17 dezembro, 2009

PATATIVA DO ASSARÉ & MESTRE VEREQUETE

Divulgando:

A Cinemateca Catarinense traz com exclusividade o Circuito ABD de Exibição, com a projeção de dois documentários que dialogam com o popular. Por isso foi escolhida a Travessa Ratcliff no centro da capital para o evento.
A partir das 20h do dia 17 de dezembro, nesta quinta-feira, serão exibidos os seguintes filmes, ao ar livre:
PATATIVA DO ASSARÉ – Ave Poesia
Rosemberg Cariry (2009/Fortaleza /CE/84’/Doc.)
O filme aborda a vida e a obra do poeta PATATIVA DO ASSARÉ, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.

CHAMA VEREQUETE
Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira (2002/Belém /PA/18’/Doc.)
Documentário poético sobre MESTRE VEREQUETE, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil.
Estes dois filmes além de destacar estes dois importantes mestres da cultura popular brasileira estabelecem diálogo entre realizadores de regiões distintas de nosso país, permitindo acesso ao rico universo da cultura popular brasileira.


A exibição ocorre ao mesmo tempo em várias cidades do Brasil.

O Circuito ABD de Exibição tem o apoio da Fundação Franklin Cascaes e o Instituto Arco-Íris em parceria com as entidades audiovisuais CNC Conselho Nacional de Cineclubes, CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e CBDC – Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural.
Se chover a exibição será no Instituto Arco-Íris ali mesmo na TRAVESSA RADCLIF.

Ps 1 - Para saber quem são as personagens e onde fica a travessa, cliquemnos hyperlinks (PALAVRAS REALÇADAS).
Ps. 2 - Nesta travessa tem cerveja gelada e mesinhas nas calçadas.

Um comentário:

Ana Roman disse...

ótima dica!! adorei! obrigada ;)