câmara - o "cardeal vermelho", como era acusado pelos militares -, a cidade de São Carlos manifesta sua solidariedade e reconhecimento à luta de todos aqueles (brasileiros e estrangeiros) que foram presos, sofreram torturas e morreram em defesa da redemocratização do país durante o período de 1964-85.
CAIO TOLEDO, CAMPINAS (SP)"

Ps.: será Caio Toledo o mesmo mestre que chamou de cético dos céticos?
}8¬?

4 comentários:

Cesar Cavalcanti disse...

Caro Shasça,

Muito oportuna esta tua postagem.
Nosso país ainda vive um certo clima dos resquícios da brutal ditadura militar.
Muitos dos responsáveis pelas barbáries estão livremente aí no dia-a-dia da vida brasileira
As novas gerações devem conhecer o que foram estes sangrentos anos em nossas vidas, pois só assim a sociedade tomará consciência de sua existência e responsabilidade para que a democracia se consolide definitivamente como nação mais justa e desenvolvida.
Parabéns.

forte abraço,
Cesar Cavalcanti

Shasça disse...

Brigadim pelo apoio, César. Meio relacionado com este mesmo assunto, vc leu as cartas a Elizabeth Bishop nas postagens anteriores?
[ ]'s
{8¬)

rubens disse...

Muito boa a iniciativa do pessoal de São Carlos. Aqui pertinho da gente, existe um movimento para se mudar o nome da nossa SP-332, que hoje "homenageia" o General Milton Tavares de Souza que, não sem motivos, carregava a alcunha de "Caverinha".

fernando Pires disse...

Eita... quanta gente nostálgica.
O que importa o nome da rua?Se o nome da rua for A.Hitler e o prefeito for um Jaime Lernner, certamente os moradores estarão felizes.Importa para o povo é quem administra o Município.